Dicas e Truques

Zero Escape: Zero Time Dilemma (Multi) – Escapando com o time C

Dicas e um walkthrough para você liberar todas as salas da equipe vermelha.


A série Zero Escape é com certeza uma das mais famosas do seu gênero, seja pelo seu enredo, pela sua dublagem de qualidade ou mesmo pelos seus personagens, que nem sempre são o que aparentam e, de uma maneira ou de outra, acabam nos surpreendendo.


Ela possui também alguns dos jogos mais difíceis que você irá encontrar, pois, diferentemente da maioria dos visual novels, não basta apenas responder corretamente às perguntas que são feitas ao jogador, nem conversar com um determinado NPC em um dia e horário específico. No Zero Escape  anterior, você teve que resolver inúmeros puzzles para continuar progredindo na história e, enfim, assistir o desenrolar da história. Em Zero Escape: Zero Time Dilemma (Multi) a situação não será diferente.

Aguçando sua percepção 

O objetivo deste texto é apresentar a vocês uma espécie de walkthrough, um guia passo a passo que revelará a resposta para cada um dos desafios que o time C enfrentará. Penso que puzzles são os únicos desafios reais presentes neste título e se tudo fosse revelado gratuitamente a graça do jogo estaria comprometida. Dessa maneira, elaborei algumas dicas preliminares que poderão te ajudar a completar as salas. Aconselho utilizar o “detonado” apenas quando realmente for impossível ou frustrante passar por um determinado desafio.

1- Vasculhe cada sala de modo ordenado, escolhendo um sentido e uma direção ‒ horário ou anti-horário, de cima para baixo ou de baixo para cima e assim por diante ‒ O importante, no final das contas, é se organizar para não se confundir ou perder tempo procurando em lugares repetidos.

2- Um dos erros mais comuns do jogo é o famoso “falso positivo” ‒ uma pista que aparenta ser a resposta para um puzzle, mas não é. Isso pode ser frustrante, principalmente quando você não tem mais ideias do que fazer. Bem, tenha em mente que, às vezes, até as pistas chegam pela metade e é preciso encontrar outras informações que complementem ou mesmo organizem os dados iniciais, de modo que você encontre a resposta que você precisa.

3- Sempre quando você começar a explorar uma sala, tente concluir seus desafios em um curto espaço de tempo. Aproveite enquanto as ideias e lembranças dos elementos que compõem aquele lugar ainda estão frescos. Não estou dizendo que você não possa fazer uma pausa para atender ao telefone, comer algo ou ir ao banheiro, aliás, até recomendo que você faça essas coisas. Mas, o importante é evitar intervalos muito grandes, pois isso pode interromper a sua linha de raciocínio.

4- Por fim, papel e lápis podem ser seus aliados mais valiosos nessa empreitada. Assim como professores de matemática e física aconselham que você desenhe e destrinche os dados de um problema, eu sugiro que você faça o mesmo com Zero Time Dilemma, principalmente no caso de puzzles numéricos e aqueles que envolvem senhas.

5- Time to decide é um dos principais desafios do jogo depois dos puzzles. Nele, você terá que realizar uma escolha que trará diferentes consequências. Minha dica é que, após concluir uma sala que possui esta mecânica, você utilize o flow para retornar imediatamente à mesma, mais especificamente para o momento da decisão e escolha uma opção diferente. Repita esta operação até completar todos os fragments possíveis, pois isso é essencial para que novas salas e partes da história sejam desbloqueadas.

Passo a passo, em direção à verdade vermelha 

Pantry (após todos os times concluírem o Coincidence fragment)

1- Examine a caixa de papelão que se localiza na prateleira de metal para encontrar a caixa de batatas e pegue o objeto redondo que, na verdade, se trata de um botão.

2- Abra o armário de metal e na parte de baixo pegue a caixa gelatina em pó e uma perna falsa.

3- Insira o botão em uma máquina próxima à porta.

4- Abra o armário de metal à direita da parede com as instruções da gelatina para encontrar a solução de iodo.

5- Volte para a caixa de batatas e use a solução de iodo lá. Você encontrará as letras UDLLR.

6- Vá para o armário de vidro e abra a porta à esquerda com esta combinação: baixo, cima, baixo, esquerda, esquerda e direita.

7- Vá para o armário de vidro e abra a porta à esquerda com esta combinação: direita, esquerda, esquerda, baixo, cima, baixo.

