Top 10

Músicas inspiradas em jogos de videogame

Deixando cada vez mais de ser somente inspirados por outras mídias, os games agora inspiram elas. Confira dez músicas que só existem por causa dos jogos.

Uma das mídias e expressões artísticas mais novas, os videogames, constantemente, são inspirados pela literatura, música, cinema, pintura etc. Mas, fazendo o caminho inverso, já encontramos diferentes obras inspiradas pelos jogos eletrônicos. Nosso top 10 de hoje trará as músicas mais interessantes (não necessariamente boas) inspiradas em games. Cabe ressaltar que não estão incluídas na lista canções compostas para jogos, e nem aquelas que apenas mencionam brevemente algum título ou personagem.


Fica, desde já, o convite para que você divida com a gente, e com outros leitores, músicas que não aparecerem na lista. Não deixe de comentar!

10 - Street Fighter - Dança do Street Fighter (Mantena e JP)

Antes que você comece a me xingar, lembre que eu avisei que as músicas não seriam necessariamente boas. Mas prometo que poucas serão zoeiras, você vai ver e, principalmente ouvir, bastante coisa boa aqui embaixo. Mas vamos falar dessa brincadeira gostosa que é a internet brasileira.

A gente imagina que os tais Mantena e JP se inspiraram no jogo mais para fazer um combo de meia música + diagonal pra cima e dança, do que por curtirem o game. Mas, para você que gosta de navegar no site, eles vão te apresentar a dança do Street Fighter (composta por Maicon Tubarão):

9 - Dark Souls - You Died! (Miracle of Sound)

Não só de músicas bonitas vive o mundo, e com um pézinho na zoeira, o pessoal do Miracle of Sound resolveu falar sobre o que eles mais viram em Dark Souls: a frase You Died! (Você morreu!).

Versos lindos como “você relaxa para respirar um pouco, e morre de forma violenta novamente, então você começa a se esconder nos cantos aterrorizado” passam um pouquinho da sensação das primeiras horas de jogo. Ela até exagera um pouco, mas já que a brincadeira não tem limites…

8 - Pac-Man - Pac-Man Fever (Buckner and Garcia)

Já em 1982, os jogos estavam influenciando as outras mídias. Buckner e Garcia que o digam, já que eles lançaram um álbum inteiro influenciado pelos jogos de fliperama da época. De Frogger a Donkey Kong, a faixa mais icônica, no entanto, é aquela que dá nome ao disco.

Pac-Man Fever homenageia um dos primeiros grandes sucessos dos videogames, relembrando a época dos arcades com muito bom humor.

7 - Minecraft - Viciei no Minecraft (MC Brinquedo)

Já que estamos concentrando as músicas bem-humoradas e a zoeira em geral no começo da lista, nada melhor do que incluir o lendário frasista e emplacador de bordões, MC Brinquedo. Entre mandar um parça medir as palavras e compor letras de ostentação, o tal Brinquedo gasta seu tempo jogando GTA V e Minecraft. O resultado? Ele não sai mais lá fora.

6 - Final Fantasy VII - On That Day Five Years Ago… (Random and Lost Perception)

Em homenagem a um dos mais icônicos RPGs japoneses de todos os tempos, Random resolveu fazer um álbum inteiro inspirado no jogo. Com o nome de Black Materia - Final Fantasy VII, todas as suas faixas se utilizam de músicas originais do título, com uma batida diferente e composição de letras.

Deixo como exemplo esta gostosa faixa que conseguiu mesclar muito bem a música do jogo com a batida de Random.

5- The Legend of Zelda - Forest (Dealership)

A fofa música da banda californiana Dealership foi inspirada no incrível The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Se já não bastasse, o clipe que coloco aqui abaixo é baseado nos jogos 8-bit.

A letra é fofa, é tudo muito bonitinho e a canção fica com nossa quinta posição.

4- Hostiles (Damon Albarn)

No primeiro disco solo do cantor e compositor da banda Blur e do grupo virtual Gorillaz, Damon Albarn traz a faixa Hostiles. Ela é inspirada nos personagens de filmes e videogames que existem “sem uma história por trás, sem humanidade, mas ainda assim humanos em forma” e que o jogador mata aos montes. A canção também é uma reflexão sobre aqueles dias em branco, que você não sabe muito o que fazer da vida. A gente que ama videogames acaba jogando em dias como esse.

O irônico é que o próprio Damon disse que “com toda certeza vai pegar” Grand Theft Auto V.

Faixa Bonus: Rapsódia Nintendo-boêmica
Antes de entrar em nosso pódio, não custa indicar uma das mais divertidas músicas inspiradas em jogos. Não entrou no Top 10 por se tratar de uma paródia de uma (ótima) música. Mas não poderia deixar de fora da lista. Falando sobre os jogos de NES e de sua dificuldade, Nintendohemian Rhapsody é só alegria.

3 - Chrono Trigger - BringBackChrono, All I Had (Richie Branson)

O rapper Richie Branson faz várias canções inspiradas em temas como animes e videogames, mas sua música mais bonita vem do álbum From Guardia With Love. All I Had relembra a infância do cantor e de como ele se alegrava ao experimentar “o primeiro RPG que ele já jogou”.

Com trocadilhos sagazes como “Se eu pudesse pedir algo à Square Enix, eu diria para ressuscitarem Chrono Trigger como uma Fênix...down” e “eu faço de tudo para manter meu rap bom (tight), sou oldschool pode me chamar de Reptite”, a música conquista todo fã do jogo.

“Eu realmente queria que eles trouxessem de volta Crono, e Lucca, e Magus, e Marle, e Robo, e Ayla, e Frog, e então eu saberia que não estou sozinho”.

2- Castlevania: SotN - Symphony of the Night (Dragonforce)

Um dos melhores jogos de todos os tempos, responsável pela consolidação de um gênero próprio cada vez mais resgatado, Castlevania: Symphony of the Night, também inspirou a banda DragonForce a compor a música de mesmo nome que o jogo.

A canção é épica, cheia de momentos explosivos, e sua letra fala sobre castelos, vampiros, e da briga de um filho com um pai. Imperdível!

1- Super Metroid - Samus’ Stardrive (Andy McKee)

Eu não tenho palavras para descrever essa canção, só sentimentos. Como eu havia mencionado em uma recente matéria aqui no Blast, nunca havia jogado Metroid até pouco tempo atrás, quando comecei com o Super Metroid a partir do Virtual Console do Wii U.

A música de Andy McKee nem precisa de letras para passar a sensação daquele jogo maravilhoso de SNES. Uma melodia que relembra a solidão de explorar o planeta Zebes, aliada à sensação de aventura e descobrimento que só uma obra-prima consegue passar. Brilhante música inspirada em um game brilhante.

Curtiu a lista? Como disse lá em cima, não deixe de comentar e nos indicar as músicas que você sentiu falta.


Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Fabrício

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google