Dicas e Truques

Tales of Berseria (PS4/PC): dicas para iniciantes

Entenda os principais sistemas do novo título da série de JRPGs.


Tales of Berseria é o novo episódio da série Tales para PS4 e PC, e tem como protagonista Velvet, uma garota em busca de vingança. Como todo título da franquia, Berseria tem várias novidades espalhadas por inúmeros sistemas repletos de pequenos detalhes. Separamos algumas dicas para aproveitar tudo o que o jogo tem a oferecer, confira:

Explore todos os cantos mais de uma vez

As áreas de Berseria estão repletas de coisas para coletar, principalmente em locais mais afastados dos caminhos principais. Fique atento aos seguintes objetos:
  • Esferas brancas brilhantes: são itens para vender nas lojas ou melhorar os equipamentos;
  • Almas de Gatz/Katz: são necessárias para abrir baús de Gatz/Katz;
  • Ervas: aumentam algum dos atributos dos heróis.
Salvo os baús, todos os outros tipos de itens reaparecem depois de certo tempo de jogo. Sendo assim, é uma boa estratégia revisitar locais já explorados para conseguir mais itens.

Domine o sistema de combate

O sistema de batalha de Berseria tem o nome de “Liberation-LMBS” e, como o nome implica, apresenta mecânicas mais livres do que as dos jogos anteriores. É possível vencer confrontos só apertando de qualquer jeito os botões, porém é importante entender todas as nuances para se dar bem nas dificuldades mais elevadas. Entenda as principais características:
  • Todos os personagens têm à disposição quatro sequências de ataques distintas, uma para cada um dos botões de ação (O, X, Δ, □ no PS4; X, Y, B, A no PC). No menu de Ars/Artes é possível definir as técnicas de cada um dos espaços das sequências;
  • Os ataques são divididos em três tipos. As Ars Marciais (Martial Artes) são são bem rápidas. As Ars Ocultas (Hidden Artes) têm execução lenta, mas costumam ser mais fortes ou ter algum efeito adicional. Já as Ars Malak (Malak Artes) são feitiços e exigem um longo tempo de carregamento;
  • Cada ataque é efetivo contra um tipo diferente de inimigo. Ao acertar a fraqueza de um monstro, o dano de todo o combo é aumentado. Acertar várias fraquezas durante uma única sequência de ataques aumenta ainda mais o dano. Sempre tenha isso em mente ao atacar;
  • Todo o sistema de combate é centrado nas Almas (Souls): a quantidade de Almas determina o tamanho máximo do combo que um personagem pode executar. Os heróis começam o combate com três Almas, mas é possível obter até cinco ao infligir status negativos ou ao derrotar inimigos. Os monstros também conseguem roubar Almas dos heróis por meio de ataques que atordoam ou infligem status negativos, fique atento a isso;
  • Para defender, basta segurar L1/LB. Durante a defesa, é possível executar um movimento de esquiva, basta mover a alavanca analógica esquerda para a direção desejada. Caso a esquiva seja executada momentos antes do ataque do oponente acertar, uma das Almas do inimigo voa para a área de combate — colete-a para aumentar a sua quantidade de Almas;
  • O Medidor de Explosão (ME)/Blast Gauge(BG) é um contador que fica ao lado do HP do personagem. Ele permite executar técnicas especiais como Ars Mística e troca de personagem. Para recuperá-lo, ative os golpes de Libertação de Alma. Uma pequena parte do medidor também é recuperada ao início de cada batalha; 
  • Ars Mística (Mystic Art) é um ataque finalizador especial. Para ativá-lo, segure L2/RT após algum golpe simples. A Ars Mística consome 3 ME/BG e o personagem ganha uma Alma adicional após a execução. O ideal é usar esse golpe somente depois de um longo combo para maximizar o dano;
  • Berseria tem seis personagens jogáveis, mas somente quatro participam dos combates. Por meio da Troca Explosiva (Switch Blast) é possível trocar imediatamente para um herói que não está participando da batalha. Basta apertar para cima ou para baixo no direcional digital para trocar de personagem. Esse movimento consome 1 ME/BG, porém o herói que entrar no combate executa um ataque especial e ganha uma Alma adicional.

