Jogamos

Análise: Game of Thrones: A Nest of Vipers (Multi) traz reviravoltas no destino

Prepara-se, porque o momento de cair o queixo finalmente chega nessa tensa aventura.


Se o clima já havia esquentado no último capítulo de Game of Thrones, o quinto episódio se encarrega de botar a trama em chamas. São muitas mudanças e surpresas em apenas um capítulo em que, ao final, o jogador pode se sentir meio atordoado. A Nest of Vipers chega para ensinar que nada é tão simples quanto se parece e que o perigo espreita em cada esquina e também por trás de cada palavra proferida. É hora de vermos porque esse episódio é o melhor até o momento da série eletrônica de Game of Thrones.

Palavras afiadas e gestos bruscos

A Nest of Vipers é, definitivamente, o episódio mais diferente do game até agora. Na verdade, aqueles que acompanham a série de televisão terão um sentimento semelhante a fim de temporada, em que toda a ação e drama acontecem de uma vez só. É difícil falar sobre esse episódio sem contar muitos detalhes cruciais da trama ou revelar spoilers, mas vou tentar.
Ramsay Snow continua causando problemas na vida de todo mundo.

Assim como no capítulo anterior, dessa vez não existe espaço para enrolação. Diálogos longos? Esqueça. Investigação do ambiente? Nem pensar. A palavra da vez é ação. Mas não somente ação criada por movimentos rápidos ou a espada mais forte. Mais do que nunca é necessário escolher suas palavras com cuidado. Seja reunindo um exército de mercenários em Mereen ou sobrevivendo aos questionários da Rainha Cersei, o jogador precisa ser perspicaz quando decidir o que seu personagem vai falar. Uma frase dita no momento errado e todo o seu mundo pode cair por água abaixo.
Se Asher quiser um exército para chamar de seu terá que provar sua força.

O quinto episódio finalmente traz de volta a importância do sistema de decisões. No entanto, a Telltale consegue combinar sua feature mais conhecida de forma fantástica ao modo de combate do game. Ao contrário do que tinha acontecido no episódio anterior em que a mecânica de luta tinha sido posta em destaque e o sistema de decisões tinha sido quase completamente abandonado (como já acontecia ao longo dos episódios mais antigos), dessa vez a situação muda. Tanto um como outro se unem para criar uma experiência que não deixará nenhum jogador reclamando.
A Noite (alvorecer, melhor dizendo) dos morto-vivos!

Justiça é uma ilusão divina

O sentimento que fica dentro do peito do jogador ao terminar A Nest of Vipers é o de que nunca se pode contar com aquela máxima de “o bem sempre vence”. Pelo menos não em Westeros. Tudo bem, os fãs do universo criado por G. R. R. Martin sabem muito bem que o autor criou uma trama muito próxima da realidade no que diz respeito aos relacionamentos humanos e a sociedade medieval (apesar de exagerar em certos momentos com a brutalidade da humanidade). Mesmo assim, jogadores podem se surpreender com os desfechos de A Nest of Vipers. Você espera que aconteça uma reviravolta na trama, mas nunca poderia acreditar que seria da maneira que foi.
Cuidado com suas palavras Mira.

Como os games anteriores da Telltale, Game of Thrones deve ter o mesmo final independente das escolhas que o jogador tomar. Mas espera um pouco, quer dizer então que as decisões não têm importância nenhuma? Pelo contrário, elas importam muito. Talvez elas não possam mudar o desfecho da história, mas, com certeza, elas irão definir a forma como o final ocorrerá. Esse fato fica ainda mais claro na decisão final de A Nest of Vipers. De fato, é o primeiro capítulo da série com uma decisão realmente crucial. O jogador pode sentir o peso de sua decisão depois que o sangue de um dos personagens mais importantes da trama é derramado por sua causa.
Quem disse que o Jogo de Tronos se joga apenas com espadas?

Agora só nos resta esperar pelo último capítulo. Algo que pode ficar complicado é o tempo de duração da parte final. As duas últimas partes foram relativamente curtas em comparação com as mais antigas. Talvez isso se dê pelo fato do ritmo rápido dos capítulos mais recentes, mas mesmo assim pode-se sentir que a Telltale está querendo acelerar o desenrolar do game. Será que na última parte não teremos coisas demais em um único episódio ou a trama vai se concluir de forma adequada? O mais certo é: quem sabe? A única certeza é que Westeros e seu coração nunca mais serão o mesmo depois de ver o destino final desses personagens e histórias tão cativantes e envolventes.
Vai encarar?


Prós

  • Decisões voltam a ter importâncias;
  • Diálogos bem construídos;
  • Combates emocionantes.

Contras

  • Curta duração.


Game of Thrones: Episódio 5 - A Nest of Vipers - Multi - Nota: 9.0

Revisão: Luigi Santana
Capa: 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google