Criadores de engine dizem por que PS4 e Xbox One sofrem em 1080p/60fps

Segundo equipe de desenvolvimento da Nitrous Engine, sistema deve ser 4 vezes mais potente apenas para aumentar a resolução e o framerate.

Com o aumento da potência dos consoles da atual geração de consoles com relação à anterior, os fãs do PlayStation 4 e do Xbox One esperavam que eles atingissem a desejada marca de 1080p a 60 frames por segundo com maior constância. Porém, desde seus lançamentos poucos jogos alcançaram estes números. Segundo a equipe de desenvolvimento da engine Nitrous, é simplesmente uma questão de matemática.


Dan Baker, Tim Kipp e Brian Wade, que fazem parte do desenvolvimento da Nitrous Engine, acreditam que a geração atual de consoles é cerca de 6 vezes mais potente que a anterior. Para aumentar um jogo de 720p para 1080p, o dobro de pixels são necessários, exigindo o dobro da capacidade. Além disso, para renderizar 60 frames por segundos ao invés de 30, o jogo precisaria usar mais duas vezes o poder o console. Portanto, um sistema tem que ser 4 vezes mais potente apenas para aumentar a renderização de um jogo de 720p/30fps para 1080p/60fps sem melhorias em outros aspectos.

Para rodar um jogo em 60 frames por segundo, cada frame deve ser calculado e renderizado em cerca de 16 milissegundos consistentemente. Além da maior qualidade gráfica esperada de jogos na nova geração, com aumento de polígonos e efeitos, durante este tempo também deve ser calculado itens como inteligência artificial, aspectos de gameplay e todo o resto, tornando um grande desafio fazer tudo isso em 16 milissegundos. Manter isso constante é o maior desafio, já que uma oscilação causaria o jogo a alternar entre 60fps e 30fps, o que seria muito ruim.

Ao final, a equipe da Nitrous Engine falou que a sua engine é a única atualmente que tenta repensar em como renderizar cada frame. Como exemplo, eles citam que com outras engines, ao rodar um jogo em resolução 4K, ele fica cerca de 3 ou 4 vezes mais lento quando comparado à velocidade dele rodando em 1080p, enquanto que com a Nitrous Engine a velocidade cai apenas para cerca da metade.

Fonte: GamingBolt

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google