Libertando as almas

Uma nova mecânica no combate de Berseria é a Libertação de Alma (Break Soul), um ataque especial único de cada um dos heróis. Para ativá-lo, basta segurar o botão R2/RT quando estiver de posse de no mínimo três Almas. Parte do HP do herói é recuperada no momento da ativação e uma Alma é consumida durante o processo. Além disso, a Libertação de Alma permite montar combos mais longos. Confira os ataques de cada um dos protagonistas:
  • Velvet: A garota libera seu braço demoníaco e absorve uma característica do inimigo acertado. Além disso, ela entra num estado especial que aumenta seu poder de ataque ao mesmo tempo em que consome seu HP. Usar ataques normais faz com que ela volte ao normal após utilizar uma técnica finalizadora.
  • Laphicet: Cria uma barreira mágica que reduz pela metade o dano de todos aliados por 5 segundos. Ao fim do tempo, todo o grupo recupera parte do HP. Laphicet consegue quebrar a defesa de inimigos com simples ataques enquanto a barreira estiver ativa.
  • Rokurou: O espadachim absorve ataques inimigos e contra-ataca com uma técnica poderosa. É um movimento difícil de executar, sendo necessária muita atenção para ativá-lo no momento certo.
  • Magilou: No momento da ativação, Magilou interrompe todos os inimigos que estão carregando algum feitiço. Além disso, a bruxa absorve a energia desses oponentes e contra-ataca com uma magia poderosa.
  • Eizen: O ataque especial de Eizen só pode ser ativado caso o inimigo esteja atordoado ou derrubado. O malak pula e lança um ataque poderoso que pode acertar outros monstros próximos.
  • Eleanor: A garota lança inimigos no ar em sua Liberação da Alma. Enquanto os monstros estão no ar, é fácil utilizar outros golpes para fazer grandes sequências. É também um golpe ótimo para quebrar as defesas dos inimigos.
As Libertações de Alma são técnicas poderosas, porém é importante avaliar a situação antes de ativá-las: uma Alma é consumida no momento da execução. Um ótimo momento para usar esses ataques é quando o alvo está quase morto, pois todos os monstros cedem uma Alma ao ser derrotado.

Jogue na dificuldade “Moderada” ou “Difícil”

A dificuldade padrão de Bersera é a “Normal”, mas o desafio é muito baixo e deixa os combates muito triviais. Depois de entender o básico do sistema de batalha, altere para a dificuldade “Moderada” ou até mesmo “Difícil” — o combate fica mais interessante e divertido nessas modalidades. Além disso, as recompensas mudam: a experiência recebida é reduzida, mas em contrapartida a qualidade dos itens melhora e é possível receber mais Grau/Grade. A dificuldade pode ser alterada no menu a qualquer momento sem prejuízo algum.

Gaste muito nas lojas

As lojas do mundo de Midgand contam com um sistema de fidelidade que sobe conforme Velvet gasta dinheiro nelas. Desconto nos preços é a principal vantagem ao aumentar o nível de fidelidade. Além disso, o grupo é presenteado com um item ao subir de nível. Todas as lojas compartilham o mesmo sistema de fidelidade, sendo assim não importa o local em que você efetua suas compras.

Aprenda as habilidades dos equipamentos

Os equipamentos de Tales of Berseria têm mais uma função importante além de melhorar os atributos básicos dos heróis: cada equipamento conta também com uma ou mais habilidades. Essas melhorias podem ser coisas simples, como aumento de ataque ou defesa, ou características mais interessantes, como diminuir o custo de certos ataques ou aumentar a chance de receber itens.

