League of Legends (PC): Conhecendo o campeão Gangplank, o terror dos 12 mares

Uma pequena introdução e dicas de Gangplank, o terror dos 12 mares.


Em League of Legends, 134 personagens estão disponíveis para serem usados nos campos da justiça, cada um tendo uma função específica. Dominar todos os campeões perfeitamente, se tornando um monstro com todos é praticamente impossível, mas pelo menos o básico de alguns e o restante com alta maestria é algo completamente viável. Tendo isso em vista, neste texto será apresentado um personagem dentre vários existentes no jogo.

Gangplank, o Terror dos Doze Mares

Tendo sua origem em Bilgewater, Gangplank é um pirata extremamente poderoso, tendo habilidades em área fortes como seus barris e seu ultimate global, sendo um ótimo trunfo em inúmeros casos. Sua laranja consegue salvá-lo de diversos problemas, além de curá-lo. Com um Kit ótimo, Gangplank consegue fazer um belo estrago na partida caso seja bem jogado. Gangplank pode ser utilizado na rota superior e na rota do meio, utilizando o Flash (100% das vezes) e teleporte ou exaustão.

Habilidades

Passiva: A espada de Gangplank pega fogo periodicamente, fazendo com que o próximo ataque básico queime o alvo, causando 30 - 200 (baseado no level) (+ 100% Dano de Ataque bônus) de dano verdadeiro bônus durante 2,5 segundos e concedendo a Gangplank 30% velocidade de movimento bônus por 2 segundos. Torres vão receber 15 - 100 (baseado no level) (+ 50% Dano de Ataque bônus) de dano verdadeiro (metade do dano normal).

Destruir um Barril de Pólvora instantaneamente recarrega Julgamento de Fogo e concede a ele velocidade de movimento bônus.



Habilidade Q (Negociarrr): Gangplank atira no inimigo alvo com a sua pistola, causando dano físico podendo aplicar efeitos de contato, embora não aplique Julgamento de Fogo. Negociarrr pode causar um acerto crítico.

Se Negociarrr matar o alvo, Gangplank saqueia ouro e Serpentes de Prata, as quais mais tarde podem ser gastas para aprimorar seu ultimate Barragem de Canhão.

Habilidade W (Remover Escorbuto): Gangplank consome uma grande quantidade de fruta cítrica, retirando todos os efeitos debilitantes e o curando.

Habilidade E (Barril de Pólvora):

PASSIVO: Gangplank armazena um Barril de Pólvora periodicamente, até um máximo de 3 acúmulos.

ATIVO: Gangplank posiciona um Barril de Pólvora no local alvo por 60 segundos, que se conecta a barris próximos. Barris possuem 3 de vida e recebe 1 de dano cada vez que Gangplank ou campeão inimigo atacar eles, e passivamente perdem 1 de vida a cada 2 / 1 / 0,5 segundos, até 1. Se um campeão inimigo der o último golpe, o barril é desarmado e ele recebe 10 de ouro.



Se Gangplank der o último golpe, o barril explode e causa dano físico a todos os inimigos próximos, aplicando Lentidão por 2 segundos. Explosões ignoram 40% da armadura do alvo e campeões inimigos levam dano físico bônus.

A explosão causa uma reação em cadeia com outros barris conectados, independente da vida atual deles, porém, inimigos só podem levar dano de um barril. Se Negociarrr for usado para detonar Barril de Pólvora, a explosão saqueia ouro de todos os inimigos que atingir.

Habilidade R (Barragem de Canhão): Gangplank sinaliza para que seu navio bombardeie uma área por 8 segundos, invocando 12 ondas de balas de canhão em grupos de 3, a cada 2 segundos. Também revelando o local pela duração. Cada onda de balas de canhão causa dano mágico aos inimigos acertados e Lentidão neles de 30% por 0,5 segundos.



Gangplank pode comprar melhorias para seu navio na loja, ao custo de 500 Serpentes de Prata cada, melhorando Barragem de Canhão. Existem três melhorias para seu ultimate:

Filha da Morte: A primeira bala de canhão é grande e atinge o centro da barragem, causando dano verdadeiro equivalente a um grupo de balas a todos os inimigos que atingir e causando Lentidão de 60% por 1,5 segundos.

