Dicas e Truques

Resident Evil 7 biohazard (Multi): Guia de troféus e conquistas

Sobreviva ao pesadelo de passar a noite na mansão da família Baker.



Explorando ao máximo os diferentes tipos de medo, Resident Evil 7 biohazard chegou surpreendendo positivamente. Como a jornada de Ethan precisa ser vivenciada mais de uma vez para que os diferentes finais sejam conhecidos, que tal aproveitar as noites nos pântanos da Louisiana para alcançar também os 100% dos troféus/conquistas? A missão exige dedicação, porém não é difícil. Confira, a seguir, nosso guia com o melhor caminho para se transformar no verdadeiro pesadelo da família Baker.

Dados gerais

Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC
Total de troféus/conquistas: 51 (38 da campanha principal + 13 de dois DLC's)
Nível de dificuldade: Médio
Troféus/conquistas perdíveis: Ande até passar / Gerente de recursos / Só me tira daqui / Sr. Lugar Nenhum / O diabo está nos detalhes / Pelicanos loucos / Pelicanos no seu bolso / Seja gentil, rebobine / Saindo antes da sobremesa / Não consegue me pegar / Mata moscas / Abaixe se quiser viver / Para trás, senhora B! / Corte, corte, recorte! / Na mochila / Boa tentativa
Troféus/conquistas com glitches ou bugs: Nenhum

Lista de troféus/conquistas da campanha principal

No total, será preciso finalizar o jogo três vezes, uma em cada dificuldade (Fácil, Normal e Hospício). Recomendamos que a primeira seja no nível Normal e vamos focar nos troféus/conquistas relacionados a história e também em alguns desafios simples.
Ela está viva
Relacionado a história. Você consegue logo ao sair do carro, bem no começo do game.
Bem-vindo à família, filho
Relacionado a história. Esse troféu/conquista aparece após derrotarmos Mia na casa de hóspedes.
Ocê não vai escapar
Relacionado a história. Após conseguir encontrar as três cabeças de cachorro, abra a porta na sala principal e tenha acesso ao quintal.
A cova vai revelar a verdade
Relacionado a história. Encontre o braço série D - ingrediente usado para fabricação do soro - que está escondido na casa antiga.
É melhor começar a correr
Relacionado a história. Derrote a forma final de Jack e escape da casa da família Baker.
Dentro das profundezas
Relacionado a história. Encontre Ethan dentro do navio e o liberte.
Atrás de portas fechadas
Esse troféu/conquista é bem simples de ser alcançado. Basta abrir qualquer porta do jogo, atravessá-la e depois fechá-la novamente. Não é preciso que a porta esteja trancada.
Braços para o alto
Use o movimento de defesa para prevenir o ataque de qualquer inimigo. É recomendável que esse troféu/conquista seja feito contra algum dos mofados.
A-há!
Logo no início do jogo, antes de entrar na casa de hóspedes, a bolsa de Mia pode ser encontrada próxima a pilha de lixo queimada. Examine-a para encontrar a carteira de motorista de sua esposa e desbloquear mais um troféu/conquista.
Mestre do arrombamento
Em qualquer momento do jogo, use uma gazua para arrombar gavetas ou maletas que estavam trancadas.
Boa tentativa
Durante o jogo, existem três puzzles de sombras, em que é preciso colocar uma peça sobre o pedestal e formar a figura correta no quadro. Para conseguir esse troféu/conquista, antes de concluir o quebra-cabeça basta colocar sobre o pedestal qualquer item de seu inventário que não seja a peça que resolve a charada.
Abra os olhos
Psicoestimulantes são itens encontrados durante o jogo que aumentam a percepção de Ethan, fazendo com que o protagonista encontre outros materiais mais facilmente. Basta pegar as pílulas e usá-las a qualquer momento.
Na mochila
Basta pegar uma das mochilas que aumentam o tamanho do inventário de Ethan. A primeira pode ser encontrada em um dos cômodos da sala antiga (aquela cheia de insetos que é vigiada por Marguerite). A segunda está na casa principal, dentro do quarto da vovó (aquele que tem uma passagem secreta que leva em direção ao segundo cartão magnético).
Corte, corte, recorte!
Na casa antiga, após Marguerite encher a porta de aranhas, use sua faca para retirar os insetos do local. Bater neles causará dano a Ethan, porém continue com a ação até que todos os bichos desapareçam. É recomendável estar com a energia cheia para desbloquear esse troféu/conquista.
Não consegue me pegar
Use suas habilidades de stealth e conclua a história da fita de vídeo Mia sem ser visto por Marguerite. Caso falhe na missão, é possível colocar o VHS para rodar novamente e tentar mais uma vez.
Seja gentil, rebobine
Assista aos quatro VHS em uma única jogada. A localização de todos é a seguinte:

