As bizarras paródias de South Park com o mundo dos games

Palavrões e muita pouca vergonha invadem os videogames com as divertidas sátiras feitas pela série South Park aos jogos e consoles. Confira todas!

South Park sempre esteve próximo dos videogames. No entanto, essa aproximação não se deu majoritariamente por adaptações da série televisiva para os jogos, mas, sim, no sentido inverso. Ou seja, estamos falando dos videogames, jogos e personagens de games que foram satirizados com a mesma pouca vergonha que o programa ironiza o estilo de vida americano e as suas principais celebridades. Ainda impressionados por South Park: The Stick of Truth, vamos revisitar todas as sátiras de videogames vistas no programa.


Console wars de verdade

A nossa primeira sátira é bem recente no programa (episódio "Black Friday") e traz os personagens da série com os trajes de The Stick of Truth em uma trilogia de episódios sobre console war. Da mesma forma que as discussões sobre qual console é melhor do que o outro fizeram jogadores trocar tapas nesse início da oitava geração, o mesmo aconteceu com a turma de South Park. As crianças caem em discussões e brigas antes da Black Friday sobre o PlayStation 4 e o Xbox One, há sátiras super exageradas sobre a Sony e a Microsoft e uma polêmica e cruel ausência do Wii U

Não vale ser neutro! Tem que partir pro palavrão!
Simplesmente hilário e bem atual, ainda mais parodiando Game of Thrones de uma maneira genial! Esses três epísódios serviu como publicidade do último jogo da série lançado para PC, PS3 e X360. Na verdade, o final do episódio ironiza até mesmo a própria jogada de marketing.

Acredite, esses são os presidentes da Microsoft e Sony

A bizarra verdade sobre o PSP

Ok, esse aqui é mais um dos loucos e mirabolantes roteiros de um episódio de South Park, “Best Friends Forever”. Kenny é o primeiro de South Park a adquirir um PSP, mas, jogando desavisado pela rua, acaba atropelado por um motorista que também jogava o portátil. No além, Kenny descobre que o PSP foi criado por Deus para, através do jogo Paraíso vs. Inferno, encontrar aquele capaz de liderar suas tropas, o escolhido, o Keanu Reeves (aquele ator que interpreta Neo em Matrix). As sátiras à trilogia Matrix, a questões religiosas e ao famoso caso polêmico de Terri Schiavo misturam-se num episódio genial (e louco).

Não ande desavisado pela rua com seu videogame! Mesmo que isso
te faça entender uma conspiração divina

Mais tosco que o próprio Guitar Hero

Lembra que, há alguns anos, estávamos todos com nossas guitarras de plástico vidrados em Guitar Hero e Rockband? A série South Park foi bem rápida em parodiar essa mania no episódio “Guitar Queer-O”. No enredo, Stan e Kyle tornam-se “astros do rock” jogando Guitar Hero, e todos os elementos da vida de um artista do tipo são ironizados, como conversa com gravadoras, festas privadas e até brigas entre amigos. Para brincar com o vício em videogames, o episódio mostra também outro jogo, Heroin Hero, que, livre de estresse e pontuações, consiste apenas em perseguir um dragão rosa enquanto se injeta heroína virtual no braço... Posteriormente, vemos ainda Rehab Hero. Sem comentários. 

Um jogo pra relaxar... ou não
Em outro episódio,“Whale Whores”, há uma sátira com Rockband quando Cartman canta uma paródia de Poker Face (de Lady Gaga) usando o jogo. Seria interessante ver mais paródias como essas, se esse tipo de jogo voltasse a ter a atenção dos jogadores.

Não faça essa cara, você também se sentiu um astro com essa guitarra de plástico

Pior que as três luzes da morte

No episódio “Tsst”, a mãe de Cartman, percebendo o quão desobediente o seu filho está, contrata as Supernanny para disciplinarem a criança. E é claro que uma das primeiras coisas que elas procuram fazer é privá-lo do seu Xbox 360. Para mostrar o quão colossal é o vício de Cartman no videogame, ele, mesmo fugindo de casa, sendo rejeitado por todos os seus amigos e vivendo num beco chuvoso, continua a jogatina. Em outra cena, Cartman canta dramaticamente Don’t Stop Believin’ enquanto liga o console novamente. No episódio “Tonsil Trouble”, após Cartman contaminar Kyle com o vírus HIV, o jovem judeu de imediato ameaça destruir o Xbox 360 de Cartman... como se esse fosse o maior dos problemas dos dois novos aidéticos.

