Hands-on

LEGO Dimensions (Multi): Um vasto universo feito com suas franquias

A maior empresa de brinquedos do mundo entra para o ramo de miniaturas NFC e o Blast foi conferir o título na E3 2015.

Todos os anos a Warner Bros. nos traz as séries mais aclamadas por fãs, como Batman, Mortal Kombat e jogos da franquia LEGO, e eu, como fã assíduo de tudo relacionado a LEGO, sempre vou ao estande deles, na E3, conferir os novos jogos da série. Geralmente os jogos ficam em uma área só de LEGO, enquanto outros, como Batman e Mortal Kombat, recebem um destaque maior, com apresentações e grandes outdoors. Porém, este ano foi diferente, e nós já sabíamos disso: houve o anúncio de LEGO Dimensions, o novo jogo da franquia LEGO que usará miniaturas NFC no mesmo padrão usado pela Nintendo em seus amiibo.

Um jogo para governar todas as franquias

 O que mais chamou a atenção em LEGO Dimensions é o vasto leque de IPs que eles conseguiram colocar no jogo. O subtítulo não é uma referência a “O Senhor dos Anéis” sem motivo, pois a aclamada franquia de J.R.R. Tolkien está confirmada para o game, assim como a DC Comics, De Volta Para O Futuro, Os Simpsons, Doctor Who, Os Caça-Fantasmas, O Mágico de Oz, Portal, Jurassic World, Scooby-Doo e, claro, as próprias franquias do mundo LEGO: Ninjago, Uma Aventura LEGO, Chima e mais por vir. E esses são só os confirmados até agora, fora a possibilidade de novas expansões e DLCs.


O jogo deverá ser adquirido pelo Starter Pack, que contém o disco do jogo, os bonecos dos personagens principais da história (que são o Batman, da DC Comics; Gandalf, de O Senhor dos Anéis; e a Mega Estilo, de Uma Aventura LEGO), o Batmóvel e a base de leitura para o NFC.

Miniaturas de LEGO chegando com força no mercado.

Franquias de grande porte e miniaturas com NFC não são nenhuma novidade. A Activision lançou a moda em 2011 com Skylanders, e desde então a Disney Interactive e a Nintendo já entraram na jogada, cada uma com o seu diferencial. Já em LEGO Dimensions, existem três tipos de pacotes de miniaturas, chamados de Level Pack, Team Pack e Fun Pack. Os Level Pack trazem uma miniatura, um veículo e um acessório, e os outros dois pacotes trazem apenas miniaturas, sendo o Team Pack com 4 miniaturas e o Fun Pack com 2 miniaturas.


Assim como os amiibo, as miniaturas de LEGO Dimensions terão um método de leitura/escrita em que será possível criar uma modificação no jogo e salvá-la direto no boneco. O grande diferencial está no próprio “branding” da franquia LEGO: todas as miniaturas saem das bases e são desmontáveis, possibilitando modificações simples, como trocar a calça da Mega Estilo, ou até mesmo coisas mais malucas, como colocar a cabeça do Homer Simpson no corpo do Batman. Porém, as modificações que você faz na sua miniaturas não serão automaticamente transmitidas para o jogo, sendo necessário entrar em uma opção dentro do game para alterar a versão virtual da sua miniatura.


A parte triste é que por enquanto só estão confirmadas modificações desse tipo em veículos. Vale lembrar que a versão jogada na E3 era apenas uma demonstração e esperamos que no futuro também seja possível realizar modificações nos personagens — Já pensou criar sua própria versão dentro do universo do LEGO Dimensions?


Mecânicas do jogo e muitos puzzles

Sinceramente, se o jogo fosse apenas as miniaturas e um jogo sandbox, nós já teríamos comprado sem sombra de dúvida, mas ele tem muito mais a oferecer. Haverá sim um modo sandbox, em que será possível utilizar qualquer uma das miniaturas que se tiver em mãos para se divertir livremente dentro do universo do game, criando seu próprio mundo. Além disso teremos o modo história, que será jogado pelos três personagens principais da franquia: Batman, Gandalf e Mega Estilo. Não se sabe muito sobre o enredo, apenas o que foi apresentado no trailer de lançamento em que um "cara muito malvado que usa um capacete" está quebrando as fendas entre os universos de LEGO, e o jogador tem a missão de embarcar nos mundos do jogo e colocar suas miniaturas na base para ajudar a salvar a todos.


A base de LEGO Dimensions, na qual você colocará as miniaturas, é necessária para o funcionamento do jogo, então o leitor de NFC do seu GamePad, no caso da versão para Wii U, não servirá para nada. A base possui sete leitores de NFC, sendo o do meio o principal, em que é possível fazer as funções de leitura/escrita, e os demais apenas leitura.


Jogamos três fases diferentes na demonstração: as franquias Portal, Mágico de Oz e Scooby-Doo. Além de nos divertirmos com a história e todas as piadas que são mostradas, foi difícil que nos adaptássemos à mecânica de puzzle do jogo, que mistura o mundo real com o virtual e encontra-se em 5 modos diferentes: Chroma, Locate, Elemental, Shift e Scale.

No modo Chroma é possível pintar o seu personagem dentro do jogo e resolver puzzles trocando as miniaturas de posição na base até encontrar a combinação de posições/cores certas para passar de fase.

No modo Locate você tentará encontrar objetos escondidos dentro do jogo, lembrando muito a brincadeira “está quente, está frio”.

Com o modo Elemental, será possível dar super poderes aos personagens, baseados nos elementos luz, fogo, água e vento.

Já o modo Shift serve para trocar personagens de lugar: a base do LEGO Dimensions ficará dividida em três cores e aparecerão portais referentes a elas dentro do jogo. Para o seu personagem aparecer em um desses portais, bastará colocar a sua miniatura na cor correspondente.

E, por último, o modo Scale, onde a base do LEGO Dimensions ficará dividida em duas cores: uma delas fará o personagem aumentar e a outra diminuir de tamanho.


O jogo em si acompanhará 14 fases, cada uma com 4 áreas, e ficará maior a cada Level Pack que você usar.

Fugindo da mesmice

Além de todas as inovações já citadas, LEGO Dimensions conseguiu fugir um pouco do lugar comum que vem acompanhando a série: basicamente, “quebre algo e monte outro objeto para progredir”. Aliás, foram poucas as vezes na demonstração que tivemos que quebrar e remontar coisas, a mecânica do jogo foi toda reestruturada para o uso das miniaturas NFC. Ao jogar, você vai demorar um pouco para se acostumar com essa ideia de utilizar o mundo virtual e o mundo real para resolver puzzles, e com isso eles ficam mais difíceis e divertidos. Crianças e adultos jogarão juntos e se divertirão da mesma maneira.



Com tudo o que a franquia LEGO sempre trouxe, além do adicional de puzzles mais difíceis, modo sandbox, diversas IPs e miniaturas colecionáveis, LEGO Dimensions chega com tudo no mercado, prometendo causar prejuízo no bolso de muita gente. O jogo está previsto para o dia 27 de setembro para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e Wii U, por U$99,99 com o Starter Pack. Acrescente U$29,99 se quiser o Level Pack, U$24,99 pelo Team Pack e U$14,99 pelo Fun Pack. Ainda não foram divulgados os preços de lançamento no Brasil.

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google