As habilidades ficam ativas enquanto o personagem equipar o item, mas é possível aprender permanentemente algumas delas. Para masterizar uma habilidade, os heróis precisam adquirir uma quantidade específica de Grau/Grade enquanto vestem esses equipamentos. Sendo assim, basta vencer batalhas para masterizar as habilidades. A quantidade de Grau/Grade recebida depende de fatores como número de Almas adquiridas, tempo de combate, combo mais longo, etc — quanto melhor o desempenho em combate, mais rápido os personagens aprenderão as habilidades. Alguns Títulos também contribuem para masterizar rapidamente as habilidades dos equipamentos.


Uma questão importante é que constantemente você receberá novos equipamentos: alguns completamente novos, outros repetidos com diferentes habilidades. É tentador sempre usar simplesmente os itens mais fortes, porém leve em consideração as habilidades disponíveis. O ideal é atualizar o equipamento somente depois de masterizar sua habilidade, pois assim o personagem ficará fortalecido permanentemente.

Melhore e desmonte equipamentos

Em qualquer loja de Midgand está disponível uma opção para aprimorar equipamentos. Para isso, basta ter os materiais necessários e pagar um pouco de Gald. Executar essa ação libera novas habilidades e melhora os atributos básicos dos itens. Um mesmo equipamento pode ser melhorado repetidas vezes, porém há um limite que vai subindo conforme se avança na aventura. Essa é uma ótima maneira de continuar utilizando equipamentos antigos enquanto tenta masterizar suas habilidades, sendo assim faça isso sempre que possível.

A melhor opção para os equipamentos repetidos é o desmonte. Ao fazer isso, você recebe vários itens que podem ser utilizados na otimização de equipamentos. Em alguns momentos é interessante primeiro melhorar um equipamento antes de desmontá-lo, pois a qualidade dos itens resultantes é melhor. Não venda equipamentos repetidos a não ser que você esteja precisando muito de dinheiro.

Desbrave o mundo por meio das expedições

As Expedições são liberadas um pouco depois que Eizen entra para o grupo. Por meio dessa opção, Velvet envia um barco para explorar terras distantes. Tudo acontece de forma automática: você escolhe uma região para explorar e depois de 30 minutos a embarcação volta e reporta o resultado da missão. O barco pode trazer itens, novas receitas e até mesmo artefatos especiais. Cada incursão rende experiência de expedição e novas regiões aparecem conforme o nível do barco sobe.


Essa opção é bem simples e exige agir somente quando o barco volta. Um aviso aparece quando uma expedição termina, bastando acessar o menu para ver os resultados. Há uma maneira de reduzir o tempo de espera: cada combate vencido reduz a espera em 30 segundos. Sendo assim, é uma boa ideia lutar muito em alguma área na qual é possível terminar batalhas rapidamente. Outra opção é alterar a hora do sistema para que a expedição volte imediatamente.

Consiga vantagens ao cozinhar

O tradicional sistema de cozinhar está de volta em Berseria. Para fazer alguma receita, basta ter os ingredientes e escolher a opção no menu. Cada prato dá vantagens específicas em combates, porém o efeito só é ativado após a condição ser alcançada. Um determinado prato, por exemplo, recupera o medidor de ME/BG ao fazer um combo de 30 acertos; já outra receita recupera o HP do grupo quando algum membro tem menos que 75% do total de HP, e assim por diante. Há também a opção de preparar receitas automaticamente após cada batalha.


O ideal é cozinhar sempre que possível. O motivo disso é que os personagens têm nível de cozinha e efeitos adicionais são liberados conforme o nível sobe. Sendo assim, ative a opção de cozinhar automaticamente sempre. Observe os efeitos das comidas de acordo com a situação enfrentada. Não esqueça também de fazer muitas expedições, pois este é a melhor maneira de obter novas receitas.

~

Com essa dicas, a jornada de Velvet será bem mais fácil. Sabe de algo que não mencionamos? Não deixe de dizer nos comentários.


Revisão: Ana Krishna Peixoto

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google