Alguns jogos na Steam sofreram aumento de preço antes de promoção

Jogos como Wreckfest e Epistory ficaram mais caros logo antes do início da promoção de outono do serviço da Valve.

Uma tática injusta mas comum no comércio para chamar a atenção dos clientes é aumentar o preço de um produto e aplicar um desconto sobre este valor, chegando próximo ao número original. Maravilhados pelos altos descontos sobre os valores inflados, as pessoas caem na armadilha e compram produtos sob a falsa ilusão de estar obtendo uma pechincha.


Muito comum na chamada Black Friday brasileira, até mesmo obrigando o Procon a criar listas negras dos sites que tentam enganar os clientes desta forma, a tática aparentemente foi utilizada também pelas distribuidoras de jogos através da plataforma Steam. O serviço Steam Spy, que utiliza uma API oferecida pela própria Valve, detectou que alguns jogos tiveram os valores aumentados logo antes do início da oferta de outono, chamado desta vez de Promoção de Exploração, que vai de 24 de novembro a 1º de dezembro.

Entre os jogos relatados, Wreckfest passou de $29,99 para $34,99 e está sendo oferecido com um desconto de 50%. Auto Dealership Tycoon custava $4,99 e passou para $5,99, atualmente com um desconto de 10%. Epistory aumentou de $9,99 para $12,99, sem contar o desconto de 10%.


Algumas explicações foram consideradas, como Epistory ter recebido um segundo episódio, ou Wreckfest ter recebido um novo patch com conteúdo adicional, o que poderiam explicar alguns dos aumentos. Porém, o site Steam Prices, que acompanha os preços dos jogos do serviço da Valve, detectou vários outros jogos que tiveram seus valores aumentados. Este site também mostra os jogos na Steam brasileira que tiveram os preços alterados recentemente.

Enganação ou apenas escolha infeliz para a data de aumentar os preços? De qualquer forma, a sugestão é a mesma para qualquer tipo de compra: pesquisar bastante antes de tomar a decisão final.

Fonte: DSO Gaming

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google