Wander, o primeiro text adventure da história, foi recuperado

Nos anos 1960 e 1970, quando computadores eram extremamente caros e espaçosos, as chamadas mainframes dominavam o mercado. Usadas majorit... (por Lucas Pinheiro Silva em 29/04/2015, via GameBlast)

Nos anos 1960 e 1970, quando computadores eram extremamente caros e espaçosos, as chamadas mainframes dominavam o mercado. Usadas majoritariamente por grandes corporações e faculdades, eram máquinas gigantescas, algumas chegando ocupando salas inteiras, e usadas por vários usuários ao mesmo tempo. Nestes antecessores dos computadores pessoais foram desenvolvidos os primeiros "jogos de PC", alguns deles sendo considerados percursores de seus gêneros, como Rogue, The Oregon Trail e dnd.


Mas estes são apenas uma fração dos jogos desenvolvidos na época, os que tiveram sorte de ser preservados. Muitos outros foram perdidos, deletados pelos administradores das mainframes antes que pudessem ser portados para outros sistemas e sem cópias do código fonte — m199h, provavelmente o primeiro RPG eletrônico da história, é uma dessas obras perdidas. Wander, quele que é potencialmente o primeiro text adventure também pertencia à essa triste categoria... até hoje.

A obra foi recuperada graças aos esforços de Doug Merrit, que encontrou uma cópia completa do game nos arquivos de uma conferência Usenix de 1980. O programador é um verdadeiro arqueólogo digital, tendo recuperado anteriormente uma versão perdida do sistema operacional Unix de 1972.

Tirando o posto de Colossal Cave Adventure de primeiro adventure game da história, Wander era bem à frente de seu tempo. Além de ser uma ficção interativa, o programa também servia como ferramenta para criação de "histórias fantásticas não-determinísticas". Ou seja, não só um dos jogos mais antigos da história, como também uma das primeiras engines de games!

O código fonte de Wander já está no github, com uma versão para Windows compilada pelo programador Jayson Smith já disponível.

Esta saga arqueológica me faz pensar: quantos outros jogos feitos em mainframes de faculdades por programadores solitários foram perdidos no decorrer da história?


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google