Blast from Japan

Puyo Puyo Tetris (Multi) é uma mistura de puzzles que nunca saiu do Japão

As duas séries se enfrentam e se mesclam nesse ótimo título.

Crossovers são comuns no mundo dos jogos: é divertido e interessante ver duas séries diferentes em uma única aventura. Puyo Puyo Tetris, como o nome implica, combina as duas franquias de jogos em um único título. O resultado é um puzzle com características únicas e capaz de agradar vários tipos de fãs. Ele foi lançado para 3DS, Wii U, PS3, PS4, PS Vita e Xbox One, mas infelizmente nunca saiu do Japão.

Puyo Puyo Tetris mescla as duas franquias de puzzles, que são bem populares no Japão. Tetris dispensa apresentações, já que o jogo de combinar blocos praticamente faz parte da cultura popular de todo o mundo. Já Puyo Puyo não é uma série muito conhecida no Ocidente, mesmo tendo mais de 15 versões no Japão. Os títulos de combinar pequenas criaturas gelatinosas sofreram alterações quando vieram para esse lado do globo: a versão de Mega Drive virou Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine; enquanto Super Puyo Puyo, no SNES, transformou-se em Kirby’s Avalanche. Alguns poucos jogos mais recentes foram renomeados para Puyo Pop e foram lançados para DS e GameCube em todo o mundo. Contudo, no geral, Puyo Puyo é uma série mais conhecida no Japão.

Tetris no mundo de Puyo Puyo

Uma característica curiosa dos jogos da série Puyo Puyo é que eles sempre tiveram história e personagens — tudo sempre muito colorido e feliz. Puyo Puyo Tetris, por ter sido desenvolvido pela mesma equipe dos últimos títulos Puyo, também tem uma trama.


A garota Arle e seus amigos acabam indo parar no mundo de Ringo, uma companheira de aventuras anteriores. Nesse local, tetriminos (as peças de Tetris) estão caindo do céu, causando vários problemas. Enquanto investigam a origem disso, Arle e seus amigos são transportados para uma nave alienígena e lá conhecem T e O, que vão ajudar a resolver a confusão. T, O, S e outros personagens, na história, são naturais do planeta Tetrimino — cada um desses heróis é baseado em uma peça de Tetris.

Muitas maneiras de jogar

O maior destaque de Puyo Puyo Tetris é a grande quantidade de modos de jogo. Quem está familiarizado com as duas séries, vai reconhecer as modalidades dos modos anteriores. É possível acompanhar a trama no modo Adventure, testar as habilidades nos modos Single ou enfrentar oponentes nos Versus. O jogo conta com multiplayer local e online para até quatro jogadores.


A variedade das maneiras de jogar é grande. Gosta de Tetris? Selecione essa opção no menu e enfrente modos clássicos como maratona ou infinito, com direito a recursos dos últimos jogos da série como guardar uma peça ou derrubá-la de uma vez. Prefere Puyo Puyo? Monte combos com as geleias coloridas nas modalidades Versus ou então tente alcançar grandes pontuações no Fever. Por conta disso, o jogo é perfeito para os fãs de qualquer uma das duas séries.

Combinando a jogabilidade das franquias

Ter vários modos dos dois puzzles já era esperado, mas a desenvolvedora Sonic Team foi além e criou modalidades completamente novas que combinam as mecânicas de ambas as séries. No modo Versus, por exemplo, é possível jogar partidas que ficam alternando entre as mecânicas dos dois títulos de tempos em tempos — para vencer é importante dominar ambos os estilos. Outra opção são partidas mistas: alguns participantes no modo Puyo, outros no modo Tetris, com direito a ataques para atrapalhar os oponentes.


O modo mais interessante chama-se PuyoTetMix. Nessa modalidade, os dois puzzles são combinados em uma única área de jogo, com peças misturadas. Em um momento o jogador precisa organizar Puyos; já em seguida pode vir um Tetrimino — de vez em quando os dois tipos de blocos vêm juntos em um único conjunto. O objetivo ainda é limpar a tela, seja juntando Puyos da mesma cor, seja fazendo linhas com blocos, mas a mistura pode deixar as coisas bem caóticas. Para completar, existe também uma configuração chamada Party: itens podem ser utilizados para atacar os oponentes.

Um puzzle preso no Japão

Puyo Puyo Tetris foi sucesso de crítica e público: o jogo foi o mais vendido em sua semana de lançamento e as notas nas publicações especializadas foram boas. Mas, mesmo assim, a distribuidora Sega não trouxe o título para o Ocidente. Não se sabe ao certo os motivos disso, mas é possível especular que a baixa popularidade da série Puyo Puyo por aqui deve ter pesado na decisão de não localizar o jogo.

Por sorte, fãs ocidentais de puzzles podem jogar Puyo Puyo Tetris. O motivo disso é que o jogo foi lançado para plataformas nas quais os consoles não têm trava de região, como PlayStation 3, PS Vita e Xbox 360, basta importá-lo de alguma loja nipônica. Este é, também, o único jogo físico de Xbox One lançado exclusivamente no Japão — o que é bem impressionante, já que o console da Microsoft não é popular naquele país. E vocês, gostariam de testar Puyo Puyo Tetris?

Revisão: Luigi Santana

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google