E essa foi a última vez que Super Nanny ousou tentar controlar uma criança

O cúmulo do hype

O Nintendo Wii foi alvo de muita expectativa por parte dos jogadores por conta de seus inéditos controles com sensores de movimento. E Cartman foi um dos alvos dessa ansiedade para pôr as mãos no console da Big N no episódio “Go God Go”. Incapaz de suportar os poucos meses que o separavam do lançamento do Wii, Cartman pede que seu amigo Butters (pois todos os outros tinham bom senso) o congele para que ele só acorde num futuro em que o Wii esteja nas prateleiras. O plano dá até certo, mas Cartman só é descongelado centenas de anos depois. 
Agora só precisa encontrar os cabos, cara
Num mundo super futurista, Cartman precisa encontrar uma unidade do já pré-histórico Wii e tentar voltar para o passado, só que, no caminho, vai alterando adoidadamente o fluxo do tempo. O resultado da irresponsabilidade de Cartman com a história é tanta que o roteiro se torna uma maluquice imensa!

Temos que... pegar?

Quem nunca ouviu dizer que Pokémon é uma lavagem cerebral, “coisa do demônio” ou um vírus japonês? No episódio “Chinpokomon”, isso foi satirizado de maneira hilária. A febre japonesa Chinpokomon é uma alusão aos monstrinhos de bolso da Nintendo, só que, em South Park, os brinquedos licenciados influenciam as crianças para poderem derrubar o governo americano. Há várias brincadeiras com a série Pokémon e, em uma delas, o programa de televisão assistido pelas crianças emite sinais luminosos hipnotizantes (uma clara alusão ao episódio de Pokémon que foi banido por conter flashes de luz que teriam causado convulsões em telespectadores japoneses). 

Que criaturas adoráveis... só que não
Agora você me pergunta: por que um nome tão estranho quanto “Chinpokomon”? Bom, digamos que a tradução seria “minúsculo pênis monstro”. Acho que encerramos por aqui, não é? Ah, faltou dizer que essas criaturas "voltam" ao mundo dos games em The Stick of Truth, como itens colecionáveis. Nesse episódio, é mostrado um console semelhante ao Sega Genesis.

Jogos de golfe não tão monótonos

Eric e Stan acham que jogos de golfe são muito chatos, exceto quando estão jogando os “verdadeiros momentos” de Tiger Woods PGA Tour 11. Na versão do jogo vista no episódio “Sexual Healing”, os jogadores virtuais mostram suas vidas cotidianas, que incluem brigas de casal, casos e reconciliações. Um pena que isso é só momentâneo. Depois da “parte interessante”, os jogadores virtuais voltam à competição de golfe e o game fica chato de novo.

Parece ter mais esquisitices que um Mario Golf

Colheita bizarra!

A modinha de jogos de administração de uma fazenda virtual fez sucesso em algumas redes sociais, como Orkut, e ainda faz em outras, como o Facebook. Shelly Marsh (irmã de Stan) e seu namorado Larry Feegan jogam o estranho jogo The Settlers of Catan, visto no episódio “Broadway Bro Down”. Nesse jogo, o objetivo é construir estabelecimentos e assentamentos. Aquele que tiver a maior produtividade e a maior extensão de terra ganha.

Embora a referência seja a um jogo mais popular em redes sociais, dá para ver os personagens jogando em um Xbox 360. Além disso, a guitarra de plástico também é um outro easter egg nessa cena. Daria um bom mini-game para The Stick of Truth.

O sonho de ter um Dreamcast

Toda criança já ficou admirada com a mágica que a fada do dente é capaz de fazer: transformar um pedaço de cálcio que solta-se de nossa boca em dinheiro vivo. No mundo de South Park, é lógico que logo sairá da cabeça de Cartman uma ideia para faturar muito dinheiro em cima desse truque. No episódio “The Tooth Fairy Tats 2000”, a turma resolve juntar dentes para trocar por dinheiro e acabam se envolvendo num gigantesco negócio infantil de troca de dentes por dinheiro. E sabe qual é o objetivo da garotada? Conseguir comprar um Dreamcast. Infelizmente, eles não conseguem adquirir o console, que, aliás, foi a plataforma com mais games da série South Park lançados. Ao menos eles não exploraram um certo episódio bizarro e cômico que aconteceu há alguns anos com um brasileiro e seu Dreamcast...

O que a gente não faz por um videogame, né?

O preço de um jogo

Alguns diriam que os jogos valem mais no lançamento, outros dirão que o preço não importa. Pois bem, em South Park, um cartucho pode valer até mesmo uma amizade. No episódio “Margaritaville”, a vida em South Park muda completamente por conta da crise econômica mundial. Mas deixemos o essencial do roteiro de lado. O que mais chama atenção nesse capítulo é a vontade de Cartman de pôr as mãos numa cópia de GTA: Chinatown Wars (DS). Ele ameaça até mesmo entregar Kenny e a família dele para o inimigo caso não receba o bendito game. Imagine o que Cartman teria feito para jogar GTA V?

