Perfil

Conheça Rush, o multifuncional cão robótico de Mega Man

Venha relembrar a obra-prima de Dr. Light, que auxilia Mega Man transformando-se em toda a sorte de armas, veículos e apetrechos

Que companheiro mais leal e amigável do que um bom cão? Essa não é uma retórica válida apenas para nós, humanos, mas também para robôs, como nosso querido Mega Man. Ao longo de suas batalhas contra as máquinas de Dr. Wily, o robozinho azul foi recebendo diversas ajudas robóticas de seu pai, Dr. Light. E uma das maiores invenções do cientista foi, com certeza, o cachorro-robô Rush. Utilizando suas várias transformações para auxiliar Mega Man, Rush é mais do que um robô de estimação ou um canivete suiço, mas, sim, um companheiro de aventuras.


Dando à luz um cachorro

Pouco se sabe sobre a criação de Rush além de que ele foi construído pelo Dr. Light para auxiliar Mega Man. Afinal, o robozinho azul da Capcom já havia enfrentado sozinho muitos Robot Masters de Dr. Wily em Mega Man (NES) e Mega Man 2 (NES) até que o cão-robô aparecesse para ajudar. Rush estreou em Mega Man 3 (NES), com suas três principais transformações: mola propulsora, prancha voadora e submarino.

Com o tempo, novas formas foram sendo implementadas pela Capcom. Muitas dessas transformações acabaram se tornando ícones de jogos específicos; por exemplo, a fusão entre Mega Man e Rush, gerando o Power Mega Man, em Mega Man VI (NES). A utilidade e lealdade de Rush se espalhou por outras aparições de Mega Man e seu elenco. Na série televisiva, Rush é retratado como um adorador de Biscoitos de Bateria, por exemplo. Nos jogos da série Marvel Vs. Capcom e na última edição de Super Smash Bros. (Wii U/3DS), Rush também marca presença como eterno aliado do robozinho azul.

Um "cãonivete" suiço

Como já dito, há muitas formas e veículos nos quais Rush se transforma. Cada uma dessas variações está associada a um elemento de gameplay. Portanto, Rush não é um mero facilitador das impiedosas fases de Mega Man, mas, sim, um recurso que também precisa ser dominado pelo jogador. Vamos às muitas facetas de Rush:
  • Rush Coil: Provavelmente a forma mais conhecida pelos jogadores, Rush ativa uma plataforma em seu dorso, presa ao seu corpo por uma mola. Mega Man pode utilizar essa plataforma para realizar saltos mais altos do que o normal. Essa habilidade acabou sendo aproveitada, em Super Smash Bros., como a maneira de Mega Man retornar à fase após ser lançado longe. Em Mega Man 5 (NES) Rush Coil se tornou New Rush Coil. Essa variação da transformação coloca a mola propulsora abaixo de Rush, permitindo ao cachorro saltar junto a Mega Man.
  • Rush Jet: Nessa transformação, Rush se transforma numa prancha flutuante, na qual Mega Man pode subir para passar por partes mais perigosas das fases. Também é uma forma bem comum de Rush, aparecendo em diversos títulos da série.
  • Rush Marine: Por funcionar apenas em ambientes subaquáticos, Rush Marine não é uma transformação tão comum de Rush, restringindo-se a poucos jogos. Basicamente, temos o cão robótico em forma de submarino, no qual Mega Man pode navegar com liberdade debaixo d'água.
  •  Power Adaptator: Em Mega Man 6, Rush e seu dono podem combinar-se em uma poderosa versão de robozinho azul: Power Mega Man. Abrindo mão de sua habilidade de rasteira, Mega Man ganha um poder incrível, sobretudo em seus punhos, que funcionam inclusive como projéteis. Essa forma dá a Mega Man diversas vantagens, como acertar inimigos encouraçados e o poder de empurrar blocos.
  • Rush Jet Adaptator: Outra função entre Rush e Mega Man exclusiva de Mega Man 6 é o Jet Mega Man. Nessa forma, Rush empresta suas habilidades de vôo para seu dono. O robozinho perde as suas habilidades ofensivas no processo, porém poder locomover-se no ar acaba sendo uma mão na roda. Obviamente, a habilidade de vôo não é ilimitada, afinal saltar entre plataformas é um dos desafios mais cruciais e comuns da franquia Mega Man.
  • Rush Super Adaptator: Após essas duas formas exclusivas de Mega Man 6, o grande Mega Man 7 (SNES) resolveu aprimorar a ideia, juntando as formas Power e Jet em uma só. Assim nasceu o Super Adaptator. Rush empresta as habilidades de vôo (na forma de um salto duplo) e habilidades de soco devastadoras. O Super Adaptator tem ainda duas variações. Uma delas é a Hyper Rocket Buster, comprada na loja do jogo. A outra variação é utilizada por Bass, que rouba os projetos do Super Adaptator.