8- Atrás da porta à direita, confira os quebra-cabeças com pedaços de fruta e gire todas as faces do puzzle até que as imagens se formem. Comece pelas uvas, uma vez que tiver resolvido esta face, as outras serão mais fáceis.

9- Pegue o boneco azul e aqueça-o na máquina para revelar a combinação: 1234

10- Pegue a garrafa de água e o cartão atrás da porta direita do armário de vidro.

11- Combine a forma, a água e a gelatina. Coloque esta combinação na máquina e deixe resfriar.

12- Inclua na mistura o boneco, agora resfriado, e ele revelará uma pequena chave.

13- Abra o lado direito do armário de metal abaixo da caixa de batatas e use a chave e a combinação: 625. Apesar das aparências, a combinação que é apresentada não é a correta. O jogo tenta te enganar exibindo os números 529 mas, na realidade,você precisa girá-los para que forme o número 625.

14- Faça a soma dos números que você adquiriu: 1234 + 625 = 1859. Use esta combinação no teclado numérico da porta.

15- Use a chave pequena nas algemas próximas ao local em que você encontrou a boneca azul para conseguir a mão direita.

16 - Aqueça a mão direita para abri-la e utilize-a no sensor biométrico da porta.

Infirmary (após todos os times terminarem o fragment Execution) 

1- Pegue o spray de luminol que está em cima da mesa, o leitor de código de barras na cama, o estetoscópio do jaleco pendurado na parede e a seringa na maca.

2- Use o spray luminol nos armários. As combinações para cada armário aparecerão nas respectivas portas. Você somente terá que abrir a terceira e a quinta porta da esquerda para a direita. As combinações são 413 e 275.

3- Resolva o quebra-cabeça do cubo encontrado no armário 413 e pegue o cartão.

4- Use o cartão no CT scanner monitor para ativá-lo. Escaneie Carlos, Junpei e Akane.

5- Use o leitor de código de barras para escanear agora as tomografias resultantes do CT scanner monitor, que podem ser encontradas no quadro.

6- Pegue a tinta e a chave de roda encontrada nos compartimentos abaixo dos leitores.

7- Combine a tinta com a seringa.

8- Examine o pôster na parede e injete a tinta na parte da imagem onde está a vela.

9- Use a chave de roda para remover os parafusos nos quatro cantos do pôster.

10- Use o estetoscópio na redoma de vidro. A combinação é 15, 7 e 12.

11- Por fim, examine a redoma com os antídotos.

Rec Room (após os três times concluírem os fragments Execution) 

1- Pegue as regras de xadrez na mesa, a caixa de madeira e os fósforos no balcão.

2- Use os fósforos para iniciar fogo na lareira e jogue madeira em cima.

3- Pegue a garrafa de água encontrada na prateleira de madeira atrás do balcão.

4- Use a água para extinguir o fogo.

5- Pegue o gancho da armadura que está perto da lareira e utilize-o para recuperar a caixa. Você terá a primeira moeda.

6- Use o gancho para levantar um painel no chão perto da mesa de cartas e pegue o martelo de madeira.

7- Use o martelo para apertar o bloco “C” no tabuleiro de xadrez.

8- No cilindro, da esquerda para a direita, selecione os seguintes símbolos: torre, bispo, rei. Você conseguirá uma segunda moeda.

9- Na mesa da roleta, entre com o código SPIN e adquira a terceira moeda.

10- Coloque a roleta no slot que fica no topo da máquina caça niqueis e puxe a alavanca.

11- Pegue as peças, examine o símbolo de coração no slot da máquina e recrie o símbolo de coração com as peças que você possui.

12- Pegue a quarta moeda e o cartão de calendário.

13- Use o cartão no jukebox, depois pegue os três dados que caíram no chão.

14- Derrube o castelo de cartas. Com o cartão de calendário, você deve descobrir a equação da mesa, que é traduzida como: JAM – ODDS + SADMAN. Usando as dicas que você encontrou na sala, o resultado será 100 - 35 + 570 = 635.

15- Insira os três dados nos slots ao lado da mesa de cartas e os coloque com faces voltadas para os números 6, 3 e 5.

16- Vá até a maquina próxima à mesa de cartas e insira as cinco moedas.

Control Room (após os três times concluírem os fragments Execution) 

1- Encontre os óculos escuros escondidos atrás do pôster com o símbolo de alta voltagem e numerais romanos nas laterais.

