Eletronic Arts na E3 2015: expectativas para a conferência

Empresa deve levar uma considerável lista de jogos para sua apresentação, como os da série Star Wars e Need for Speed, além de novos projetos da Bioware e Criterion.

Eletronic Arts. Quando falamos esse nome, geralmente algumas pessoas já olham meio torto, devido à fama da empresa com DLCs e modelos de negócio de gosto meio “duvidoso”, principalmente do ponto de vista do consumidor. Mas nos últimos tempos, em minha opinião, a empresa vem saindo desse lado negro da força.

Além disso, não há como negar que eles possuem diversos jogos que são bem populares. Por conta disso, não tem como deixar a conferência da EA passar em branco. Então irei comentar sobre o que deve aparecer na apresentação da publicadora durante a E3 desse ano.

Esportes, esportes, esportes


Eu sei, você sabe, todo mundo sabe que boa parte da apresentação da EA será sobre suas franquias de esporte. Sempre foi e deverá continuar assim por um bom tempo, então nada de ficar reclamando sobre isso no Twitter, hein?

Garantidos, devemos ter demonstrações de Madden 16 e NHL 16, como sempre. NBA Live 16 também deve aparecer, mesmo com os problemas enfrentados pelas últimas edições do basquete da EA. Nos três casos devemos ter exibições de melhorias técnicas e, eventualmente, algum recurso on-line/social atrelado.

FIFA 16 é presença certa, mas, nesse caso, as atenções devem ser maiores que o habitual. Isso graças ao anúncio de que, pela primeira vez, haverá times de futebol feminino. Doze seleções, pra ser mais exato. Aposto que isso será mais falado durante a conferência.

Futebol feminino pela primeira vez na série
Outro ponto que será bom ficar de olho é na reação da EA quanto aos recentes casos de corrupção na FIFA. Não que ela tenha qualquer ligação, mas essa sujeira atrelada ao nome da entidade, que também é o mesmo nome de um dos principais produtos da produtora, não é bacana, do ponto de vista empresarial.

Por fim, fica a dúvida se outro jogo de UFC será apresentando, algo que eu duvido, e se mostrarão mais alguma coisa de Rory McILROY PGA Tour, título de golfe que será lançado no próximo dia 17 de julho.

A força do rock está na velocidade


A Eletronic Arts já tem alguns jogos confirmados para este ano, além dos títulos de esportes, e a conferência da E3 deverá ser uma ótima oportunidade para mostrá-los ao público. Começando com o novo Rockband 4 que, bem, deve ter mais canções. É o primeiro jogo da série para PS4 e XBO, fora isso, é o jogo de música que já conhecemos.

Quem sai este ano também, e promete fazer bem mais barulho, é o novo Need for Speed. Depois de um descanso em 2014, esse tempo de molho pode fazer bem à série. O jogo foi anunciado como um “reboot” da franquia, o que é meio esquisito em se tratando de uma série de jogos de corrida, mas até faz sentido. A franquia já estava se perdendo com tantas modificações. Parar por um ano e tentar focar na essência da série pode ser o que NFS precisa para voltar a ser relevante entre os corredores virtuais. Fora o trailer, não sabemos muito do que está por vir, então espere por muitos carros na apresentação.

Need for Speed
O terceiro grande lançamento é o esperado Star Wars: Battlefront, desenvolvido pela DICE. Estando agendado para novembro, um mês antes do filme, deve ser a maior aposta da EA para as vendas de fim de ano. O primeiro DLC, Battle of Jakku, irá mostrar eventos que acontecem imediatamente antes do Episódio 7, o que deve aumentar ainda mais as expectativas sobre o jogo.

Ainda sobre Star Wars, não me espantaria se algum outro jogo baseado na franquia fosse revelado — boatos dizem que a Visceral Games (Dead Space) está desenvolvendo um jogo nesse universo. Também não podemos esquecer o MMORPG The Old Republic, da Bioware, que deve ter alguma atenção. Ou ao menos deveria. Star Wars será “A” franquia do fim de ano, e a EA não deve marcar bobeira pra esse fato.

Star Wars: Battlefront

As especulações


No campo dos boatos e jogos sem previsão de lançamento, a empresa tem uma lista interessante. Podemos começar lembrando de Mirror's Edge 2. Um dos títulos anunciados mais comemorados do ano passado, pouco se falou dele nesse meio tempo. Uma confirmação de que, pelo menos, a produção continua, já seria um alento.

De quem não sabemos quase nada também é do novo projeto da Criterion. Na E3 2014, um trailer conceitual de um novo projeto, que sequer possuía nome foi mostrado. Após um ano, se essa ideia se tornou algo concreto, podemos esperar um jogo bem interessante. Agora, se a expectativa for de um novo Burnout, é bom não ter muitas esperanças.

Imagem conceitual do novo projeto da Criterion
Para fechar, a Bioware pode nos trazer dois novos títulos. O primeiro é Mass Effect. Assim como os dois casos acima, na apresentação da EA ano passado, foi informado somente que o projeto existia. Sendo uma das franquias mais poderosas da produtora, a menos que algo tenha dado muito errado, é aparição quase certa na conferência deste ano.

O segundo título seria uma propriedade intelectual totalmente nova, que ninguém sabe absolutamente nada a respeito. Torço para que seja verdade, ideias novas no mercado sempre são bem-vindas.

Quem não vai entrar na festa?


Por incrível que pareça, se Battefield ficar de fora este ano, não será nada estranho. O jogo mais recente da série foi lançado agora em março, e o grande foco da EA nesse final de 2015 deverá ser Star Wars. Lançar dois carros-chefes da empresa ao mesmo tempo poderia ser um tiro no pé. No máximo, deve ser mostrado algum DLC futuro de Hardline. Jogo novo, em minha opinião, só pra 2016.

Novo Battle.... não, espera!
 Outro que não deve aparecer é Titanfall 2. Pelo menos foi o Vince Zampella, um dos fundadores da Respawn, afirmou pela sua conta pessoal no Twitter.

Resumo da ópera


Com foco em Star Wars, um novo Need for Speed e expectativa de novos títulos de Criterion e Bioware, a conferência da Eletronic Arts nessa E3 2015 está bastante promissora. Lembrando que esses são só meus palpites. Sempre existe a chance de aparecer algo totalmente inesperado.

A apresentação ocorrerá as 17:00 (horário de Brasília), no dia 15 de junho. Você terá toda a cobertura do que acontecer aqui no Blast. E não deixe de compartilhar conosco o que você espera de ver da EA neste ano

Revisão: Alberto Canen
Capa: Nívia Costa


Formado em Game Design, desistente da Matemática Aplicada e atualmente cursando Jornalismo. Ainda aguardo o retorno triufal da Sega, fã de Metal Gear, Dark Souls e várias coisas vindas lá do Japão.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google