  • Rush Space: Nos cenários espaciais da linha de jogos de Mega Man lançados para Game Boy, Rush pode se transfigurar numa nave espacial. Dessa forma, o robozinho azul pode mover-se tal qual no Rush Submarine.
  • Rush Search: Rush pode utilizar seu faro para localizar itens próximos a Mega Man com essa "transformação" (que está mais para habilidade). Há diversos upgrades interessantes para Mega Man que o cão robótico pode encontrar em Mega Man 7 e Mega Man & Bass. Além disso, Rush também pode encontrar um... Game Boy!
  • Rush Question: Talvez a forma mais estranha de Rush, Rush Question faz o cão aparecer junto a Mega Man e lhe entregar um item aleatório. Trata-se mais de uma ajudinha do que propriamente uma transformação do robô.
  • Rush Bike: Ao transformar-se em uma motocicleta, Rush serve como montaria a Mega Man. Essa versão do cão robótico permite a Mega Man locomover-se em alta velocidade, realizar saltos mais extensos e atirar projéteis pela boca de Rush. O robozinho azul também fica imune a ataques inimigos.
  • Rush Bomber: Sabe quando um jogador é derrotado numa partida de Bomberman e pode ficar atirando bombas pelos cantos da fase? É mais ou menos isso que Rush faz como Rush Bomber. O cão transforma-se em Jet Rush e, voando na parte superior da fase, atira explosivos nos adversários de Mega Man.
  • Rush Charger: De forma muitíssimo semelhante ao Rush Bomber, Rush Charger faz com que o cão atire itens de recuperação de vida para Mega Man, em vez das bombas.
  • Rush Vision: Nessa forma. Rush ativa um projetor holográfico, para comunicar-se com Dr. Light (ou mostrar reprises das aventuras anteriores de Mega Man). Será que Rush Vision tem suporte a Netflix?
  • Rush Roadstar: Definitivamente o melhor kart para um crossover entre Mega Man e Mario Kart, Rush Roadstar é a transformação do cachorro em um carro para seu dono. Essa forma é utilizada em Mega Man: Battle & Chase (PS), que, como o título indica, envolve batalhas e alta velocidade.
  • Rush Drill: Talvez a forma mais poderosa de Rush, Rush Drill é a transformação do cachorro numa grande furadeira pilotada por Mega Man. Oriunda de Marvel vs. Capcom, essa versão do cão é capaz de atropelar adversários e castigá-los com sua broca.
Ufa! Haja transformações para Rush, hein? Como cabem tantos aparelhos, veículos e funcionalidades dentro do corpo desse cão, só o Dr. Light sabe! E olha que existem ainda mais formas que Rush pode assumir, ou que, por pouco não assumiu. No desenho animado, por exemplo, ele tem várias transformações exclusivas (e pouco úteis para os jogos). Já a forma Rush Drill quase apareceu em Mega Man 3, mas foi deixada de lado na ocasião.

Um latido de nostalgia

Rush foi, ao longo dos anos, o mais fiel companheiro de Mega Man. Sem dúvidas, é o fiel escudeiro do robozinho azul. E isso o coloca em uma posição de destaque no universo de Mega Man, às vezes na "forma" de um alívio cômico também. Esperamos poder ver mais jogos da série experimentando novas formas para Rush! Até lá, teremos sempre seu auxílio nas partidas de Smash Bros. com Mega Man e nos jogos da recente coletânea Mega Man Legacy Collection (Multi)!
Revisão: Gabriel Verbena
Capa: Felipe Fabrício


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google