League of Legends (PC): O que são as rotações?

As rotações, um dos pilares para a vitória, são de extrema importância dentro de jogo.


Estratégia é um dos pilares principais de League of Legends. Além da mecânica individual do jogador, ter uma boa estratégia é algo fundamental para conseguir vitórias no Rift. As rotações são a parte principal da estratégia, existindo algumas bem famosas e outras sendo criadas no momento da partida.


Em partidas profissionais, a execução delas é bem mais fácil, já que são cinco pessoas que jogam junto em um time, diferente das filas casuais, já que muitas coisas podem acontecer e atrapalhar a execução. Como já citado anteriormente, existem alguns tipos de rotações bem famosas que serão citadas e explicadas a seguir, mas em geral, grande parte delas variam da situação do jogo.

Resumidamente, uma rotação é um tipo de movimentação pelo mapa com um propósito de conseguir algum tipo de recurso para você ou para o seu time.


O que é o 1-3-1? 1-4-0? 0-4-1? 4-0-1? 1-0-4?


Mesmo parecendo que esses números não fazem sentido nenhum, em certos momentos do jogo e com certas composições, eles mostram a rotação a ser realizada no momento. Cada número significa uma rota, e cada número significa o número de jogadores que devem ficar em cada rota. O 1-3-1 significa um jogador nas side lanes (as rotas dos lados, top e bot) e 3 na rota do meio; 1-4-0 significa um jogador no top, 4 no mid e nenhum na rota inferior; por fim, 0-4-1 significa ninguém na rota superior, 4 no meio e 1 no bot.

Colocar um jogador sozinho em uma das sides e quatro na rota do meio varia bastante. Caso exista um dragão vivo e o barão não seja uma possibilidade de resposta do time inimigo por alguns motivos, colocar um na rota superior é a melhor resposta. Caso o barão esteja vivo e seu time tenha a possibilidade de realizá-lo, colocar um na rota inferior e 4 no meio ou na rota superior é a melhor opção.

Mas, quem deve ficar sozinho nas rotas? Normalmente, o top laner do time fica isolado já que ele possui o teleporte, podendo teleportar e ajudar o time caso algum problema aconteça. Alguns mid laners que conseguem fazer um bom split push também pode ficar isolados, como Talon, Zed, Ekko, Leblanc, entre outros. Caso tenha algum desses personagens na rota do meio, e um outro ótimo spliter na rota superior, 1-3-1 é a melhor opção dependendo da composição inimiga.

Outros tipos de rotações

As rotações nos jogos podem ser em grande parte do tempo respostas para as ações inimigas. Por exemplo, o time inimigo começa um dragão e seu time tem capacidade de fazer um barão rapidamente, eles terminam o dragão e vocês conseguem o barão, além de isso ser uma resposta muito boa, foi uma ótima rotação realizada.

Qual a importância?

As estratégias são uma das coisas mais importantes dentro de jogo e transformam League of Legends no jogo dinâmico que ele é, afinal, caso elas não existissem, o jogo seria cada um na sua rota até o primeiro nexus cair, o que perderia toda a graça de jogar e até mesmo de assistir. Além disso, muitos jogos são ganhos nas rotações. Certos times podem ser piores mecanicamente, mas tem uma estratégia muito boa, conseguindo exercê-la e ganhando o jogo apenas nisso.

Nas filas casuais, uma pessoa com uma boa noção de jogo consegue fazer rotações que destroem os oponentes, diferente do meio competitivo, que é tudo realizado junto do time, chamado também de Macroplay, as rotações do time em si dentro de jogo.

Como fazer?

A única coisa necessária para realizar as rotações dentro de jogo é sua visão de jogo. Coisas como saber a hora de invadir a Jungle inimiga, saber quando gankar, quando farmar, quando fazer um objetivo épico como barão, dragão e etc, tudo depende da sua noção do jogo em si, caso contrário, elas não darão certo e isso custará caro para a partida.

Em filas casuais é mais difícil de encaixar certas rotações, já que você estará jogando com 4 desconhecidos (ou com 3, caso esteja duo), e algumas necessitam da participação de outros jogadores e mesmo com uma comunicação, não é tão efetiva já que o chat do jogo (meio que é utilizado para comunicação em ranqueadas) não é algo rápido igual comunicação por voz, então existe todo um tempo para digitar e o outro jogador ler, podendo mudar a situação do jogo nesse pequeno intervalo de tempo e perdendo a oportunidade de realizar certa rotação. Por outro lado, em jogos profissionais é mais fácil devido a comunicação do time acontecer o tempo inteiro via voz, então tudo acontece mais rápido e é mais fácil de realizar certas coisas.

Esse assunto é com certeza um dos mais complexos do jogo, já que rotação é algo que varia de jogo para jogo. Certas ideias como 1-3-1 e etc são realizadas dependendo do jogo, mas outros tipos de rotações pelo mapa dependem muito da situação do jogo. Mesmo existindo uma variedade imensa de rotações, tudo depende da sua noção e do que pode ser feito em determinada situação, então tenha um grande conhecimento de jogo caso queira ser o rei das rotações!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google