Gameterapia da Casa de David, e a parceria com a Brasil Game Show

Já se perguntou para onde vai o 1kg de alimento que você troca pela meia entrada no ingresso da BGS. Saiba qual é o seu destino e o quanto ele é importante

Você que está levando 1kg de alimento não perecível para a BGS, saiba que sua doação é essencial para a manutenção de uma das instituições mais importantes de São Paulo. A Casa de David é uma Instituição paulistana que há mais de 50 anos dedica-se ao atendimento e tratamento de pessoas com deficiência intelectual, deficiência física associada ou não e a autistas. Ao todo, são mais de 400 pessoas internadas na instituição, que conta com aproximadamente 700 colaboradores que trabalham em diversas áreas para atender os deficientes.




Mas se engana quem acha que os alimentos são o único interesse da instituição na BGS. Isso porque a gameterapia, instituída há mais de um ano, tem sido um grande sucesso na prática terapêutica e lúdica aos pacientes com comprometimento intelectual e deficientes físicos, desde os mais leves até os acometidos por tetraplegia e paraplegia.

Inicialmente, os idealizadores do projeto pensaram em uma recreação, mas logo observaram que isso poderia ir além, pois foi visível a melhora na atividade cerebral e motora sensorial. Diante disso, a Casa de David adaptou o programa para que também os assistidos mais comprometidos pudessem  participar, como é o caso  de “Cristian”, um assistido  de 36 anos de idade, que tem deficiência intelectual moderada, mas grande comprometimento nos membros inferiores e superiores, ficando em uma cadeira especial adaptada,  exclusivamente  desenvolvida para que ele fique deitado.


O controle do videogame é preso à sua mão esquerda com fitas de velcro e ele consegue mobilidade para sacar e rebater bolas de tênis no jogo Wii Sports. “É incrível, emocionante e gratificante ver essa evolução em uma pessoa que não tem mobilidade”,

A Casa de David, acredita que as atividades com games ajudam no desenvolvimento intelectual, a  trabalhar correções posturais, melhorar o equilíbrio, a coordenação motora fina e grossa, concentração e funções cognitivas, e promovem o bem estar. Os consoles e os jogos mais utilizados são, respectivamente,  Nintendo Wii e Xbox 360 Kinect e Just Dance.


É importante saber que a, BGS, o maior evento de games da América Latina também tem uma preocupação social. Pelo segundo ano consecutivo, doará para a Casa de David todos os alimentos não perecíveis arrecadados em função da campanha atrelada à venda de ingressos (visitante paga meia-entrada mediante a doação de 1 quilo de alimento). Em 2014 a arrecadação rendeu 70 toneladas de alimentos não perecíveis, que se transformaram em 300 mil refeições distribuídas diariamente durante seis meses.



"Esse ano a meta é chegar  a 100 toneladas", diz Marcelo Tavares, idealizador e organizador da BGS
O resultado da gameterapia foi tão satisfatório que a instituição já pensa em ampliar o projeto, visando atender a todos os 400 abrigados, mas para isso é necessário a ajuda da comunidade. Portanto, mesmo que você não tenho pego o ingresso de meia entrada, leve 1kg de alimento não perecível ou acesse o site Casa de David, para colaborar com essa importante instituição.
Ruan Fernandes conheceu os videogames muito cedo e logo se apaixonou, paixão esta que o levou a montar uma locadora de games, formar-se em Informática na FATEC, desenvolver alguns jogos e escrever para o GameBlast. Atualmente pode ser encontrado no Facebook ou surrando outros Players em partidas online de Mario Kart a Mortal Kombat.

Comentários

Google+
Facebook


Podcast

Ver mais

No Facebook

Ver mais