League of Legends (PC): O que é a Jungle?

A selva de Summoner’s Rift é meio complexa, mas mostraremos algumas dicas para se dar bem nela.

Depois de detalharmos as características de três lanes (Top, Mid e Bot), chegou o momento de falarmos sobre a Jungle. Entre todos os caminhos, a selva é aquele que mais consegue carregar um jogo, sendo a engrenagem para o time funcionar, tanto em partidas casuais quanto nos duelos profissionais.

Feitiços de invocador

Quem pretende jogar como jungler, obrigatoriamente, tem que utilizar o Golpear (Smite). O feitiço ajuda a comprar itens que te beneficiarão e também colabora com a tarefa de abater os monstros. Quando o Golpear não está na lista de feitiços, a dificuldade aumentará bastante e os resultados não serão nada positivos.

Já o segundo feitiço pode variar entre Ignite (recomendado para junglers agressivos, como Evelynn e Shaco), fantasma (indicado para junglers que precisam de velocidade, como Hecarim e Rammus), Exaustão ou Flash.

Onde wardar?

Como jungler, a função do jogador é marcar presença no mapa todo, então os lugares para se conseguir visão são muitos. Os arangueijos são peças fundamentais que o responsável pela selva tem que ter ao seu favor, ou seja, sempre derrote a criatura antes do jungler inimigo, afinal ter visão do rio é muito importante.

O jogador pode também dar cover para uma lane, ficando próximo a ela e fornecendo visão nos lugares importantes que foram citados nos guias anteriores.Caso seu espaço esteja sendo bastante invadido, colocar uma sentinela em qualquer arbusto da selva para vigiar suas entradas é uma boa opção. Com isso, seu time poderá te ajudar no abate do jungler inimigo.

Melhores escolhas

Lee Sin: Disparado o jungler com early game mais forte do jogo. Com seu grande poder no começo, consegue o efeito bola de neve facilmente em qualquer parte do mapa. Causando bastante dano e tendo a possibilidade de fazer diversas jogadas, como seu insec, Lee sin é uma ótima escolha para forçar os inimigos logo no início da partida. Entretanto, seu meio e fim de jogo são fracos. Portanto, finalizar a partida o mais rápido possível é a melhor escolha.

Kha’zix: Mesmo com alguns nerfs, Kha’zix continua extremamente poderoso. Também tem um ótimo começo de jogo, mas a diferença dele é que quanto mais o tempo passa, mais forte ele consegue ficar graças a possibilidade de evoluir três habilidades, além de seu kit insano de dano e mobilidade. Kha’zix é capaz de evaporar alvos isolados em questão de segundos. Certamente um ótimo jungle para a solo queue.

Graves: Graças aos buffs na letalidade, Graves consegue destruir qualquer alvo com um combo de habilidades e alguns ataques básicos. Além de limpar a jungle rápido, é capaz de não perder vida ao fazer os campos, resultado de seu ataque básico que empurra os monstros.

Escolhas mais fáceis

Xin Zhao: Campeão com uma mecânica bem simples, consegue dar engage com seu E, desengage com seu ultimate e ainda é capaz de se manter na Jungle graças ao roubo de vida do seu W. Seu gank é bem simples, mas, se bem encaixado, consegue facilmente abater o inimigo. Um ótimo jungler para quem está começando, já que tem a capacidade de dar muito dano e também tankar.

Fiddlesticks: Graças ao seu W consegue fazer os campos sem perder muita vida, embora demore um pouco no começo de jogo. Seu ultimate tem potencial de mudar o rumo de uma luta facilmente, ainda mais aliado ao seu Q, que aplica fear nos inimigos por bastante tempo e seu E, que é capaz de silenciar múltiplos alvos próximos.

Warwick: Mesmo com um recente rework, a mecânica de Warwick não é muito difícil e seu insano roubo de vida consegue mantê-lo por bastante tempo na selva. Além disso, a diminuição de dano somada ao estado de fear causados no inimigo pelo seu E, alta velocidade de movimento fora de combate e força baseada na quantidade de vida do inimigo fazem dele um ótimo jungler para quem está começando. A maior dificuldade é acertar seu ultimate, mas com a prática tudo fica mais fácil.


Diferente das outras lanes, a Jungle é como um grande jogo de xadrez. Sempre, mas sempre, será preciso responder a jogada do outro jungler com alguma coisa no mapa. Caso ele vá aparecer no Bot, será preciso responder no Top ou no Mid. Se o rival não consiguir nada e você atingir seus objetivos, seu time sairá na vantagem e isso é ótimo para vencer a partida.

Uma coisa bem importante é o Invade, em que um jungler invade a selva inimiga para roubar os monstros dela, diminuindo os lugares para o oponente poder evoluir ou reunir ouro. Não é simples executar tal jogada, afinal se o seu personagem for pego certamente você será abatido, ou seja, antes de arriscar é preciso ter sempre a visão do jungler inimigo ou noção de onde ele está. Tenha em mente que você é a principal peça do seu time, um jungler fraco consegue ser facilmente abusado, não contribuindo em nada para a equipe.

Boa sorte ao se aventurar na selva de Summoner's Rift!

Revisão: Vinícius Veloso 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google