Levantar o Moral: Aliados na área recebem 30% de bônus de velocidade de movimento, que permanece por 2 segundos após sair dela. Gangplank também se beneficia desse efeito.

Disparar à Vontade: Barragem de Canhão atira 6 ondas adicionais (dois grupos de balas).

Como se comportar?

Gangplank tem um começo de jogo vulnerável, principalmente se o personagem inimigo ter um começo forte, como Riven, Renekton e afins. Na sua rota, você pode se comportar de dois jeitos.

Seguro: Você utiliza seu Q, Negociarrr, para finalizar as tropas e além de farmar o ouro normal, farmará as serpentes para melhorar o ultimate. Caso o inimigo venha lhe causar dano, tente deixar alguns barris posicionados para quando ele vier para cima de você, você conseguir estourá-los nele, dando dano, lentidão e ganhando velocidade de movimento. Caso o inimigo esteja sem nenhuma habilidade após uma investida falha, tente estourar o barril com ataque básico, dar um ataque básico com a passiva carregada e logo após isso, um Q no oponente.



Agressivo: Diferentemente da anterior, você também pode usar o Q para farmar, mas não necessariamente só para isso. Sua habilidade no level 1 consegue irritar muito o laner inimigo se usada corretamente, fazendo com que ele chega no 2 com menos vida que você. Tente posicionar barris para sempre causar dano nele. Caso não esteja pegando muitas Serpentes de Prata, não se afobe, é relativamente fácil pegá-las depois de fechar 1~2 itens.

Lembre-se que seu ultimate é global, ou seja, pode ser utilizada no mapa inteiro. Ela é um grande trunfo do GP e é por isso que ele é tão especial, já que ele pode salvar aquela luta 2x2 na bot lane, ou até finalizar um alvo com pouca vida. Use sua ultimate nos momentos certos, ela pode acabar com o jogo.

O que focar, usar de talentos e buildar?

O foco das habilidades não foge muito, sempre você focará o Q primeiro, depois o E e por fim, o W. Na parte dos talentos, você pode usar o Decreto do Senhor do Trovão ou o Aperto dos mortos-vivos (utilizado mais em rotas com muita pressão e bem raramente).



A parte de itemização pode variar bastante, você pode buildar crítico, letalidade, certas vezes precisará mesclar, outras precisará fazer off-tank (meio dano meio tank), tudo dependerá de quem você enfrentará.

Crítico: A build de crítico é extremamente poderosa, mas caso tenha algum tank no time inimigo, faltará um pouco de dano para matá-lo.

A ordem de itens é: Força da trindade, Bota (situacional, varia de jogo a jogo), Dançarina fantasma, Gume do infinito, Stattik. No último espaço pode ser usado algum item defensivo como anjo guardião, mas caso não quiser, um colhedor de essência é a melhor escolha.

Letalidade: É a mesma build da época da penetração de armadura, mas como os sistemas mudaram, a build de letalidade consegue ser levemente melhor no final do jogo comparada a antiga penetração.

A ordem é: Força da Trindade, Bota (situacional, varia de jogo a jogo), Youmou, Limiar da Noite, Gume do infinito e Anjo Guardião.

Esses dois exemplos são apenas os mais comuns, mas as builds variam de jogo para jogo de acordo com a necessidade.

Combos

Os combos de Gangplank se resumem a sua grande força, os barris. Eles podem ser interligados e formam uma explosão em cadeia que conseguem destruir uma luta. Esse vídeo explica todos os mecanismos do barril, sendo o único limite a criatividade do jogador para utilizar esses combos dentro de jogo.


Apenas tome cuidado no começo do jogo que é mais vulnerável, mas após fechar seus primeiros dois itens seu impacto no jogo é gigantesco. Gangplank consegue destruir algumas partidas com muita facilidade, basta utilizar seu barril e seu ultimate com sabedoria e a chance de vitória aumentará drasticamente. O Terror dos Doze Mares não fica terror nenhum se perder a fase de rotas, então caso esteja com dificuldade fique recuado e espere seu momento de brilho (meio-final de jogo).

Fonte: LoL Wiki
Revisão: Ana Krishna Peixoto
Edson Santos escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook