Dicas e Truques

Tales of Zestiria (Multi): dicas para iniciantes

Confira como ser um bom Pastor no novo título da série de RPGs

Tales of Zestiria é o novo episódio da série Tales para PS3, PS4 e PC e comemora os 20 anos da franquia. O jogo resgata algumas características de títulos anteriores e tem algumas várias novidades. Os sistemas são um pouco complexos e as coisas não são explicadas direito, o que pode deixar alguns jogadores perdidos. Sendo assim, separamos algumas dicas para se dar bem na aventura de Sorey e seus amigos, confira:

Explore todos os cantos

Vasculhar os cenários é regra na maioria dos RPGs, mas em Tales of Zestiria isso é ainda mais importante. Pelas regiões do mundo, estão espalhados vários monólitos que dão dicas de batalha valiosas. Além disso, cada um desses objetos dão um Ponto de Ação (PA) / Action Points (AP) para o grupo, que podem ser utilizados para ativar as Ações de Batalha. Procure também por ervas que aumentam permanentemente os atributos dos personagens, elas são extremamente úteis.

Para avançar na trama, basta ficar atento às estrelas amarelas no mapa, elas indicam o próximo objetivo. Em alguns momentos, é necessário conversar com seu parceiro para que o destino seguinte seja definido.


Entendendo o combate

O sistema de batalha de Tales of Zestiria é em tempo real e bem frenético. Acontece que detalhes importantes sobre ele vão sendo revelados aos poucos pela a aventura e as explicações são um pouco confusas. Entenda as principais características:
  • Os ataques são divididos em três tipos. As Ars Marciais (Martial Artes) são ativadas com o botão O/B e são bem rápidas. As Ars Ocultas (Hidden Artes) são ativadas com o botão X/A e têm execução lenta, mas costumam ser mais fortes. Já as Ars Seráficas (Seraphic Artes) são feitiços e exigem um longo tempo de carregamento;
  • Os personagens podem executar combos de até quatro ataques. As Ars Marciais seguem uma sequência pré-definida, enquanto as Ars Ocultas e Ars Seráficas podem ser selecionadas no menu. É possível fazer combos que misturam os vários tipos de Ars;
  • Cada ataque consome uma quantidade específica de pontos de Capacidade Espiritual (CE) / Seraphic Chain (SC), representada por uma barra azul na interface de combate. Caso todo o CE seja gasto, não é possível atacar. Para recarregá-lo, basta ficar sem atacar por algum tempo;
  • Quadrado/X faz o personagem defender. Durante a defesa é possível executar um movimento de esquiva, basta mover a alavanca para a direção desejada. Caso a esquiva seja executada momentos antes do oponente atacar, o personagem recupera um pouco de CE;
  • Segurar o botão L2/LT permite que o personagem se movimente livremente pelo campo de batalha. Em contrapartida, a recuperação de CE é reduzida drasticamente e o herói fica completamente vulnerável à ataques;
  • Depois de eventos da história, é possível fundir Sorey com um serafim por meio da Armatização (Armatization). A ação gasta um ponto de Medidor de Explosão (ME) / Blast Gauge (BG) e basta apertar L1/LB para ativar. Nesse estado, os golpes são bem mais poderosos, somente três ataques podem ser ativados em sequência e o personagem tem acesso a um ataque especial (segure R2/RB depois do terceiro ataque, consome um ponto de ME). Ao ativar a Armatização, parte dos Pontos de Vida são recuperados.
Por fim, fique atento ao modo de controle. O jogo automaticamente coloca o personagem principal no modo “Semi-automático”, o que faz o herói se mover automaticamente ao executar algum ataque. Para controlar completamente o personagem, selecione o modo “Manual” no menu de Ars Marciais.

Explore as fraquezas elementais 

Durante o combate, é possível escolher um alvo ao segurar o botão R1/RB. Além disso, um pequeno quadro mostra informações básicas do oponente como Pontos de Vida e fraquezas elementais. Aproveite isso para utilizar ataques do elemento no qual o inimigo é vulnerável — o dano aumenta em 50%. Basta um único ataque elemental para ativar o bônus de dano por todo um combo, sendo assim é uma boa estratégia utilizar uma Ars com propriedades elementais logo no início da sequência de ataques. Ativar a Armatização com o serafim do elemento desejado é outra ótima maneira de explorar fraquezas elementais.


Altere o ângulo da câmera

As batalhas de Tales of Zestiria acontecem no mesmo cenário da exploração. Acontece que em ambientes fechados, a câmera fica perto demais do personagem, dificultando ver toda a ação. Uma opção para tentar diminuir esse problema é alterar a configuração da câmera: durante o combate, aperte Triângulo/Y para abrir o menu e mude o ângulo e distância da câmera.

De olho nas Ações de Batalha

As Ações de Batalha (Battle Acts) são técnicas que alteram a capacidade de luta dos personagens. Elas são extremamente úteis e dão várias vantagens e opções durante os confrontos. Algumas são bem simples, como um comando para trocar de personagem durante os confrontos. Outras liberam novos movimentos, como a possibilidade de se recuperar de um ataque no meio do ar. Também existem algumas com habilidades de suporte, como uma que revive automaticamente o personagem uma vez por batalha.

Para ativá-las, basta acessar a opção no menu. Cada habilidade exige um número específico de Pontos de Ação (PA) / Action Points (AP), eles são recebidos ao interagir com monólitos na primeira vez, ao encontrar pontos de interesse e quando um personagem sobre de nível. Muitas ações de batalha não estão disponíveis desde o início. Para desbloquear novas habilidades, basta executar a tarefa correspondente — normalmente são condições como executar movimentos em combate determinadas vezes, ou então alcançar um número de combos ou batalha.

A importância dos equipamentos

Ao contrário de outros jogos do gênero, os personagens de Tales of Zestiria não recebem melhorias significativas ao subir de nível. A melhor maneira de fortalecer os heróis é por meio dos equipamentos, pois cada item tem habilidades que melhoram características do personagem. Além disso, é possível combinar dois equipamentos de mesmo nome, sendo o resultado um novo item com atributos maiores. Também é possível combinar e transferir habilidades dos equipamentos.


Para realizar a fusão, basta escolher a opção correspondente em qualquer armeiro. Combinar itens custa dinheiro, mas é possível reduzir o montante ao vencer batalhas com o equipamento em questão. Observe o atributo proficiência no menu de equipamento, ele é representado por estrelas — quanto mais estrelas, mais barato será a fusão.

Ao combinar itens, é importante ficar atento às habilidades deles. Cada equipamento comporta até quatro habilidades em posições diferentes. Caso dois itens tenham habilidades em espaços diferentes, o novo item receberá ambas habilidades. Caso os equipamentos tenham habilidades na mesma posição, o equipamento resultante terá uma habilidade completamente nova naquela posição.

Por fim, tente sempre conseguir Habilidades-Bônus de equipamento. Para consegui-las, é necessário preencher certos requisitos. Ao ativar duas ou mais habilidades do mesmo tipo, a eficiência da melhoria é multiplicada. Colocar uma habilidade do lado da outra ou preencher toda uma linha ou coluna habilita vantagens poderosas. Basta ficar de olho no quadro de Lista de Habilidades. Confira mais detalhes sobre tudo isso no guia de habilidades e fusão de equipamentos.


Melhorando os Títulos

Os Títulos (Titles) são pequenas descrições que alteram características dos personagens e só é possível ativar um por vez. A proficiência do Título é aumentada conforme se vence batalhas, sendo que novas melhorias e Ars são desbloqueadas quando ele sobe de nível. Todos eles têm um nível máximo e oferecem técnicas novas distintas, sendo assim é interessante trocá-lo quando não é mais possível melhorá-lo. Novos Títulos podem ser adquiridos no decorrer da história e também ao assistir Skits opcionais. Só fique atento a um detalhe: alguns Títulos recebem novo limite máximo de nível após certos acontecimentos da história.

