Jogamos

Análise: Fortified! (Multi) leva os jogadores aos anos 50 para combater alienígenas

Estratégia e ação de filmes clássicos do cinema inspiraram esse tower defense charmoso e divertido.

Imagine um jogo que se passe nos anos 50, tenha os principais heróis de ação da época, além de robôs-alienígenas, naves, explosivos e armas. Essa é a principal ideia por trás de Fortified! (Multi), um jogo que mistura elementos de um tower defense, onde é necessário defender uma localização de intrusos, e shooters em terceira pessoa.

Defendam suas posições

As missões principais de Fortified levarão o jogador a utilizar todo o armamento disponível para defender sua base, até que uma nave contendo um elemento que irá destruir a ameaça alienígena decole para o espaço. Enquanto isso os robôs vindo diretamente de um outro planeta tentarão destruí-la.

Estão a disposição quatro tipos de heróis muito comuns nos filmes e quadrinhos dos anos 50. Entre eles: o fortão militar, o astronauta, o agente do governo e a cientista, cada um com habilidades e armas únicas para ajudar no campo de batalha e que permitem estratégias diferenciadas dependendo da classe que se utilizar.
Escolha seu herói dos anos 50.
Por exemplo, a cientista possui um foguete em suas costas, logo, é possível apoiar suas tropas a partir do ar. O militar permite combater lado-a-lado de seus aliados lado-a-lado com armamento pesado ao seu dispor. E por falar em armamentos, todos eles são inspirados em armas do período da Guerra Fria. Há também outros dispositivos experimentais inusitados como armas de choque, fogo e laser.

Que comecem os jogos

A jogabilidade do título é simples e a curva de aprendizado bem rápida. Em um primeiro momento será necessário espalhar as defesas e preparar o terreno para a chegada das ameaças. Posicionar seus recursos disponíveis de forma eficiente pode depender de uma boa estratégia em níveis mais elevados, porém os iniciais ensinam a tarefa de forma divertida e amigável.

Para preparar o seu arsenal, uma gama de possibilidades estará disponível durante a jogatina. Aos poucos novos equipamentos e recursos vão sendo liberados e ficam a disposição para serem comprados com a moeda do jogo. Entre as possibilidade estão soldados com armas pesadas, lança-foguetes, barris explosivos, painéis de choque e que lançam fogo, torretas e canhões autônomos.

Uma vez montada sua estratégia, fica a seu cargo liberar a onda alienígena para a invasão e dessa forma o jogo se torna um título de tiro em terceira pessoa. Seu personagem agora parte para o combate usando até duas armas que podem ser selecionadas antes do início da batalha. As armas também serão desbloqueadas com o decorrer do jogo e permitem deixar seu personagem ainda mais forte para enfrentar ameaças que também evoluem com o tempo. É possível também dar ordens aos soldados posicionados no campo, chamando para se juntar a você ou ordenando que mantenham suas posições.
Arme sua estratégia e prepare-se para a batalha.
A jogabilidade é simples e intuitiva, e segue jogos padrões dos dois gêneros aqui misturados. O que certamente é um ponto bastante positivo, pois aborda dois grupos de jogadores: os que gostam da boa e velha estratégia e os que querem apenas partir para o combate e dar uns tiros nos alienígenas.

A ambientação é bastante simples, porém recria toda a atmosfera dos anos 50. Tudo é bem colorido e representa incrivelmente bem a sensação que o jogo quer passar. Um título que remeta aos bons e divertidos filmes da época. Os personagens e alienígenas estão bem modelados e possuem um identidade visual própria, fazendo com que o jogador se identifique com pelo menos uma classe de herói.

Os robôs explodem e criam fumaça, fogo e lançam destroços para todos os lados de um jeito divertido de se ver. Com o passar da aventura, diferentes armamentos extraterrestres são enviados à Terra e vemos desde robôs humanoides ou parecidos com aranhas, até discos voadores e robôs gigantes no melhor estilo Power Rangers. E não esperem que eles não revidem, pois irão atacar além de sua base, seus recursos, armamentos e até mesmo você.

Chame os amigos para a batalha

Mas para encarar essa aventura o jogador não precisa necessariamente ir sozinho. Fortified provê diversos modos de jogo onde a ação cooperativa é o que prevalece. Além do modo história, há partidas cooperativas públicas e privadas, além de partidas rápidas, tudo para até quatro pessoas.

O interessante desses modos é o desafio de montar uma estratégia conjunta. Uma vez que os alienígenas podem vir de lados diferentes do cenário, é importante espalhar os recursos de cada jogador de forma inteligente e que supra os principais pontos fracos. Logo, comunicação entre todos é essencial.
No multiplayer tudo fica mais divertido.
O modo história é dividido em capítulos e, após escolher a sua classe preferida, o jogador deve percorrer cenários que vão ficando cada vez mais difíceis. Os aliens começam a aparecer de diversos pontos e as vezes sua renda acumulada não é suficiente para comprar todo o armamento que precisa. É necessário pensar e planejar com calma todos os passos.

Todos os modos são garantia de diversão, jogando sozinho, com amigos ou outras pessoas ao redor do mundo. Porém, jogar acompanhado acaba deixando as coisas mais caóticas e engraçadas, mostrando que ali está o verdadeiro brilho do jogo. Importante lembrar que os personagens possuem níveis de evolução que são levados para o modo multiplayer, então é importante jogar com todos eles alternadamente.

Luz, Câmera, Ação!!!

Fortified consegue entregar tudo que promete: um jogo bonito, divertido e com modos agradáveis de se jogar. A quantidade de armamentos não é, exatamente, muito grande, mas as possibilidades que se abrem junto às estratégias dos jogadores acabam ofuscando esse detalhe.

Os gráficos possuem pequenos problemas na movimentação dos personagens, às vezes os soldados controlados pela inteligência artificial do jogo ficam presos em partes do cenário. Porém, o problema ocorreu poucas vezes e não atrapalhou o jogo de forma que fizesse diferença no resultado final da partida.
Os aliens estão chegando!
No quesito online, uma dificuldade pareceu persistir. Durante várias partidas, o jogo acusava que a conexão não estava muito boa. Mesmo fazendo testes com outros jogos e deixando apenas o console conectado, a partida online insistia nesse fato e deixava as coisas um pouco estranhas quanto às animações do jogo. Possivelmente, o problema deverá ser corrigido mais para frente, através de uma atualização. Importante ressaltar que o ocorrido se deu na versão de console avaliada.

Apesar de tudo, Fortified é um jogo divertido e bem interessante de se jogar com os amigos. A batalha solo cria um desafio crescente que será mais aproveitada por quem gosta de jogar sozinho e aumentar os níveis dos seus personagens. Para aqueles que gostam de juntar os amigos, podem acabar se entediando rápido demais, e nesse caso, o multiplayer é a solução. Vale uma conferida.

Prós

  • Ótima ambientação;
  • Divertido de se jogar;
  • Modo multiplayer interessante.

Contras

  • Pequenos problemas nas animações;
  • Online inconsistente.
Fortified – Xbox One/PC – Nota: 7,5
Versão utilizada para a análise: Xbox One
Revisor: Gabriel Verbena
Capa: Felipe Araújo
Fabio Oliveira é Analista de Sistemas formado pela UERJ. Além da paixão pelo mundo dos games, é fanático por seriados americanos, cultura japonesa e filmes de ficção científica. Fã de Mario e Resident Evil resolveu contribuir para o universo gamer sendo newposter no GameBlast.

Comentários

Google+
Facebook


Podcast

Ver mais

No Facebook

Ver mais