1 - Casa de Hóspedes: Logo na primeira casa que visitamos no jogo. A fita está no porão, próximo ao ponto de salvamento e do botão que faz as escadas para o nível superior descerem. Conta a história de Clancy e seus parceiros tentando gravar um documentário na casa abandonada.

2 - Mia: Escondida na sala de lazer, que tem uma mesa de sinuca e está localizada no primeiro andar da casa principal. O VHS é encontrado bem ao lado do televisor. Conta a história de Mia tentando fugir de Marguerite na casa antiga.

3 - Feliz Aniversário: No sótão do quarto de criança. Depois de apertar o botão escondido no abajur, suba para o andar superior e procure o VHS em uma das prateleiras. Esse ponto é ao lado do puzzle de sombras que lhe dá um dos cartões magnéticos. Conta a história da armadilha de Lucas.

4 - Fita antiga: Obrigatória para a história. Dentro do navio, Eveline força Mia a assistir esse VHS para recordar seu passado.
Ele está aqui, lá, em todo o lugar!
Destrua qualquer uma das 20 estatueta do Sr. Onipresente. É aquele boneco de jogador de futebol americano que fica balançando a cabeça.
Final da Noite
Obtenha o Final 1. Depois de acabar com a forma final de Jack, escolha curar Mia com o soro.
O pesadelo finalmente acaba
Complete o jogo na dificuldade Normal.

Agora, chegou o momento de jogarmos na dificuldade Fácil. Como ficará mais simples abater os inimigos e também existirá maior quantidade de itens escondidos, iremos em busca de alguns troféus/conquistas meio complicados.
Apenas uma memória
Obtenha o Final 2. Depois de acabar com a forma final de Jack, dessa vez, opte por curar Zoe com o soro.
Agindo com cautela
Complete o jogo na dificuldade Fácil.
Para trás, senhora B!
Enquanto Marguerite estiver vigiando a casa antiga, vá para cima dela e a enfrente. Isso deve ser feito depois de conseguir a peça para resolver o puzzle de sombras da aranha e antes da luta contra Marguerite no buraco. A melhor arma para esse troféu/conquista é o lança-chamas. Ataque-a até que ela tenha uma crise de fúria a te derrube no chão. Depois disso, o troféu/conquista pipoca na tela.
Abaixe se quiser viver
Durante a segunda luta contra Jack, aquela em que usamos a motosserra, se abaixe para esquivar de algum dos ataques do inimigo. Porém, esse movimento precisa ser feito na segunda metade da batalha, quando Jack está usando a gigante ferramenta de corte.
Mata moscas
Durante a luta final contra Marguerite, que acontece na estufa, acerte-a com um tiro bem no momento em que ela pular para cima de você. Se a mãe da família Baker cair no chão, o troféu/conquista será seu. Recomendável usar a espingarda.
Menos é mais
Elimine dois ou mais inimigos com um único tiro. Para facilitar, dê alguns tiros com a arma de mão em dois mofados. Então, quando eles estiverem enfileirados, use a espingarda ou a magnum para acabar com ambos de uma única vez. Outra maneira de desbloquear esse troféu/conquista é usando o lança-granadas.
Agora é pessoal
Finalize um inimigo com a faca. Acerte as pernas de um mofado para que ele caia no chão e comece a rastejar. Vá para cima dele com a faca e termine o serviço.
Isso que é almondega picante
Elimine um inimigo colando uma bomba de controle remoto nele. Na parte em que controlamos Mia no navio, fique segurando uma bomba de controle remoto e deixe algum mofado te agarrar. Então, pressione o botão de ação para colar o artefato explosivo nele e depois o detone para desbloquear o troféu/conquista.
1º lugar na feira de ciências
Crie todos os itens que contém fluido químico e fluido químico forte. No total, são oito combinações que devem ser feitas em uma única jogada:

Fluido Químico + Erva = Primeiros Socorros
Fluido Químico + Pólvora = Munição de Arma de Mão
Fluido Químico + Suplementos = Psicoestimulantes
Fluido Químico + Combustível Sólido = Combustível do Queimador
Fluido Químico Forte + Erva = Primeiros Socorros (Forte)
Fluido Químico Forte + Pólvora = Munição Aprimorada de Arma de Mão
Fluido Químico Forte + Suplementos = Neuroprojéteis
Fluido Químico Forte + Combustível Sólido = Projéteis Incendiários
Saindo antes da sobremesa
Conclua a história do VHS Feliz Aniversário em cinco minutos ou menos. Agora que já sabemos como resolver o puzzle, é possível pular algumas etapas e concluí-lo rapidamente. Logo no início, vá para o bolo e coloque a vela apagada para que Lucas explique as regras. Então, nessa mesma sala, já pegue a peça no barril e também abra o cadeado com a sequência: homem enforcado, túmulo, bebê. Vá para o fogão, reascenda a vela e já queime o boneco para conseguir o dedo do manequim. Queime a corda para abrir a porta, pegue a bexiga verde e a estoure no cano com vazamento de gás. Use a pena, o dedo do manequim e a peça para dar corda no boneco para que ele escreva a palavra LOSER em seu braço. Use essa senha para abrir a última porta trancada, pegue a válvula e vá fechar o registro. Por fim, reascenda a vela e a coloque no bolo.

Caso falhe na missão, é possível colocar o VHS para rodar novamente e tentar mais uma vez.
Só me tira daqui
Seja rápido e termine o jogo em quatro horas. Para isso, algumas dicas importantes: não assista ao video de Clancy e também o de Mia; sempre que possível, não atenda o telefone; opte por correr ao invés de lutar contra os mofados. Outra ação fundamental é ir acompanhando o tempo de jogo no menu estatísticas, que fica no pause. Também é interessante ir criando vários pontos de salvamento caso trave em alguma parte do game, perdendo muito tempo, e precise tentar novamente.
Gerente de recursos
Complete o jogo sem abrir a caixa de itens mais de três vezes. Para esse troféu/conquista não é permitido abrir o baú de itens nenhuma vez, pois, obrigatoriamente, será necessário colocar e retirar materiais neles por três vezes: antes de entrar no puzzle de Lucas, ao sair do puzzle de Lucas e ao voltar a jogar com Ethan após a parte do navio. Algumas dicas valiosas: ao sair do puzzle de Lucas, não esqueça de pegar a manivela de volta, pois ela é fundamental na garagem de barcos. Não ande muito tempo com fluídos químicos, sempre que possível o combine com algum item para liberar espaço em seu inventário.
Ande até passar
Complete o jogo usando, no máximo, três primeiros socorros. Opte por usar esteroides ao invés dos primeiros socorros. Também é importante lembrar que na batalha contra Mia, na casa de hóspedes, apesar de aparecer na tela, não é necessário usar um dos itens que recupera a vida. O ideal é deixar os três que podem ser usados para as batalhas contra chefes mais difíceis. No menu estatísticas, que fica no pause, é possível conferir quantos primeiros socorros já foram utilizados.
Pelicanos no seu bolso
Obtenha as 18 moedas antigas na dificuldade Fácil ou Normal. O vídeo com a localização de todas está logo abaixo.
O diabo está nos detalhes
Leia os 32 arquivos em uma única jogada. O vídeo com a localização de todos está logo abaixo.
Sr. Lugar Nenhum
Destrua as 20 estatuetas do Sr. Onipresente. O vídeo com a localização de todos está logo abaixo.

Por fim, iremos para a dificuldade Hospício em busca dos três últimos troféus/conquistas. Nesse nível, sua vida é menor, além disso, os inimigos estão mais rápidos, fortes e resistentes. Alguns itens também foram trocados de lugar. Boa sorte...
Quem é seu Papai agora?
Complete o jogo na dificuldade Hospício.
Pelicanos loucos
Obtenha as 33 moedas antigas na dificuldade Hospício. O vídeo com a localização de todas está logo abaixo.
Depois de muito sofrimento, finalmente vem a platina:
Bioesparramado
Desbloqueie todos os troféus (Platina)

