Blast from the Past

Fallout 3 (Multi) – A Guerra nunca muda

Anos após seu lançamento, o clássico da Bethesda envelhece muito bem e ainda serve de inspiração ao mundo dos games.


Após 7 anos, Fallout 3 (Multi) continua vivo, seja através de novos mods criados pela comunidade, pela curiosidade devido à proximidade do lançamento do próximo título da série ou ainda por lembranças inesquecíveis ligadas ao game. Desenvolvido e distribuído pela própria Bethesda, Fallout 3 é o quinto título da franquia e foi lançado no final de 2008 para PC, PS3 e X360.

Os Vaults são a solução

A história do jogo se passa em 2277 d.C, 36 anos após o término do segundo Fallout,  em um mundo pós-apocalíptico, totalmente devastado por uma violenta e devastadora guerra nuclear entre os Estados Unidos e a China. Preparando-se para o pior, o governo americano contratou uma empresa chamada Vault-Tec para projetar e construir Vaults, uma espécie de abrigo ou cofre, geralmente subterrâneos ou dentro de montanhas, para abrigar uma pequena parte da população americana, para quando acontecesse a inevitável guerra mundial envolvendo armas nucleares. Você nasceu e viveu sua vida toda como um morador do Vault 101 e, agora já adulto, precisa encontrar o seu Pai, que saiu do abrigo sob circunstâncias misteriosas e sem deixar qualquer notícia.

Após a guerra nuclear, mesmo com o mundo em ruínas, muitos humanos continuaram a viver tanto dentro quanto fora dos vaults, o que originou diversas raças, facções, grupos e exércitos militares. Dentre as raças podemos destacar os Super Mutantes e os Ghouls. Os primeiros são seres enormes e verdes, geralmente, não muito inteligentes. Enquanto os Ghouls são humanos que sofreram mutações pela radiação, além de deformações físicas e psicológicas, aparentando um cadáver apodrecido. Lembrando que cada um das centenas de vaults possui suas próprias regras, tecnologias e crenças, o que não só origina histórias poleêmicas como, com certeza, irá surpreender até o mais experiente dos jogadores.

Fallout 3 é um RPG em primeira  pessoa em mundo aberto, rompendo com os títulos anteriores da série, que até então eram todos isométricos. Seu personagem é altamente customizável, tanto na questão das habilidades quanto na aparência, que se passa na região onde antes era Washington D.C, em um mundo aberto.

O jogo foi graficamente impressionante para sua época, tendendo a um estilo fotorrealista. É composto por personagens cheios de pormenores, como rugas, sardas e outros traços faciais, além de cenários ricos em objetos e detalhes. Entretanto, comparado com sprites e gráficos pixelados, o fotorrealismo “envelhece” de uma maneira muito pior com o passar dos anos. E isso pode ser de longe o maior empecilho para o jogo atrair um novo público hoje em dia, ou mesmo incentivar o retorno de antigos jogadores. No entretanto, para sanar esse problema, existem os mods, que até hoje continuam a ser criados e renovados pela comunidade.

O formato do tutorial do jogo é um show de originalidade, nele você é apresentado ainda como um bebê e são introduzidas mecânicas básicas, como movimentação e atributos principais. Não satisfeito, o game lhe transporta para a sua infância e adolescência, em que você aprende a atirar e customiza suas skills através de uma espécie de exame de aptidão ( G.O.A.T.S).

O game possui dois modos de combate: o clássico point & shoot (aponte e dispare) que compõe praticamente todos os FPS(s) e dispensa maiores explicações; e o inovador ( ao menos na época de seu lançamento) sistema V.A.T.S (Vault-Tec Assisted Targeting System), no qual o jogo é pausado e o jogador tem a liberdade de escolher com calma qual arma utilizar bem como qual parte do corpo do inimigo deseja atingir, de modo que o resultado da ação dependerá das habilidades e talentos do personagem com a arma utilizada.

Como todo o bom RPG, Fallout 3 possui dezenas de quests, divididas entre main e side quests. O interessante deste game é que na maior parte delas há a possibilidade de serem executadas de maneiras diferentes, podendo-se resolvê-las através da lábia, força bruta ou ainda se utilizando de furtividade. Entretanto as missões que mais se destacam são as side quests, que diferente do que sugerem, são tão ou mais complexas e imersivas quanto as missões principais.

Durante suas quests e exploração você encontrará alguns personagens que farão muito mais do que apenas trocar algumas palavras ou pedir favores, tratam-se dos companions (companheiros). Esses NPCs poderão, dependendo de seu Karma e escolhas, seguir o jogador e ajudá-lo em combates e missões. Havendo o total de 8 diferentes companions permanentes, uns podem ser encontrados ao longo do jogo, alguns podem ser encontrados por acaso e outros passarão por você durante algumas quests, então é preciso ficar atento.

Um apocalipse quase perfeito

Como nem tudo pode ser perfeito, ainda mais se tratando de um cenário pós-apocalíptico, é difícil, e muitas vezes demorado, movimentar-se de um ponto a outro mapa. O Pip-Boy apresenta um mapa sem muitos detalhes ou indicações, além disso,obstáculos como planaltos, árvores e montanhas são comuns, fazendo de suas caminhadas um desafio.

Fallout é uma das maiores e mais antigas séries ocidentais de RPGs já criadas e,  sua customização, história e a introdução de um  inovador sistema de combate fizeram de Fallout 3 o maior destaque da franquia. E apesar de ter um visual que dificilmente agradará às novas gerações, não se engane, este game é surpreendente de inúmeras maneiras.

Revisão: Alberto Canen
Capa: Victor Pereira


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google