30 jogos para ficar de olho em 2016

Adventures, RPGs, Roguelikes e muito mais. Confira alguns títulos menos conhecidos que podem surpreender em 2016.

The Legend of Zelda, Uncharted 4, Final Fantasy XV, Mass Effect Andromeda, Dark Souls III, e por aí vai. 2016 será um ano de muitos lançamentos gigantescos e aguardados, mas será também um ano de muitos jogos interessantes que acabam sendo muitas vezes esquecidos em meio aos grandes nomes. Para você conhecer, ou até mesmo recordar, esses títulos, preparamos uma lista com 30 jogos interessantes que chegarão ao longo desse ano.

Path to the Sky

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: DEKDEV

O título estava marcado para sair no fim de 2015, porém chegará apenas em 2016. Path to the Sky lhe coloca na pele de um náufrago que chega a uma ilha misteriosa e que deverá escalar para alcançar o ponto mais alto do local, além de sobreviver, é claro. O jogo ainda conta com conteúdo gerado proceduralmente, visual pixelado e dificuldade exponencial.

Cryptark

Plataformas: PC/PS4
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Alien Trap

Em acesso antecipado desde 7 de outubro, Cryptark é um roguelike frenético com muito tiro. O título está sendo desenvolvido pelos desenvolvedores de Apotheon (2015) e parece estar ficando bem bacana.

Kingdom Come: Deliverance

Plataformas: PC/PS4/XBO
Lançamento: Inverno de 2016
Desenvolvedora: Warhorse

Um dos títulos mais famosos da nossa lista, Deliverance vem chamando atenção há um bom tempo. Com um visual bastante caprichado, o jogo pretende nos levar até o ano de 1403, construindo uma experiência mais realista do que seria um jogo medieval, sem magias, dragões e elfos.

Abzu

Plataformas: PS4/PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Giant Squid

Primeiro jogo do estúdio fundado por Matt Nava, diretor de arte de Flower e Journey, Abzu é um simulador de mergulho, mas não um que pretende ser realista. Com um estilo visual diferente, a proposta é encontrar e desbravar as mais fundas partes do oceano.

Where the Water Tastes Like Wine

Plataformas: PC (outras plataformas a serem anunciadas)
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Dim Bulb Games

O co-criador de Gone Home, Johnnemann Nordhagen, fundou um pequeno estúdio e está preparando um jogo interessante. Inspirado pelas músicas e histórias folk americanas, o título promete brincar com formas narrativas e contar várias pequenas histórias em todo o território norte-americano ao longo de um século. A arte também promete.

Sometimes Always Monsters

Plataformas: PC
Lançamento: 2016?
Desenvolvedora: Vagabond Dog

O sucessor de Always Sometimes Monsters foi revelado em agosto de 2015, mas ainda não temos certeza se seu lançamento ocorrerá em 2016, ainda que seja bem possível. De qualquer forma, o visual do game ganhou uma repaginada, o que pode ser bem interessante para trazer mais expressão aos personagens. Esperamos que o jogo também traga uma experiência inesquecível.

Cosmic Star Heroine

Plataformas: PC/PS4/PS Vita
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Zeboyd Games

O jogo é praticamente uma carta de amor aos JRPGs de SNES e Mega-Drive. As inspirações são as melhores possíveis, passando por Phantasy Star, Lufia e, principalmente, Chrono Trigger. Tem tudo para agradar os fãs dos RPGs dos anos 90.

The Flame in the Flood

Plataformas: PC/XBO
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: The Molasses Flood

Outro que já está em acesso antecipado no Steam, The Flame in the Flood é um jogo de aventura e sobrevivência em uma América pós-sociedade com uma trilha sonora country folk. Tem muita gente com experiência na equipe, desenvolvedores de Bioshock, Halo e até mesmo Rock Band.

Catacomb Kids

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: FourbitFriday

É mais um que está no acesso antecipado. Catacomb Kids promete ser um roguelike viciante. A proposta é de que o jogador seja criativo e use os diferentes itens e cenários para vencer os temíveis inimigos e obstáculos das catacumbas.

