Fallout 3: mods para customizar seu apocalipse (Parte 2)

Bebidas, drogas, armas, bestas corníferas e outras coisas típicas de um pós-apocalipse.


Continuando a seleção, que inclui alguns dos melhores mods encontrados na rede, e que, ao mesmo tempo, funcionam de forma harmoniosa e não geram nenhum problema por serem utilizados juntos. Lembrando que isto não é um top 10! Nesta segunda parte, darei ênfase as Texturas, ENBs e um outro mod essencial (apesar de não estar na sessão de ‘Essenciais’) para que você não fique literalmente no escuro. Lembrando também que para que esses mods funcionem adequadamente é fortemente recomendado que antes você utilize os programas e alterações da sessão Essenciais e Performance, que se encontram na Parte 1.
Texturas

Aparentemente, apesar do nome já ser meio que auto-explicativo, textura é o aspecto de uma superfície ou a pele, no caso de seres humanos e alguns animais, de uma maneira que permite identificar cada um deles e distingui-los de outras formas. As texturas de games mais antigos geralmente não tem muito relevo ou profundidade, além de possuírem “cores mortas”. E são exatamente esses pontos negativos que os mods de textura tentam superar.

Better: Booze

Aumenta a qualidade da textura de todos os tipos das garrafas de bebida dentro do jogo e troca os rótulos delas pelo de garrafas reais, com destaque para Budweiser, Smirnoff e Jack Daniels.



Bettter clutter and furniture pack

Aumenta a textura de todas as tralhas — objetos inúteis que só servem para ganhar caps (dinheiro do jogo) —, e consumíveis, adicionando tortas e ramens ao cenário.

Better HiRes Skill / Book Better PreWar and Burned Books

Quem está habituado com a série sabe o drama que é encontrar Skill Books (livros de habilidade) e Pre War Books (livros pré-guerra), diferenciando-os de todos os demais livros. Para aqueles que não conhecem, Skill Books aumenta habilidades específicas do personagem, que normalmente só podem ser aumentadas quando se passa de nível; já os Pre War Books, possuem um grande valor e pode ser trocado por caps com alguns NPCs. De qualquer maneira, esse mod altera totalmente o visual desses livros, destacando-os no meio de todas as tralhas típicas de Fallout.


Chems and Meds Re-Texture  Pack

Este mod muda a textura de todos os itens associados a química e medicamentos, incluindo as drogas que elevam temporariamente seus atributos.


Color Hi-Detailed map and icons

Outro elemento sofrível da franquia Fallout  é ver o mapa no Pip-Boy. Para começar, o mapa é totalmente verde, até aí tudo bem, se levarmos em consideração que se trata de uma tecnologia ficcional baseada nos anos 50, quando sequer tínhamos TV a cores. O problema, no entanto, é distinguir as casas, prédios, entre outras localizações do próprio mapa, pois, apesar de terem tonalidades de cor distintas, ambas são todas verdes. O mérito deste mod é exatamente a possibilidade de customizar cada uma destas localidades ao seu bel prazer.


Enclave Power Armor Retextured

Se você é como eu e odeia a Enclave, mas ama o design da armadura dos integrantes dessa facção, com certeza irá adorar esta modificação. Ela refaz quase que completamente a textura de todas as armaduras usadas pelos membros do Enclave, inclusive quando você as veste.


Hi-Res Weapons

Este mod sozinho refaz e aumenta a qualidade da textura da maioria das armas do game.

NMCs Texture Pack (Lite Pack Single file for NMM)

Talvez, um dos melhores mods desta categoria. Ele sozinho altera o visual de vários elementos, como: estradas, árvores, pedras, veículos, construções (tanto interiormente quanto exteriormente), entre outras várias coisas que compõem o cenário.



Robot Revolution

Muda e altera a qualidade das texturas de vários robôs do game,  com o Protecton inclusive fazendo com que o globo de vidro, que compõem uma espécie de cabeça, passe a ficar aceso e iluminar na escuridão.

Vandr HD Creatures

Se você tinha medo de encarar criaturas mutantes ou geneticamente modificadas à noite, vá separando suas roupas de baixo, pois este mod irá provocar vários “acidentes noturnos”. Este mod altera e aumenta a qualidade de resolução de várias criaturas do jogo, com destaque para os DeathClaws e Super-Mutants.


ENB

‘ENB’ é uma abreviação para ‘ENBSerie’ e é um programa, um motor gráfico que age através de pós-processamento, possuindo várias diferentes versões para inúmeros games, com destaque para Skyrim (Multi), que é um dos games que atualmente mais possui versões relacionadas a ENB. De qualquer maneira, este recurso permite com que o jogo possa obter gráficos, efeitos e cores bem mais realistas.

Blackout ENB

Um fantástico ENB criado inicialmente especificamente para Fallout: New Vegas (Multi), mas que curiosamente também funciona para o Fallout 3. Esse ENB deixa as cores do game mais vivas e as noites muito mais escuras, a ponto do jogador não ser capaz de ver “um palmo a sua frente”.


Outros

Flashlight

Para você que não consegue evitar o uso do Blackout ENB e outros mods que escurecem ainda mais as noites na Wasteland, esta alteração é obrigatória, pois ela adiciona ao seu inventário uma lanterna que será essencial em suas noitadas por este deserto pós-apocalíptico.


Entre Cores vivas e a mais completa escuridão

Bem, ao menos pelo momento, é “só” pessoal. Confesso que ainda ficaram faltando mods específicos para os cinco DLCs do jogo, mas esses eu deixarei para um futuro próximo, após concluir o artigo: Fallout 3 (Multi) – DLCs 3, 4 e 5. Apesar de Fallout 3 ter sido lançado originalmente em 2008, com estes mods será possível aproximar os gráficos do game aos jogos do final geração passada. De qualquer maneira, sintam-se à vontade para comentar, caso tenham dúvidas, problemas, críticas ou quiserem sugerir novos artigos sobre a série Fallout.

Revisão: Alberto Canen
Capa: Victor Pereira

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google