Blast Test

Poly Bridge (PC) é um simpático puzzle sobre construção de pontes

Transforme-se em um engenheiro e faça várias pontes nesse ótimo e carismático título indie.


Construir pontes não parece ser uma atividade divertida: é necessário fazer inúmeros cálculos, escolher materiais e outras várias complicações. Poly Bridge é um título para PC que tem como objetivo justamente criar pontes. O jogo transforma uma atividade complicada em algo relaxante e divertido. Confira o que achamos desse carismático puzzle que está no programa Acesso Antecipado do Steam.

Construindo pontes

O conceito principal de Poly Bridge é bem simples: construa uma ponte para que os veículos atravessem uma área com água e cheguem ao outro lado com segurança. Para executar essa tarefa, basta usar o mouse e construir partes da ponte. Primeiro é necessário criar o asfalto e depois é hora de montar uma estrutura para segurar a ponte. Feito isso, dê o play e torça para que tudo dê certo — nem sempre as coisas acontecem como o esperado.

O jogo conta com um tutorial bem abrangente que explica direitinho todas as mecânicas. É lá que você aprende a montar uma estrutura de madeira para segurar as pontes e entende como funciona os pistões hidráulicos — peças necessárias para levantar e abaixar as pontes para que navios passem tranquilamente pela água. Os comandos são bem intuitivos e em poucos minutos você já está fazendo várias pontes. O jogo conta também com um editor de fases.

Tornando-se engenheiro

Poly Bridge é dividido em estágios. Em cada um deles, você precisa construir uma ponte para que os veículos atravessem a água. Tudo começa bem simples, mas aos poucos a situação vai se complicando: aparecem veículos pesados ou existe limite de uso de certos materiais. Em algumas fases, o objetivo até muda um pouco, como em algumas nas quais é necessário construir uma rampa. Já em outras, a ponte precisa também levantar para deixar passar barcos pela água. Por conta disso, a todo momento, você é forçado a pensar de maneira diferente — existe uma boa variedade de situações.

O maior desafio de Poly Bridge é construir uma ponte que não desmorone com uma simples brisa de vento. No começo basta replicar os padrões do tutorial, mas rapidamente ele para de funcionar e é necessário criar novos padrões. Confesso que quebrei a cabeça em vários momentos tentando montar uma ponte sólida e foram necessárias várias tentativas para alcançar os objetivos. Para deixar as coisas mais complicadas, o jogo não te dá dicas, o que pode deixar as coisas um pouquinho frustrantes em alguns momentos.

Por fim, os estágios contam também com limite de orçamento, ou seja, existem limitações no uso de materiais. É até possível gastar muito mais dinheiro que o limite, mas para completar de fato o estágio é necessário montar uma ponte dentro do orçamento. Isso implica em montar estruturas confiáveis com o mínimo possível de material — algo que pode ser muito desafiante, em um primeiro momento. Me diverti muito voltando aos estágios anteriores e tentando construir pontes eficientemente. Mas, fora isso, não existem mais objetivos, o que pode deixar as coisas um pouco simples demais para alguns.

Polígonos e bugs

Poly Bridge é uma experiência relaxante. Isso acontece principalmente por conta de seu visual simples, porém charmoso: tudo é representado em polígonos simples e coloridos, dando um ar meio cartoon ao jogo. A ambientação é complementada pela excelente trilha sonora que é calma e repleta de belas composições com violões.

O jogo está em Acesso Antecipado e isso significa que bugs podem acontecer. E, realmente, Poly Bridge claramente mostra que ainda está em estado beta. Em algumas partidas, os menus do jogo simplesmente sumiram e eu não conseguia fazer mais nada — precisei fechar o jogo de maneira forçada e depois abri-lo novamente. Já em outras vezes, as fases apareceram sem alguns componentes, o que impedia que eu as completasse. Felizmente os desenvolvedores estão corrigindo todos os problemas e adicionando novidades a todo momento.

Muita liberdade e experimentação

A melhor característica de Poly Bridge é a liberdade. O jogo simplesmente te diz os pesos dos veículos e pronto, você se vira para resolver o problema. Por conta disso, você pode construir pontes de qualquer jeito e é muito legal experimentar as possibilidades. É divertido também ver tudo desmoronando: pedaços de madeira voam e os veículos afundam de mil maneiras malucas. É possível gravar replays na forma de gifs e até mesmo colocá-los em uma galeria online. Me impressionei com a criatividade dos outros jogadores com suas soluções curiosas.

Nunca vou esquecer de uma ponte que fiz na qual era necessário atravessar um carro pequeno e outro médio, sendo que a estrutura precisava também levantar para permitir a passagem de barcos. Depois de vários minutos, fiz uma estrutura meio bamba, mas que parecia que ia aguentar o tranco. O carro pequeno passou tranquilamente, e eu pensei “deu certo!”, mas tudo desmanchou quando o segundo carro, mais pesado, chegou na metade da ponte. Ok, o fracasso foi justificável por eu ter usado poucos apoios — depois disso, fiz alguns poucos ajustes e deu tudo certo. Poly Bridge é repleto de momentos similares.
Quase deu certo...

Uma experiência instigante

Poly Bridge é um puzzle divertido e relaxante. É muito fácil gastar horas construindo pontes, torcendo para que elas não desmanchem quando algum veículo passa sobre elas. A experiência é complementada pelo visual simples, porém agradável, e pela ótima trilha sonora. O jogo ainda apresenta alguns bugs e o conteúdo é um pouco simples, mas isso pode ser melhorado até o lançamento da versão final. Poly Bridge é perfeito para quem gosta de desafios que exigem criatividade e atenção.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Angelo Gustavo

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google