Elders Scrolls V (Multi) – Redescobrindo Skyrim

Uma seleção de mods que mudará a maneira como você vê o clássico da Bethesda.


Desde do final de 2011 não foi possível falar de um RPG eletrônico sem se referir direta ou indiretamente a Skyrim, principalmente quando o mesmo se passava em mundo aberto.


O mais impressionante é que mesmo quase cinco anos após seu lançamento, Elder  Scrolls V não apenas continua a ser reverenciado como também muitos conteúdos, mesmo que não oficiais, continuam a ser  desenvolvidos para o mesmo, os famosos mods.


Ao contrário de matérias  anteriores, o objetivo dessa seleção não é apontar os mods essenciais, que melhorem as mecânicas ou mesmo os gráficos do game, mas sim alterações que acrescentem de fato ao jogo, o tornem atual e, principalmente que incentivem um retorno prazeroso por parte do jogador ao mundo de Skyrim.

As coisas não funcionam no grito

Penso que a esta altura todos tenham ao menos alguma noção de como se instala um mod, ainda mais se tratando de jogos da Bethesda, que é favorável às modificações de seus jogos por terceiros, contanto que ela não seja lesada com isso, é claro.

De fato, a maioria dos mods de Elder Scrolls V são fáceis de instalar, basta arrastar os novos arquivos para determinadas pastas do game ou usar um gerenciador, como o Nexus Mod Manager. Apesar disso alguns mods que exigem alguns pré-requisitos para funcionar adequadamente, geralmente outros mods, dentre os mais comuns se destacam o SKSE Scripts e o SkyUI

SKSE Scripts

O Skyrim Script Extender (SKSE) é uma ferramente usada por muitos mods em Skyrim que expandem a capacidade normal do scvripting e lhe permite adicionar algumas funcionalidades ao game.

Há várias formas de instalar o SKSE, a mais comum é instalá-la pela própria Steam, mas também é possível fazer da forma tradicional, pela substituição de arquivos. Bem, de qualquer maneira, uma vez instalada, você precisará o jogo sempre pelo skse_loader, o que será feito automaticamente caso você tenha escolhido o primeiro método, em outras palavras, basta clicar normalmente no botão “Jogar”.

SkyUI

O SkyUI é uma elegante e amigável interface de usuário com opções de configuração avançada. Mas calma, isso não é nada para ficar assustado ou confuso, este mod não fará nada de indesejável, muito pelo contrário, ele irá melhorar o modo de organização de seu inventário, magias e poderes, de forma que agora será muito mais fácil e rápido encontrar aquilo que você deseja.

Como se fosse a primeira vez 

Uma vez que SKSE Scripts e o SyUI foram instalados, você não terá grandes dificuldades para alcançar aquilo que realmente lhe interessa: aqueles  mods que irão mudar totalmente a experiência que você havida tido até então. Bem-vindos a um nova Skyrim!

Sofia Follower 

Esse talvez seja um dos melhores e mais conhecidos mods desenvolvidos para para game e também não é para menos. Da mesma maneira que Lydia, Sofia é uma companion, a diferença é que além de linda, ela é extremamente carismática, sempre fazendo comentários sarcásticos relacionados com as quests que você está executando. E, diferentemente de outros conteúdos, Sofia é vocalizada, ou seja, todas as suas falas possuem dublagem em inglês.

Aliado a isto, este mod lhe permite que você troque a “classe de personagem” de Sofia e lhe peça para usar armas e equipamentos específicos, o que lhe possibilita não apenas mudar seu visual como a torna muito mais útil em batalha, adaptando-a as sua necessidades.

LC-Become  King of Riverhelm

Aqueles que estão familiarizados com Elder Scrolls V sabem que Skyrim possui nove regiões principais, cada uma delas comandadas por um Jarl. Estes governantes são extremamente independentes só se reportando ao Alto rei de Skyrim.

O problema é, não importa quão épico sejam os seus feitos, você nunca poderá ser um Jarl. Bem, pelo menos não até agora, então se você sentia que suas façanhas não eram devidamente recompensadas, este é o seu mod.

Com Become  King of Riverhelm você poderá governar seu próprio reino, com tudo a que se tem direito. Para começar você terá seu próprio brasão, vários cavaleiros e subalternos a sua disposição. Poderá coletar taxas e quando se entendiar, poderá entreter os habitantes da cidade lutando contra monstros em uma arena construída especialmente para isso.

Mas diversão não para por ai, ainda terá várias quests a sua disposição, incluindo um esgoto infestado de criatura reptilianas, além de poder simular guerras e invasões. Mas fique tranquilo nada acontece sem a sua permissão, de modo que é preciso ativar cada uma dessa atividades conversando com os NPCS.

Kankaraya

Aqueles jogadores que gostam de jogar com personagens femininas, ou mesmo gostam ser acompanhados por uma, já devem ter percebido que não há muitas roupas interessantes a disposição.

Para por fim a este problema, KANRAx2 resolveu criar não apenas novas vestimentas, mas toda uma loja dedicada a aquisição de roupas femininas. A loja é toda feita de acordo com o estilo e cultura japonesas.

Para quem gosta de imersão, dentro da loja há um pequeno restaurante tradicional onde é possível fazer uma refeição e ainda convidar dois acompanhantes para dividir o  momento.

 Infelizmente, para comprar diretamente na loja, só há quatro opções de roupas: dois vestidos e duas yukatas (kimonos festivos), mas há muitas outras vestimentas exclusivas que podem ser adquiridas  através de uma máquina de gachapons, que também se localiza no interior da loja.

To be continued

Penso que estes mods adicionarão muito as suas partidas, além de começar a mudar um pouco a cara do jogo. Se você não está satisfeito ou não gostou dos mods citados até o momento, não se abale, pois isto é apenas o começo. Na próxima edição, mostrarei como mudar radicalmente o visual do game, a ponto de torná-lo irreconhecível, transformando-o graficamente em um jogo da nova geração.

E, então, meu caro leitor, de quais mods você gostou mais? Se você tem alguma dúvida ou sugestão, não hesite em comentar. Até a próxima!

Capa: Peterson Barros


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google