Administrando Talentos de Suporte

Os Talentos de Suporte (Support Talents) são habilidades passivas que se ativam sozinhas durante a exploração. Elas oferecem vantagens úteis, como detecção de baús e ervas, preparação de lanches que recuperam energia e dão bônus de status e até mesmo a fabricação de itens consumíveis. Cada personagem pode ativar um talento por vez e seus efeitos ficam melhores com o uso ou caso vários heróis utilizem a mesma habilidade.

Sempre que possível, ative os talentos corretos de acordo com a situação. Está explorando uma nova região? Ative a detecção de pontos de interesse de Sorey e a detecção de baús e ervas de Mikleo. Fazendo compras em alguma cidade? Deixe ligada a habilidade de criação de pontos de fusão e produção de lanches.

Durma em todas as estalagens

Em Tales of Zestiria, descansar em estalagens tem várias vantagens. A primeira delas é que é possível degustar algum prato, que traz efeitos benéficos para o grupo durante alguns combates. Ao dormir nesses locais, também é possível ativar Skits, as tradicionais conversas entre os personagens. Por fim, os heróis podem aprender novos Talentos de Suporte. Sendo assim, durma em todas as estalagens que aparecerem pela a aventura.


Recebendo as bênçãos do Lorde da Terra

Depois de certos eventos, algumas regiões do jogo estarão sob o domínio de um serafim com o título de Lorde da Terra (Lord of Land). Por troca de Grau (Grade), esse ser disponibiliza vários benefícios para os heróis, sendo o principal deles a possibilidade de se transportar para qualquer ponto de salvamento daquela área ao custo de Gald. Outras vantagens passivas podem ser liberadas ao aumentar o nível do Lorde da Terra: maior chance de receber itens dos inimigos, marcação de monstros no mapa, baús podem receber novos itens e assim por diante.

Para aumentar o nível do Lorde da Terra, é necessário oferecer Grau para ele. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira é derrotando inimigos em sua área de influência: todo Grau recebido dos combates contribuirá para aumentar o nível dele. A outra opção é oferecer itens para o Lorde da Terra — quanto mais valioso for o item, maior a quantidade de Grau.

O menu do Lorde da Terra pode ser acessado ao apertar Quadrado/X em qualquer ponto de salvamento da região correspondente.

O que fazer ao travar na aventura

Pode acontecer de você encontrar um chefe poderoso ou situação parecida e não conseguir avançar na história. Sendo assim, algumas dicas:
  • Sempre utilize as ervas que melhoram os atributos dos personagens. Elas aparecem em abundância nesse jogo, logo não tenha receio em utilizá-las;
  • A melhor maneira de aumentar os atributos dos heróis é por meio dos equipamentos, combine-os sempre que possível;
  • Está com dificuldades no combate? Ative as Ações de Batalha que realizam ações automáticas, isso vai ajudar a escapar de alguns ataques. Caso a situação esteja muito complicada, altere a dificuldade do jogo;
  • Sempre ative as receitas das hospedarias. Os lanches produzidos pelos Talentos de Suporte também são uma ótima maneira de receber bônus de status temporários;
  • Em um primeiro momento, evite os monstros com aura roxa, pois eles são extremamente poderosos e podem derrotar seu grupo com pouquíssimos ataques.
~

Com essa dicas, acompanhar Sorey e seus amigos em sua jornada pela purificação do mundo será bem mais fácil. Sabe de algo que não mencionamos? Não deixe de dizer nos comentários!
Farley Santos é brasiliense e gosta de explorar games obscuros e pouco conhecidos. Fã de Yoko Shimomura e Motoi Sakuraba, é apreciador de boardgames, game music, fotografia, livros e animes. Além de mostrar seus cliques no Flickr, tem também um blog onde escreve sobre inúmeros assuntos.

Comentários

Google+
Facebook


Podcast

Ver mais

No Facebook

Ver mais