We Happy Few

Plataformas: PC/XBO
Lançamento: 21 de junho
Desenvolvedora: Compulsion

Esse talvez seja um dos mais conhecidos da lista, já que ganhou alguma atenção na última edição da E3. O pessoal responsável por Contrast vem trabalhando nesse título há um bom tempo. É um game de sobrevivência ambientado em uma macabra Londres dos anos 1960, na qual todos os habitantes usam muita droga para se manterem felizes e acomodados.

Ghost of a Tale

Plataformas: PC/XBO
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: SeithCG

Esse é um título promissor que acompanha as aventuras do ratinho Tilo. O mais impressionante de tudo é que ele está sendo desenvolvido basicamente por uma pessoa, o Seith, com eventuais ajudas de amigos e profissionais que o auxilia nas dúvidas e problemas na utilização das ferramentas que criaram. Esse é um que eu torço bastante para dar certo, até por estar acompanhando o blog e os diferentes momentos da produção. O game chega antes ao PC, e depois ao One. A versão de PS4 possivelmente será anunciada, já que a Sony está em contato para que isso aconteça (como indicado pelo blog do game).

Cuphead

Plataformas: PC/XBO
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Studio MDHR

Outro que chamou atenção na última E3 (e que esteve presente também na BGS 2015), Cuphead tem tudo para ser uma das sensações indie do ano. Com um visual bacana baseado nas antigas animações dos anos 1930-1940, o título também parece contar com uma jogabilidade refinada e chefes desafiadores.

Hyper Light Drifter

Plataformas: PC/PS4/XBO
Lançamento: Outuno de 2016
Desenvolvedora: Heart Machine

Um RPG de ação 2D inspirado nos clássicos de 8-bit e 16-bit. É outro título que vem ganhando notoriedade ao longo do desenvolvimento, chamando atenção em eventos e dos veículos especializados. Também estou com ótimas expectativas para Hyper Light Drifter.

Aer

Plataformas: PC/PS4/XBO
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Forgotten Key

O visual de Aer é seu aspecto mais chamativo por enquanto, mas a premissa da exploração ao longo de várias ilhas no céu anima. O game promete uma história na qual a exploração de cada canto levará a heroína até o fim do mundo, desafiando os próprios deuses.

Skytorn

Plataformas: PC/PS4
Lançamento: 2016
Desenvolvedores: Noel Berry, Pedro Medeiros, Matt Thorson, Amora B., Ben Prunty, Power Up Audio

Outro interessante jogo de aventura com ambientes gerados proceduralmente, Skytorn nos colocará na pele da exploradora Névoa. Também é legal destacar que dois dos desenvolvedores de Skytorn, Pedro Medeiros e Amora B., são brasileiros e fazem parte do estúdio MiniBoss, responsável por Out There Somewhere.

Eitr

Plataformas: PC/PS4
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Eneme Entertainment

Aqui vale o bordão: “o que dizer desse jogo que eu conheço há tão pouco tempo e já considero pacas?”. Com influências como Diablo e Dark Souls, Eitr já desponta como um RPG de ação que todos que gostam do gênero devem ficar de olho. Sistema de loot, batalha brutal, visual e ambientação na medida certa são apenas alguns de seus aspectos chamativos.

Children of Morta

Plataformas: PC/PS4/PS Vita/Wii U
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Dead Mage

Financiado em fevereiro de 2015, Children of Morta ainda não tem data de lançamento, mas, se estiver dentro do planejado, sairá em 2016. Também atingiu as metas extras de ser lançado no PS4, Vita e Wii U, ficando há menos de 2 mil dólares da marca referente ao Xbox One. Isso tudo pra dizer que o título promete ser um roguelike centrado na narrativa através de arcos de história e eventos aleatórios. Controlaremos os membros de uma família que precisam se aventurar em uma montanha que sucumbiu às forças do mal.

Curious Expedition

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Maschinen-Mensch

Mais um que já está em acesso antecipado e chega em 2016. Esse é um rogue-like de exploração ambientado no século XIX. Poderemos escolher como personagem: Nikola Tesla, Charles Darwin, Marie Curie, entre outros.

