Museu do Videogame Itinerante traz a nostalgia e a mágica dos videogames retrô e atuais

O Museu do Videogame Itinerante está presente este mês no Shopping Nova América (RJ) com diversos consoles históricos, incluindo a possibilidade de jogá-los.

https://cibercog.naiveheart.org/2016/12/museu-do-videogame-itinerante-no-rio-de-janeiro-pela-primeira-vez/
Seja você um gamer das antigas, ou aquele cara mais antenado e que não abre mão de ter o videogame mais moderno, é inegável que um encontro entre amigos que compartilham o mesmo gosto, seja para se divertir, trocar um papo ou conhecer as novas sensações em entretenimento eletrônico, é uma atividade muito prazerosa. E o que dizer quando um evento tão esperado está começando e você está prestes a ir ao encontro da diversão? Conforme havíamos escrito aqui sobre a BGS 2016, agora iremos mostrar algo um pouco diferente, de cunho mais nostálgico, educacional e histórico, mas também muito divertido!


O Museu do Videgame Itinerante, está de passagem na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 14 e 29 de janeiro no Shopping Nova América. Um local que se transformou em um completo ponto de encontro entre jogadores e amantes deste segmento lúdico e cada vez mais em voga.
E aí, vai de Vetrex ou Virtual Boy?

De volta no tempo...

A primeira sensação que temos quando chegamos ao local destinado ao Museu é a de estarmos em uma feira de games, daquelas como uma grande E3 ou mesmo em algum campeonato nos moldes mais antigos. Um ambiente animado, de grande movimentação dos jogadores em volta dos consoles diversos, novos e antigos, e uma empolgação crescente quando é chegada a sua vez de jogar ditam o clima local.
Jogos retrô como Mario Kart 64 e Metal Slug chamam a atenção do público

Muita história nas vitrines!
Nas laterais do grande espaço destinado aos jogos, há mesas de exposição e pilastras com estantes verticais onde estão contidas várias coleções de videogames, organizados por empresas, tipologia, ano de lançamento e até mesmo por clones de consoles originais que não estiveram presentes oficialmente no país. Algo sensacional!

Segundo o slogan que carrega o site do evento “Mais de 300 consoles dos últimos 44 anos”, é possível perceber que não se trata de um evento comum. Criado pelo jornalista e colecionador Cleidson Lima, curador do evento que assina os textos informativos dos consoles em exposição, o Museu teve início em 2011, na cidade de Campo Grande/MS, e atingiu mais de 450 mil pessoas. Jogos e consoles para todos os gostos em disposições variadas, todos muito bem preservados, e máquinas desconhecidas até mesmo por grandes colecionadores compõem a receita deste sucesso!
Consoles como o MSX Expert XP-800 esbanjam requinte retrô nas prateleiras


Uma febre retrô dentro do shopping!

É muito interessante presenciar muitas crianças se divertindo com máquinas antigas como o Vectrex, 3DO, Famicom, Virtual Boy, Odyssey, Jaguar, Sega Saturn, Dreamcast, PlayStation, GameCube entre tantos outros dispostos no lugar. Seja na companhia de amigos competindo pelos placares mais altos, ou também junto aos pais veteranos, que contam suas vivências e os colocam a par das histórias ali presentes, o ambiente não poderia ser mais agradável. Tal espaço acabou virando também um ponto de encontro entre gamers de todos os tipos, que se divertem sem compromisso com outros jogadores, contando até com a presença diária pelos mais aficionados.
Os jogos de luta são os mais disputados pela galera fã de bons rounds!
Controlar Doom no Jaguar é outro nível!
Um palco central disponibiliza o jogo Just Dance 2017, onde grupos de jogadores e jogadoras, intercalando com aqueles mais experientes em sessões solo, podem rebolar o corpo ao som de hits famosos e do delírio do público. Campeonatos também são organizados pelos staffs locais quase que diariamente, mantendo a empolgação pelo primeiro colocado a mil!

Também estão disponíveis no museu os consoles da atual geração e seus gráficos tunados, com destaque para várias cabines com Wii U e PS4. Para este, também há um espaço que disponibiliza uma das novidades mais visadas pela galera: a possibilidade de testar o mais novo acessório ocular de realidade virtual da Sony, o PlayStation VR.

Em outros estados

Segundo a agenda do site, o Museu rodará o Brasil este ano, passando por diferentes cidades, a citar: São Paulo, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Maringá, Maceió e outros ainda a serem divulgados. Dentro do site, há também uma seção onde se pode visualizar informações sobre cada console e seu lançamento. Então, diante de tanta precisão, não há motivos para perder este passeio empolgante pela história dos games!

Museu do Videogame Itinerante
Quando: de 14 a 29 de janeiro (temporada RJ)
Horário: 10:00 às 22:00 (domingo, das 13:00 às 21:00)
Onde: Praça de Eventos do Shopping Nova América: Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 - Del Castilho, Rio de Janeiro - RJ
Entrada: Gratuita
Portanto, se você é do Rio de Janeiro e ainda não foi ao evento, aproveite que ele ficará disponível até o dia 29 deste mês. Caso more em outro estado, confira a programação de viagem do Museu e anote no seu caderno de lembretes. Afinal, não é sempre que um museu de videogames clássicos e jogos de diferentes décadas está disponível nesta proporção.
Créditos da imagem de capa: Cibercog

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google