Top 10

Os melhores trailers de jogos

Reviva estas dez vezes que os estúdios nos deixaram ansiando por um jogo.

Os jogos evoluíram em inúmeros aspectos ao passar dos anos, e a forma de se vender ao público não deixa de ser uma delas. Aos poucos, jogos foram migrando dos comerciais, que mais lembravam os de brinquedos, para os trailers, com produções que não devem nada ao cinema e ajudam a deixar o público com aquela vontade de experimentar o jogo desde seu anúncio. Que tal então conferir alguns dos melhores trailers de jogos já feitos?

10 – Final Fantasy VII Remake

Confesso que Final Fantasy VII passa longe de ser o meu jogo preferido da franquia, mas é difícil não se empolgar com este trailer. Os visuais incríveis tratam com dignidade a nostalgia do público, mas sem revelar tanto na primeira metade, gerando aquela tensão desde o primeiro segundo: “é isso mesmo que eu estou pensando?”.


O trailer vai dando mais pistas ao passar do tempo e, ao mostrar Barret e Cloud, não restam mais dúvidas. Não temos como ter certeza se o jogo fará justiça à expectativa dos fãs, mas que o trailer deixa aquela vontadezinha de que ele saia logo, isso deixa.

9 – Deus Ex Human Revolution

Uma franquia histórica como Deus Ex não poderia deixar de receber um trailer histórico. O clima que o vídeo confere confirma o que eu disse acima, que os trailers de jogos já não devem nada aos filmes.


Fiel ao jogo, desde a ação até a paleta de cores, o trailer nos apresenta o jogo de forma cinemática tão bem que chegamos até a pensar aquilo que costuma ser o terror de qualquer jogador: isto poderia virar um filme.

8 – Portal

Este trailer trazia a difícil tarefa de apresentar para o público um jogo tão único quanto Portal, e realizou com sucesso. O contraste entre as partes “instrucionais” e a visão do gameplay do jogo nos adiantam muito do tema e do que sentiríamos no jogo sem estragar a melhor parte, além de apresentar muito bem sua mecânica única.

Além de tudo, somos apresentados já no trailer à voz de Glados, uma das antagonistas mais marcantes que os jogos iriam conhecer. Este foi um dos trailers que deixou todos ansiosos para o lançamento do jogo, que felizmente para todos nós, foi tão fantástico quanto parecia.

7 – Metro Last Light

Apenas tinha ouvido falar aqui e ali da franquia Metro, até que eu vi o trailer de Metro Last Light e caí em amores por este que é um dos trailers mais reveladores e ao mesmo tempo instigantes que consigo pensar.

É impressionante o uso da ação pausada para apresentar uma grande diversidade de cenários e como o trailer consegue passar tanta ação usando apenas de movimentos de câmera. Uma produção incrível que faz qualquer um querer ver mais e mais.

6 – Bioshock Infinite Reveal Trailer

Bioshock Infinite tem uma história polêmica com seus primeiros trailers, muitos mostrando um escopo simplesmente grande demais e que não viria a ser alcançado, deixando muitos jogadores decepcionados com o resultado final.


Apesar de adorar Bioshock Infinite, é impossível olhar este trailer e não imaginar como o jogo poderia ter sido. A beleza gráfica, desde os personagens à cidade, passando pela direção de arte em todos os pequenos detalhes, é incrível e não é à toa que deixou tantos esperando tão ansiosamente pelo terceiro capítulo desta incrível franquia.

5 – Life is Strange

Este trailer de Life is Strange soma tudo aquilo que faz o jogo incrível, desde a parte emocional, e o uso sinérgico incrível da trilha sonora, até mesmo as partes tolas que fazem Life is Strange um jogo único.

Parecendo um trailer de um filme adolescente, esta produção faz jus ao jogo, sendo mais que suficiente para apresentar ao jogador onde ele “está se metendo”. A forma que o trailer consegue captar a atmosfera do jogo e nos dar vontade de jogar, e até mesmo de rejogar, ao ver de novo o trailer garante a ele o merecido espaço no Top 10.

4 – Transistor

A Supergiant Games tinha um trabalho difícil ao mostrar a todos que não seria um estúdio de um jogo só, ao tentar emplacar um título após o estrondoso sucesso de Bastion, e ela conseguiu isso desde o trailer de seu jogo seguinte: Transistor.

O trailer nos apresenta um jogo similar a Bastion, mas ainda assim com mecânicas e ambientações completamente únicas, além de reforçar uma das maiores qualidades de seu título anterior: a trilha sonora. A soma da música com as cenas do trailer gera aquele mistério que tanto amamos e gerou uma expectativa sem igual para os fãs de Bastion e de jogos em geral.

3 – Hotline Miami

Um dos vídeos mais diferentes e instigantes desta lista para um dos jogos mais diferentes e instigantes desta lista. O trailer de Hotline Miami consegue ser marcante por sua simplicidade e sinergia inesperada com o clima do jogo.

Apesar do forte contraste da arte do jogo com o uso de um ator real no trailer, é impressionante como ele consegue capturar a atmosfera única do jogo no vídeo. A violência, a música e o tema estão apresentados lá com sutileza o suficiente para deixar apenas o jogador na vontade de jogar este que é um dos melhores indies de todos os tempos.

2 – Dead Island

Dead Island foi uma decepção generalizada. Não que ele seja um jogo ruim, nem de longe, mas sim por não corresponder à incrível qualidade de seu trailer, que nos deixou esperando muito mais do que tivemos.

Emocional e extremamente bem produzido, o trailer conta uma pequena narrativa própria de uma forma única e excepcional para qualquer trailer de jogos, sendo um ponto marcante nesta área da indústria, gerando inclusive paródias, como um dos trailers de Goat Simulator. Apesar de nos deixar com expectativas maiores do que a que deveríamos, é impossível deixar de colocá-lo como um dos melhores já concebidos dentro e fora dos jogos.

1 – Metal Gear Solid V

O capítulo que encerraria a franquia Metal Gear Solid nas mãos de Hideo Kojima não poderia deixar de ter um trailer marcante, ainda mais conhecendo as fortes influências cinematográficas do criador. Com uma trilha sonora incrível e brincando com as expectativas dos fãs, Metal Gear Solid V nos entregou um dos mais impactantes trailers que os jogos já tiveram.

Mostrando uma cara mais séria para a franquia, este trailer nos mostra o contexto violento e parte das motivações que cercam os personagem de Metal Gear Solid V, dando-nos uma visão nova do velho conhecido Big Boss, além de mostrar pequenos trechos da história que serviram para nos deixar ainda mais apreensivos com o que estava por vir. Um marco não só para a série mas um passo à frente no tratamento de jogos.
---

E aí, concorda com a lista? Acha que deixamos algum trailer marcante de fora? Deixe-o nos comentários.

Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google