Fallout 3 (Multi): mods para customizar seu pós-apocalipse (Parte 1)

De vegetação à iluminação de interiores: tudo para deixar sua Wasteland muito mais bela e apreciável.


Como eu já devo ter comentado em  artigos anteriores, alguns jogos antigos são difíceis de serem jogados, seja por suas mecânicas ou por tentarem ter um visual fotorrealista, o qual, infelizmente, tende a envelhecer mal e Fallout 3 (Multi) não consegue fugir disso. Felizmente, tanto no PC quanto, finalmente, em alguns jogos de console, temos os famosos e polêmicos mods que podem ajudar a atualizar algumas mecânicas, melhorar os gráficos e ainda adicionar novos elementos a esses jogos, como se fossem uma espécie de DLC gratuito.


Ora, é normal encontrar os famosos “top 10” pela internet afora, porém, apesar desses textos indicarem muitas alterações interessantes para o seu game, ainda há uma grande chance desses mods não funcionarem em seu computador, seja por falta de preparação por parte dos programas que você utiliza, incompatibilidade com outros mods ou ainda outros problemas relacionados ao próprio game.

Para proporcionar uma diversão ainda maior àqueles já estão jogando ou pretendem adquirir Fallout 3, resolvi fazer este artigo que não só é uma grande seleção, que inclui alguns dos melhores mods encontrados na rede, como também criteriosamente escolhi modificações que são capazes de trabalhar de forma harmoniosa e não geram conflitos entre si. Em outras palavras, este definitivamente não é um top 10 (ou top x), mas  uma combinação, uma lista dos melhores mods que são capazes de serem utilizados simultaneamente sem grandes problemas.

Esses mods estão divididos em categorias de acordo com a sua utilidade e o elemento em especial que eles alteram no game original (versão vanilla). Um dos principais motivos para isso é facilitar a vida de você leitor no momento de compreendê-los e procurá-los. Lembrando que todos esses mods podem ser encontrados e adquiridos gratuitamente no site Nexus Mods, que é um dos maiores nessa área. Fica a dica!

Essenciais

Nesta sessão você encontrará softwares que são obrigatórios tanto para aqueles que estão entrando no universo dos mods quanto para veteranos que sofrem com a desorganização, com a incompatibilidade e erros causados por algumas modificações. Em suma, sem eles você poderá ser incapaz de sequer começar.

Nexus mod Manager 

Este com certeza é um dos mais famosos gerenciadores de mods já criados, ele lhe permite realizar downloads do site Nexus diretamente por ele (sem a necessidade de qualquer Navegador) e organizar seus arquivos das mais diversas maneiras possíveis. Vale a pena mencionar que este programa serve não apenas para Fallout 3, como para muitos outros games, como Skyrim (Multi), Witcher 3 (Multi), Dragon Age Inquisition (Multi) entre tantos outros.


Fallout 3 Script Extender

Esse programa permite expandir a capacidade dos scripts do game. Ele não ajuda muito com modificações de textura, por exemplo, mas auxilia no desempenho de todos os outros tipos de mods, além de evitar problemas com alguns alterações que exigem mais do jogo e de seu PC.


Performance 

Muitos mods colocados simultaneamente em um mesmo game podem provocar lentidão até nos computadores mais poderosos. Além disso, certos mods podem causar “crashes” em momentos inesperados do seu gameplay, obrigando-lhe a reiniciar o game ou até mesmo o seu PC. Para tentar suavizar todo esse processo e evitar este tipo de problema, foram criados mods para melhorar a performance do game e ignorar certos erros causados pelos mesmos.

Archive Invalidation Invalidated

Esse software irá fazer com que o game ignore quase todos os crashes e travamentos envolvendo a mensagem de erro “Archive Invalidation”, que passará a não mais ser exibida, mesmo quando o jogo sofre algum problema.



Better Game Performance 

Literalmente libera mais performance, eliminando todos os objetos e itens que são inúteis dentro do game.

Fallout Stutter Remover 

Na verdade, trata-se de um plugin do já mencionando Fallout 3 Script Extender. Sendo assim este recurso só funcionará com a instalação prévia do mesmo. De qualquer maneira, esse plugin aumenta os FPS (frame rate) do jogo, proporcionando uma jogatina mais leve e fluida.


Imersão


São modificações que contribuem para  modernizar  e atualizar o game, deixando alguns elementos do game mais críveis, eles envolvem principalmente a física do jogo.

Project Reality MK I 

Este recurso tenta trazer até Wasteland vários elementos do mundo real, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva. Através dele, sua jornada contará com mais de 30 diferentes efeitos climáticos, como chuva, névoa, neve, raios, etc. Mas nem tudo são só maravilhas, este mod também adiciona ao game as chuvas radioativas, que aparecem com uma frequência incomum, mas podem ser mortais.


Fallout 3 Re-Animated (e Fallout 3 Re-Animated Fixed) 

O objetivo desta modificação é substituir e aumentar significativamente o número de animações entre humanoides dentro do game. Vale adicionar que esse trabalho teve tamanha repercussão positiva, que auxiliou o modder na divulgação de um jogo de autoria própria, que inclusive teve uma campanha bem-sucedida e aprovada no Kickstarter. Para quem gostar de seu trabalho e tiver curiosidade, o game se chama War for the Overworld (PC).


Flora Overhaul 

Adiciona uma grande variedade de árvores e vegetação rasteira em alta resolução ao cenário do game. Há diferentes versões para essa modificação, com destaque para a Dead Edition, que utiliza  bem menos grama e coloca árvores quase mortas, para dar a sensação de uma verdadeira pós-guerra nuclear; e para a versão Forested Edition, que faz exatamente o contrário, enriquecendo Wasteland de gramas e árvores de variados tipos.


Megaton Lighting Overhaul 

Faça as luzes de Megaton, uma das mais surpreendentes cidades da Wasteland (afinal de contas, não é todo dia que você encontra toda uma sociedade fundada em torno de uma bomba nuclear), mais realistas, notáveis e atrativas. Você poderá finalmente caminhar à noite e reconhecer as lojas e residências.


Realistic Interior Lightning 

Como o próprio nome diz, este mod ajusta o brilho, mas agora nos interiores, ou seja, dentro de lojas, casas, esgotos e lugares fechados em geral. Isso acaba com o problema de enxergar itens e inimigos nesses tipos de locais.


Smooth Lightning Pip-boy Enhacer

Aumenta ou diminui a intensidade da luz de seu Pip-Boy, além de poder mudar alguns elementos do mapa que são mostrados por ele e cor da luz que é exibida pelo mesmo.

Toda a beleza da Wasteland

Bem, ficou faltando ainda as sugestões relacionadas aos mods de textura, aparência, os ENB, entre outros, que entrarão na segunda parte deste especial. “Somente” com estes mods, no entanto, com certeza já é possível deixar o cenário mais belo visualmente falando, além disso, a compatibilidade desses mods é quase 100%, contanto que todas as instruções, disponibilizadas na página referente a cada um deles, sejam seguidas adequadamente. Lembrando que alguns deles exigem mais do que simplesmente serem baixados ou adicionados ao Nexus MOD Manager. De qualquer maneira, fiquem à vontade para comentar, caso tiverem dúvidas, problemas ou até mesmo críticas.

Capa: Victor Pereira
Revisão: Alberto Canen

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google