Blast Track: Gerudo Valley (The Legend of Zelda: Ocarina of Time)

Faixa: Gerudo Valley. Compositor: Koji Kondo. Jogo: The Legend of Zelda Ocarina of Time. Plataformas: N64, GC, 3DS. Desenvolvido pela Nintendo e lançado em 1998.




The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos poucos jogos da história que pode se beneficiar da dispensa de apresentações. Lançado em 1998 para o Nintendo 64, o game conquistou universalmente crítica e jogadores. Uma versão do título foi publicada posteriormente no GameCube e seu remake chegou ao 3DS como um dos carros-chefe do portátil.

A música de Koji Kondo para o jogo apresenta ampla diversidade de gêneros e ritmos, algo que tornou-se costume da franquia Zelda — chegamos a discutir isso por aqui. Isso se deve, em partes, à variedade de ambientes que o game contém: dos verdejantes campos de Hyrule às entranhas de Jabu-Jabu.

Gerudo Valley exemplifica essa questão de forma contumaz. Inspirada pelo flamenco da Andaluzia, região da Espanha meridional, a peça dá vida ao deserto onde se situa a fortaleza das Gerudo, origem do vilão Ganondorf. A faixa se tornou uma das mais lembradas e executadas do repertório de Zelda e, de forma geral, da própria game music. 

A versão do duo Co-Op Players é fiel ao arranjo original, mas contém uma seção de improviso, característica marcante das interpretações do jazz.
Luiz Roveran é mestrando em música pela UNICAMP. Busca em sua produção promover a interdisciplinaridade entre os games e outras mídias, como o cinema e a literatura. É um dos fundadores do Pulo Duplo, toca com o Co-Op Players e é ostensivamente são-paulino.

Comentários

Google+
Facebook


Podcast

Ver mais

No Facebook

Ver mais