Lista de troféus/conquistas do DLC Gravação Proibida Vol.1

Depois de fazer 100% na campanha principal, chegou o momento de tomarmos sustos com os DLC's. Para começar, completaremos o conteúdo disponível no primeiro pacote de atualizações: Gravação Proibida Vol.1.
Morto até o amanhecer?
Conclua o capítulo Pesadelo. Desbloquear esse troféu/conquista depende bastante do estilo de jogo de cada um. Para aqueles mais agressivos, é interessante investir boa parte da sucata em armas e melhorias. Por outro lado, os defensivos podem usar o material para aumentar a vida. Dica importante para qualquer um, independente do estilo de jogo, é sempre ligar as quatro máquinas de sucata e deixar as armadilhas para as batalhas contra Jack.
Insônia em Dulvey
Conclua Terror Noturno. O conceito é o mesmo do troféu anterior, porém agora as coisas são mais difíceis porque a quantidade de sucata será menor. Utilize a mesma estratégia que usou para conseguir o troféu/conquista Morto até o amanhecer?
Ethan nunca morre
Conclua Ethan deve morrer. Esse é um dos troféus/conquistas mais difíceis de todo o jogo. Terminar o minigame exige muita paciência e capacidade de memorização das armadilhas. Algumas dicas: sempre feche as portas para evitar que os mofados te sigam; opte por usar as armadilhas para derrotar os inimigos ao invés de gastar munição; sempre fique alguns segundos ao lado das caixas para verificar se não há uma bomba lá dentro; poupe o máximo de recursos para aproveitá-los na luta contra Marguerite.
Como mamãe costumava fazer
Conclua o capítulo Quarto. O passo a passo para resolver todo o puzzle está no vídeo logo abaixo.
Caçador de Ratos
Encontre os três ratos mortos no capítulo Quarto em uma única sessão. A localização dos animais está no vídeo logo abaixo.

Lista de troféus/conquistas do DLC Gravação Proibida Vol.2

Finalmente estamos próximos do 100% e só faltam as conquistas/troféus do segundo DLC: Gravação Proibida Vol.2.
Olho no céu
Conclua o capítulo 21. Permanece vivo nesse sádico jogo de 21, ou Blackjack para os mais íntimos. É importante ir conhecendo as mecânicas e função dos trunfos para conseguir também os dois próximos troféus/conquistas.
Colecionador de cartas
Conclua o modo Sobrevivência em 21. A mesma mecânica do troféu/conquista Olho no céu, porém aqui será necessário ganhar de cinco rivais na sequência. A vitória depende muito de saber usar os trunfos com inteligência.
É preciso saber quando segurar
Conclua o modo Sobrevivência+ em 21. Apimentando um pouco as coisas em relação ao troféu/conquista Colecionador de cartas, agora serão 10 rivais na sequência. Permanecer vivo depende ainda mais do adequado uso dos trunfos.
Não deixe o homem esperando
Complete um estágio com um bônus de tempo de 10 minutos. No minigame O Aniversário de 55 anos de Jack, escolha uma fase que tenha grande quantidade de inimigos, fique dando voltas pela casa e mate todos eles até que o bônus de tempo atinja 10 minutos.
Chef milagroso
Alimente Jack com todos os tipos de comidas e bebidas durante o minigame O Aniversário de 55 anos de Jack. No total, são 19 tipos de alimentos:

Tempero
Vinho barato
Frango
Frango + Tempero = Frango Temperado
Lixo
Cerveja
Fruta
Cerveja + Fruta = Cerveja de Frutas
Dulvey Cru
Queijo
Ensopado
Cheese + Ensopado = Fondue de Queijo
Tempero + Ensopado = Tom Yum
Bolo
Açúcar
Queijo + Bolo = Cheesecake
Açúcar + Bolo = Bolo açucarado
Fruta + Bolo = Bolo de frutas
Lixo + Açúcar = Prato especial da família Baker
Melhor aniversário de todos
Obtenha classificação S ou superior em todos os estágios. Para conseguir o troféu/conquista, é preciso concluir as fases no menor tempo possível. Abuse dos abates contra inimigos para garantir o máximo de bônus de tempo e pegue no baú itens que aumentem os períodos em que o relógio fica congelado.
Efeito borboleta
Consiga o final ruim no capítulo Filhas. O passo a passo está no vídeo logo abaixo.
Um instinto: sobrevivência
Consiga o final verdadeiro no capítulo Filhas. O passo a passo está no vídeo logo abaixo.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google