Salt & Sanctuary

Plataformas: PC/PS4/PS Vita
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Ska Studios

Esse tem sido considerado o “Dark Souls 2D”, e ainda que esse tipo de comparação seja chata, os próprios desenvolvedores de Salt & Sanctuary confirmam a inspiração. Então pode esperar perder seus sais para inimigos ferozes em ambientes desesperadores.

Medieval Engineers

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Keen Software House

Também em acesso antecipado, Medieval Engineers é um jogo de simulação e estratégia no qual você pode viver na pele de um arquiteto, engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro urbano, químico ou quem sabe um planejador militar ou urbano. A premissa é diferente e interessante.

1979 Revolution

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: iNK Stories

Um adventure focado em escolhas que se passa durante os eventos da revolução iraniana de 1979, em Teerã. Controlaremos Reza, um jovem fotógrafo e jornalista que se vê em meio aos decisivos acontecimentos a partir do final de 1978. É comum ver filmes e séries desse tipo, que bom que agora estamos vendo cada vez mais jogos que se passam em importantes momentos da história.

SUPERHOT

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: SUPERHOT

“O FPS no qual o tempo move apenas quando você se move”! A premissa é bem bacana, agora resta vermos como o design do jogo vai favorecer o uso da mecânica. Aguardemos.

Vane

Plataformas: A ser anunciado
Lançamento: 2016?
Desenvolvedora: Friend & Foe

O título chamou atenção através de um teaser na TGS 2014, e ainda que não saibamos ao certo se ele chegará em 2016, vale a pena ficar de olho nas próximas informações. Vane é o primeiro jogo do estúdio formado por ex-membros do Team Ico (responsável por Ico e Shadow of the Colossus). Ainda é misterioso, porém o trailer é belo.

Moon Hunters

Plataformas: PC/PS4/PS Vita
Lançamento: Fevereiro de 2016
Desenvolvedora: Kitfox

Um RPG para se jogar sozinho ou com até três amigos que tem a proposta de que o jogador construa sua própria mitologia. Com promessa de muita exploração, Moon Hunters ainda traz um mundo gerado aleatoriamente.

Ashen

Plataformas: PC/XBO
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Aurora44

O título é um RPG de ação sobre criar relações. Além dessa informação misteriosa, também sabemos que o jogo traz um mundo aberto e uma jogabilidade multiplayer diferenciada.

Night in the Woods

Plataformas: PC/PS4
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Infinity Fall

Um sucesso no kickstarter, Night in the Woods traz um visual belo e diferenciado. O título é centrado em exploração, narrativa e personagens, e promete trazer uma história e um mundo encantadores.

Secrets of Grindea

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: Pixel Ferrets

Esse é um RPG que não faz cerimônia para admitir que quer ser uma experiência parecida com a dos RPGs de Super Nintendo. Além de trazer muito grinding, o jogo também trará uma experiência multiplayer.

SpyParty

Plataformas: PC
Lançamento: 2016
Desenvolvedores: Chirs Hecker, John Cimino, Keith Milot

Um interessante título que lembra aqueles jogos de assassinos e espiões que você joga com a turma numa noite chuvosa. É claro aqui a coisa é um pouco diferente, já que um jogador é um espião em uma festa enquanto o outro é um sniper que precisa identificar e matar o espião. SpyParty pode ser, também, uma ótima pedida para jogar com os amigos.

Oxenfree

Plataformas: PC/XBO
Lançamento: 15 de janeiro de 2016
Desenvolvedora: Night School Studio

Oxenfree é um adventure e também um thriller adolescente. É focado em escolhas e na história de jovens que acabam enfrentando uma noite macabra. O título sai no próximo dia 15 e vai ser o primeiro da lista que poderemos jogar a versão definitiva.

Death’s Gambit

Plataformas: PC/PS4
Lançamento: 2016
Desenvolvedora: White Rabbit

Um RPG de ação desafiador no qual exploraremos um mundo de fantasia cheio de bestas, cavaleiros e horrores. Lembra alguns títulos da série Castlevania, e isso é animador.


Revisão: Luigi Santana

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google