2- Verifique os monitores e examine as telas mostrando a persiana e fita adesiva.

3- Gire os botões do quadro de distribuição enquanto acompanha os padrões mostrados no monitor. Com isso, um armário abrirá mostrando uma pequena bateria e uma anotação.

4- Combine as partes da bateria com os óculos escuros. Examine-os e escolha o modo A. Isso te dará a solução para o puzzle de numerais romanos.

5- Com o padrão dos óculos e o sinal de voltagem do pôster, você descobrirá a solução para o puzzle do segundo quadro de distribuição. Aqui, a solução é 4-V, 1-II, 2-III, 5-I e 3-IV. Não se esqueça de pegar a nota próxima ao segundo quadro.

6- Verifique o monitor que se acendeu para adquirir a solução do próximo puzzle envolvendo as válvulas. A válvula do cilindro vermelho deve apontar para SE, do cilindro azul para N, do cilindro verde para E e do cilindro rosa para SW.  Com isto, um cilindro central emergirá.

7- Isso fará com que um terceiro monitor se ligue, revelando a solução para o puzzle das lâmpadas redondas de vidro. A solução da primeira coluna é: aceso, apagado, aceso, aceso, apagado e aceso. A segunda coluna é apagado, aceso, aceso, apagado, aceso e aceso. O armário se abrirá, revelando outra nota e um headset para os óculos escuros.

8- Combine o headset com os óculos escuros e escolha o modo B para a solução do puzzle do guindaste.

9- Vá até o último monitor e ative o guindaste. As direções são: direita, baixo, esquerda e baixo. Leve o guindaste para baixo para pressionar o botão, o que fará com que os monitores menores exibam algumas letras.

10: Use as notas. Examine os óculos escuros, escolha o modo C e entre com a senha: BETESTEDBYFIRE.

11- Gire a válvula novamente. Direcione a válvula verde para o N, a vermelha para o NE, a azul para o W, a rosa para o S e a cinza para o NW. Isso fará com que um painel emerja do chão.

12- Conecte nele o cabo solto próximo ao painel.

Power Room 

1- Pegue a caixa de fosforo do chão, abra a válvula de gás e ligue o interruptor amarelo. Agora, acenda um fósforo e jogue no aquecedor.

2- Mova o interruptor de distribuição de energia próximo à válvula de gás. O cano mais alto deverá receber energia a partir de agora.

3- Abra o armário vermelho conectado no mesmo cano e pegue o molde de aço com o formato de chave.

4- Mova o interruptor que está próximo à porta do armário para abrir a porta de baixo. Você terá que resolver um puzzle envolvendo um cubo, com isso você conseguirá dois tampões de pia.

5- Use os tampões para tampar as duas pias da sala.

6- Vá ao painel de distribuição e direcione a energia para o cano direito.

7- Abra o segundo armário e pegue o extintor de incêndio.

8- Gire o interruptor perto do armário para conseguir um bloco de metal.

9- Encaixe o bloco de metal e molde de aço no forno do canto.

10- Use o fósforo para acender o fogo e pegue a chave na gaveta.

11- Use a chave para desbloquear alavanca e puxe-a.

12- Abra a válvula de água próximo ao painel de distribuição, o que fará com que ambas as pias encham até transbordar. Não se esqueça de cobrir os dois dutos de drenagem que se localizam perto de cada uma das pias.

13- Ligue o interruptor que está conectado aos fios expostos. Isso irá ligar o painel de controle principal.

14- Resolva o puzzle e ligue o monitor perto dele.

15- Resolva o puzzle de laser fazendo com que todos os raios atinjam o núcleo central.

16- Use o extintor de incêndio na água que se acumulou próximo ao painel de controle.

Isso é só o começo 

É claro que o jogo não termina aí, muito pelo contrário, a maioria dos finais e a parte mais complexa da história começam a partir daqui. Além disso, ainda é preciso concluir as salas do time Q e D. O importante é que com o que temos até agora é possível resolver todos os puzzles e escapar de todas as salas referentes ao time C.

De qualquer maneira, fiquem despreocupados, pois, em breve, disponibilizarei os guias para desvendar as salas dos demais times e também um passo-a-passo de como conquistar todos os finais do jogo.

Mas, e quanto ao guia do time C? Conseguiram resolver todos os puzzles? Ficaram com alguma dúvida? Aguardo seus comentários.

Revisora: Érika Mitie Honda

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google