O Re:SAGA (Natal/RN) contou com os Irmãos Piologo, Damiani, games e mais

Um dos mais tradicionais eventos de cultura geek oriental do Nordeste levou mais de dez mil pessoas para o Centro de Convenções de Natal.

Não é fácil encontrar bons eventos de cultura pop fora do eixo RJ-SP. Na verdade, parece que São Paulo realmente está tomando conta de todos os grandes eventos do gênero. Até a Brasil Game Show, que alternava com o Rio de Janeiro, agora é exclusiva da Terra da Garoa. Ainda assim, há vida geek espalhada por todo o nosso país, inclusive no Nordeste, como os conhecidos eventos SANA (Fortaleza) e Super Con (Recife). Natal/RN, apesar de ser uma cidade menor que as citadas e conhecida por belas praias (e como são lindas), também conta com eventos de peso. Um deles é o SAGA Entretenimento, que ocorreu em sua versão Re:SAGA (basicamente, o SAGA em outubro) no último final de semana, no Centro de Convenções de Natal, e foi um sucesso de público e organização.


Para aqueles que ainda não estão familiarizados, esse tipo de evento não é uma "festa à fantasia japonesa", e você não precisa se preocupar em ir a caráter. Trata-se sim de uma alternativa bacana de entretenimento na qual toda a família pode participar. Dentre as diversas atrações, aquela que mais chama a atenção do público é o concurso de cosplayers, no qual os concorrentes dão vida a personagens vindos direto dos videogames, ou animes/mangás. Vale notar a força que League of Legends tem, sempre sendo uma das escolhas favoritas dos participantes. Para deixar as coisas ainda mais interessantes, Mariana Satty, do Pense Geek, era uma das juízas do concurso, e os Irmãos Piologo, junto com o Guilherme Damiani, "avaliaram" os participantes, transformando a competição num verdadeiro e divertido show de humor.


Outra atração que cresce muito no Estado é o concurso de coreografias e apresentações de K-pop. Os dançarinos atingiram um nível de excelência que sempre se faz notar pelo público, que vai ao delírio com as performances cada vez mais bem elaboradas dos competidores. Tanto sucesso fez com que a equipe do SAGA trouxesse a KPopper Lee Nys, dançarina brasileira de prestígio que até já viajou à Coreia do Sul e dançou ao lado de Hyuna, conhecida dançarina do vídeo Gangnam Style. Além de juíza do concurso de K-pop, ainda fez belíssimas coreografias junto com o grupo Dynami, de Natal.


Diversas outras atrações menores aguardavam no local, como animekê, no qual a galera podia soltar a voz e mostrar que também tem talento; card games, reservado para os amantes de um bom carteado, em disputas acirradas de Pokémon TCG e Magic: The Gathering; diversos estandes de vendas, para o público poder comprar as famosas lembrancinhas, como camisetas, adereços, action figures e outros.

Jogatina livre, torneios e os "Daoras"

Como não poderia deixar de ser, o nosso maior interesse no evento eram os games. Havia uma área exclusiva na qual ocorreram os diversos torneios com jogos da mais recente geração, como PlayStation 4, que tivemos Injustice: Gods Among Us, que já se tornou figura certa nos campeonatos de games, mesmo na EVO, ao substituir Mortal Kombat; pela Nintendo, o jogo da franquia de kart mais amada pela maioria estava lá: Mario Kart 8, do Wii U; e para fazer todo mundo dançar, antes da chegada de seu sucessor, Just Dance 2014, de Xbox One com Kinect – os competidores já estavam tão familiarizados com as coreografias que provavelmente nem precisariam olhar para a tela.


A geração anterior também não foi esquecida, e jogos representando o PS3 – Naruto Ultimate Ninja Storm Revolution, FIFA 15, Ultra Street Fighter IV – e o WiiSuper Smash Bros. Brawl – foram utilizados, até porque a nova geração ainda carece de mais opções de títulos interessantes para competições. Vale notar que mesmo os portáteis foram lembrados, ainda que apenas com Pokémon X/Y, para 3DS.

Nem só de torneios se faz um bom evento, como foi o Re:SAGA, e a jogatina livre sempre deve fazer parte do roteiro. Todos os jogos disponíveis para as competições também estavam à disposição do público para se divertirem à vontade, incluindo outros, como Super Mario 3D World, do Wii U.


Como vocês devem imaginar, um evento com games não está completo sem os fenômenos de público DotA 2 e League of Legends (LoL). Esses jogos contaram com uma área separada, com telão e muito espaço para a torcida. Um narrador bem animado manteve o entusiasmo do público em alta, enquanto os competidores demonstravam todas as suas habilidades em partidas cheias de emoção. O sábado foi dedicado a DotA 2, e o domingo a LoL, mas em ambos a quantidade de pessoas acompanhando era enorme.


Os youtubers Guilherme Damiani, do Damianizando, e Rato Borrachudo fizeram uma participação muito bacana na área de games, jogando com o público presente, que Damiani carinhosamente os chama de "Daoras". Eles ficaram tanto tempo por lá que provavelmente foram os que mais jogaram durante o evento, provando que estão numa ótima profissão.


Com um primor de organização e profissionalismo, o pessoal do Re:SAGA proporcionou mais um evento seguro e bem administrado, para ficar na memória do público que teve oportunidade de comparecer a essa festa, sem preocupações que não fossem qual a atração seguinte a conferir, já que muitas aconteciam ao mesmo tempo. O público geek da cidade mais uma vez compareceu em peso, provando que existe uma grande diversidade cultural no Nordeste, não se restringindo apenas à cultura tradicional, que tanto apreciamos, ou às belas praias. Por aqui também há espaço para investir na cultura pop oriental e já estamos aguardando pelo próximo evento.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Daniel Silva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google