Star Citizen torna exclusivo o suporte à Vulkan e descarta DirectX 12

Decisão veio por limitações de sistema operacional do DirectX 12. Parece que não foi gol dessa vez, Windows 10.



Star Citizen é mais um jogo de exploração espacial, com naves enormes cheias de detalhes em sua estrutura que reflete a luz de estrelas, visões deslumbrantes de constelações, grandes planetas com a visível atmosfera, satélites e quaisquer outros elementos que embelezam esse plano preto do universo que é repleto de coisas belíssimas. Para um jogo desse nível sair bonito, as APIs estão aí para tentar garantir esse processo da melhor forma e a escolha tem que ser bem feita. Agora, a Cloud Imperium Games, desenvolvedora do game, revela que não vai usar o DirectX 12 e vai ter suporte exclusivo à Vulkan, mais nova versão do OpenGL.


A declaração veio através de Alistair Brown, diretor de programação gráfica da Cloud Imperium Games, e ele foi bem claro na explicação:

"Anos atrás tínhamos intenção de apoiar o DX12, mas desde a chegada da Vulkan, que tem o mesmo conjunto de recursos e vantagens de desempenho, ela pareceu uma API de renderização muito mais lógica para usar. Ela não força usuários a atualizar para o Windows 10, podendo ser usada em Windows 7, 8, 10 e Linux".

Resultado de imagem para star citizen

De fato, a Microsoft priva o DirectX 12 somente para Windows 10, que apesar de já abranger mais da metade da comunidade de PC gamers, é somente metade. A grande atualização de Star Citizen que está chegando quer abranger todos os seus jogadores, de Linux ao Windows 7. E parece que sobrou até para o DirectX 11. O suporte a ele será retirado e a única API compatível será a Vulkan da OpenGL.

Ainda segundo Alistair Brown, as duas APIs não são tão diferentes e a da Microsoft ainda não foi totalmente descartada, somente deixada de lado: "O DX12 seria considerado se descobríssemos uma vantagem específica sobre a Vulkan". Com certeza a Cloud Imperium Games não é a única a desenvolvedora a desconsiderar o DirectX 12 para a versátil Vulkan, portanto, cabe à Microsoft trabalhar em novos features que atraiam novamente as desenvolvedoras. Ainda em estado alpha, há muito para acontecer até o lançamento definitivo do Star Citizen esse ano. A próxima atualização do Windows 10 a ser anunciada, em maio, talvez; deve ser chamada de Developers Update, alguma pista?

Fonte: Adrenaline

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google