Jogamos

Análise: em Game of Thrones: The Lost Lords (Multi), as tramas se intensificam

A Casa Forrester precisa sobreviver em meio a jogo de interesses e inimigos poderos e cabe ao jogador ajudá-los.


Ao trazer o universo de Game of Thrones para a perspectiva de um game point n’ click com tomada de decisões, a Telltale Games acertou na mosca. Com uma trama bem desenvolvida e personagens que prometem conquistar o jogador, o primeiro episódio desse game de seis partes mostrou que o título tem tudo para ser um sucesso do gênero. E esse aventura que fica, literalmente, nas mãos do jogador continua no segundo episódio, The Lost Lords.
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para aqueles que não jogaram Game of Thrones: Iron From Ice. Leia por sua conta e risco!

Confrontos, intrigas e, claro, mortes

É difícil analisar o segundo episódio de um game sem acabar revelando alguns detalhes cruciais da história, mas, para situar melhor o leitor e o jogador, é necessário fazê-lo. No final do primeiro episódio, tudo parece estar indo de mal a pior para a pequena Casa Forrester. Ethan, o jovem recém-nomeado senhor de Ironrath, é cruelmente assassinado dentro de suas terras – e a família e a a Casa ficam aà mercê de seu novo senhor, o bastardo dos Bolton, Ramsay Snow. Como se não bastasse, Mira Forrester está passando maus bocados em Porto Real, onde tem que lidar com um jogo perigoso de interesses se quiser salvar sua família.
A família Forrester vai atrás de seu filho exilado em Yunkai, Asher, em busca de ajuda.

Enquanto o primeiro episódio do game foi mais focado em mostrar os detalhes dessa nova Casa do universo de Game of Thrones e apresentar ao jogador o estilo da narrativa, a continuação busca mostrar que a trama pode ser mais agitada e não apenas um compêndio de falas, decisões e simples cliques. Dessa vez, o game propõe um pouco mais de interação com o jogador na hora de realizar os combates, e movimentos mal realizados podem significar mortes desnecessárias. Além disso, o mapa das cidades está maior e agora podemos visitar localidades como a ex-cidade de escravos Yunkai, a gélida e solitária Mulhara e até os jardins floridos de Porto Real.
Yunkai está tão bela no game quanto na série.

Seguindo o estilo já cunhado por Game of Thrones, o segundo episódio do game continua com o jogo de intrigas, ação e uma dose certa de reviravoltas na trama. A história certamente é mais envolvente do que a apresentada no primeiro episódio, entretanto, um elemento que continua faltando no título é a investigação. Não existe qualquer esforço por parte do jogador em verificar elementos do cenário ou descobrir como cumprir um objetivo. A impressão que fica é que Game of Thrones, ao contrário de outros títulos da Telltale, é um game apenas para se tomar decisões.
Não vai ser uma tarefa fácil para Garret servir na Patrulha da Noite, mesmo com a ajuda de Jon Snow.

A Casa Forrester não cairá

Emoção é uma das palavras-chaves que podem definir The Lost Lords. As coisas simplesmente não parecem nada boas para a Casa Forrester, e parece que a cada passo para frente que os membros da família dão, seus inimigos dão cinco. Apesar de os fãs da série já imaginarem que essa história, talvez, não tenha um final muito feliz, por se passar durante a metade do terceiro livro “A tormenta de espadas”, o jogador não pode deixar de compartilhar, com o sentimento de determinação e esperança, o que cerca a família Forrester.
Talia Forrester canta uma tocante melodia durante o funeral de seu pai e seu irmão.

Mesmo o sistema de decisões tendo continuado o mesmo do antecessor, The Lost Lords põe mais destaque sobre as consequências das falas que o jogador escolher. Além disso, fica claro que em Game of Thrones não existe certo ou errado. Moral e eticamente falando, não importa qual escolha você tomar com um personagem, nunca será possível saber se tomou a decisão certa e se ela irá beneficiar somente alguns ou prejudicar outros. Nesse quesito, o game se torna capaz de imitar muitas situações que vivenciamos no mundo real.
Decisões para tomar mais importantes do que nunca.

O estilo “aqualerado” visto no primeiro episódio foi suavizado na continuação. Os detalhes dos cenários estão menos borrados e é possível visualizar as expressões e ações dos personagens com mais definição. A trama de The Lost Lords ajuda muito o desenrolar do game, tornando o tempo de gameplay mais rápido do que parece e prendendo o jogador ao mundo e situações que os personagens vivem. Como seu antecessor, a continuação consegue te deixar com aquele gostinho de “quero mais” depois que os créditos finais passam pela tela.
O visual está mais detalhado e menos borrado do que antes.

Prós

  • Ritmo mais rápido que o antecessor;
  • Mais decisões importantes para se tomar.

Contras

  • Investigação de cenário ausente.


Game of Thrones: Episódio 2 - The Lost Lords - Multi - Nota: 8.0
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google