World of South Park

World of Warcraft é um vício para muitos ocidentais. E essa mania virou sátira num episódio de South Park criado quase que totalmente usando os gráficos do jogo. Estamos falando do genial “Make Love, Not Warcraft”. As quatro crianças principais acabam sendo pegas pela mania de WOW, o que gera toda um discussão com o pai de Stan, que insiste que elas precisam socializar-se ao ar livre, embora ele mesmo acabe jogando também.

Conheça Stan, Kyle, Cartman e Kenny
O objetivo deles acaba sendo derrotar um jogador muito poderoso, que, na verdade, é o típico estereótipo de um jogador “sem vida” de WOW. O interessante do episódio é que as cenas são reproduzidas como no jogo mesmo e o ponto mais bizarro é quando Cartman está tão vidrado no jogo que precisa chamar sua mãe para colocar um balde embaixo de seu traseiro para que ele possa “fazer o número 2” sem interromper a jogatina.


Geração Minecraft

Indo na onda do episódio de WOW, “Informative Murder Porn” é um capítulo do programa construído em torno de outra grande mania dos games: Minecraft.  Um estranho documentário chamado “Informative Murder Porn” parece estar incentivando casais adultos a, durante o sexo, matarem uns aos outros. Para impedir que os pais das crianças de South Park morram, seus filhos bloqueiam o canal do documentário colocando perguntas sobre Minecraft como código de segurança. 
Dane-se o pudor quando se é a série televisa mais sem noção da história
Para burlar a proteção, os pais começam a jogar Minecraft. E, tal qual no episódio de WOW, muitas cenas desse aqui são construídas com os gráficos do jogo. A intromissão dos adultos no mundo de Minecraft acaba criando mais e mais problemas para as crianças e dando vazão a muita ironia e crítica sobre o mundo real e o virtual.

E danem-se os direitos autorias também

Um console que tem a cara da série

Não foi apenas de sátiras com consoles reais que a série South Park viveu. Em vários episódios do programa, os criadores introduziram uma plataforma totalmente nova: a Okama GameSphere. “GameSphere” é provavelmente uma brincadeira com o console real GameCube, mas e esse “Okama”? Bom, quem conhece um pouco de japonês sabe que o termo é usado para designar homens homossexuais, travestis ou transexuais.  

Se o GameCube tivesse vendido mais unidades, talvez mais gente tivesse sacado a referência
Em sua primeira aparição, no episódio “Towelie”, a GameSphere das quatro crianças principais é tirada deles. Tamanho era o vício delas pelo aparelho que Cartman, Stan, Kyle e Kenny terão que se aliar à “toalhinha falante geneticamente modificiada”, o ridículo Toalhinha, que também é um dependente químico. Até as forças armadas estadunidenses as crianças irão enfrentar para recuperar o seu console. 

Asas (até demais) à imaginação

A trilogia “Imaginationland” é uma das sequências de episódios de South Park mais divertidas e repletas de referências de toda a história do programa. Na verdade, é facilmente o enredo com o maior número de personagens de outras mídias. Após ser levado para o mundo da imaginação por conta de uma brincadeira estúpida, Butters vira o centro de uma guerra no mundo da imaginação, protagonizada pelos principais heróis e vilões da nossa cultura. 

Fantasmas de Pac-Man assistem a Jesus confrontar um Xenomorph...
Na batalha, dá para ver estrelas aleatórias dos videogames, como Sagat, Mario, Goro , Wario, Link, Pacman, Akuma, Ganondorf... Paralelo a isso, temos uma bizarra e nojenta aposta entre Kyle e Cartman, que disputa a atenção dos espectadores com toda essa guerra da imaginação. É muito divertido assistir à trilogia Imaginationland e ficar procurando pelos personagens de jogos nas multidões.
...enquanto Wario, Bowser verde e Ganondorf partem pra a batalha

Outras aparições

Muitos outros consoles e jogos apareceram na série South Park, mas sem tanta relevância no enredo dos episódios como as sátiras que vimos agora. Mas, para não deixar essas pequenas referências passarem, vamos ao menos listá-las.
  • Na aula de informática do episódio “The Ungroundable”, todas as crianças estão jogando escondido Call of Duty: World at War (PS3). Ao menos eles estão mostrando que sabem mexer no computador, não?
  • L.A. Noire é jogado por Kyle no episódio “You’re Getting Old”, sem nenhuma imagem do jogo mostrada. Ao fim desse episódio, estranhamente Cartman e Stan desenvolvem uma amizade e jogam Xbox 360 juntos.
  • Quando Cartman está procurando seu boneco preferido, o Clyde Frog, dá para ver a caixa de Batman: Arkham City. Isso acontece no episódio “1%”, que também tem um Okama Gamesphere.
  • Talvez você não se lembre do antigo console ColecoVision, mas ele apareceu no episódio “Chickenpox”, na casa da família de Kenny.
Você já fez muito isso nas aulas de informática do colégio
Encontrou alguma outra referência a videogames em algum episódio de South Park? Conte-nos e diga o que achou das paródias feitas pela série!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google