Jogamos

Análise: Pokémon TCG Online (PC) faz você trocar Pokébolas por cartas

A versão online do famoso TCG de Pokémon é uma boa opção de entretenimento para os fãs dos monstrinhos de bolso e não exige muitos conhecimentos prévios.


O Pokémon Trading Card Game Online (também conhecido como Pokémon TCGO ou ainda Pokémon Estampas Ilustradas Online no Brasil) já foi tema de uma matéria publicada no Nintendo Blast. Nesta época, o jogo ainda estava em sua fase beta, com muitos bugs e incompleto; agora, dois anos depois, quando o jogo já se encontra em uma versão mais estável e com uma interface aprimorada, é hora de retomarmos o assunto. Vamos adentrar no mundo do Pokémon TCG Online!

Antes, uma introdução ao Pokémon TCG

O Pokémon TCG chegou ao Japão em 1996 e em 1998 aos Estados Unidos. Com regras bem definidas e relativamente simples mas que permitem jogatinas intensas e estratégias variadas, o sucesso do jogo ao redor do mundo é muito justificável. Tamanho este sucesso que em 1998, Pokémon Trading Card Game (GBC) foi lançado no Japão.
Você teve a chance de jogar esta versão do
TCG? As regras pouco mudaram desde então.
No Brasil, o jogo é licenciado pela Copag desde 2011, ano em que o TCGO oficial da The Pokémon Company International ganhou sua versão beta. Desde então, tem sido aperfeiçoado e recebido diversas atualizações promovendo melhores interações online entre os jogadores e correções de bugs.
É aqui onde ocorre toda a ação do Pokémon TCGO!

It’s a whole new way of battling... Pokémon TCGO!

Assim que tiver instalado e logado no jogo (é necessário fazer o download), você será apresentado a personagens carismáticos que irão ajudar na aprendizagem das regras básicas. Depois disso, você poderá seguir para o Desafio do Treinador, no qual você irá competir com vários NPCs para vencer as Ligas Ouro e Platina e o Campeonato Municipal utilizando os decks temáticos disponíveis (Black & White – Basic Blue, Basic Green e Basic Red). Além disso, é possível alterar a dificuldade de cada partida.
Cada personagem tem uma curta biografia, o que dá um certo tom de "Modo História".
Há também o Modo Contra (PvP), no qual você pode ter batalhas aleatórias ou amistosas. Também é possível testar contra o computador algum deck que você tenha criado no “Jogo de Teste”. Por falar em decks, você pode criar novos e administrar antigos utilizando o Administrador de Baralho. As cartas presentes nos baralhos temáticos do Desafio do Treinador apenas estarão disponíveis na Coleção de cartas após vencer sete batalhas com cada um deles.
Ainda não está confiante a respeito do seu deck?
O Jogo de Teste é o seu melhor aliado.
As vitórias in-game rendem Fichas de Treinador, que podem ser trocadas por booster packs, decks temáticos e outros itens a serem utilizados no jogo através da Loja. Há também um sistema de bônus diário, com diversas recompensas para os que entrarem no jogo periodicamente; a cada cinco dias, o prêmio é um pacote booster. Há um deck temático que é desbloqueado como primeiro bônus, Mental Might, que tem foco em cards do tipo Psíquico.
Além de booster packs e decks, você irá encontrar uma variedade de itens para auxiliar na sua jogatina.

Gotta collect ‘em all!

O Pokémon TCGO conta com um interessante sistema de Trocas de diversos itens (cards, booster packs e itens de avatar). E o mais legal: é possível trocar números diferentes de itens, facilitando especialmente a montagem de decks com tipos específicos. Por exemplo: estou montando um deck Água e quero um Articuno – EX; tenho Xerneas e Yveltal, que não me serão úteis. Então, posso criar uma oferta pública e aguardar que alguém atenda às minhas escolhas. Também, caso eu saiba que um amigo meu tenha o card que eu quero, posso ofertar diretamente a ele.
Algumas ofertas podem parecer absurdas, mas ajudam muito na construção de baralhos poderosos.
Para os que adquirem booster packs e decks reais, é possível resgatá-los no jogo online utilizando os códigos que vêm nas embalagens. Os decks, por serem fixos, permanecem com a mesma seleção de cards; já no caso dos booster packs, as cartas reais são diferentes das recebidas virtualmente.

Nem tudo são Vileplume

Apesar da qualidade do jogo, algumas ressalvas não podem ser deixadas de lado, especialmente no lado competitivo. Embora tenha a proposta de que qualquer um seja capaz de ter sucesso no jogo, jogadores que ainda não têm experiência com o TCG costumam ter dificuldades nas competições online contra outros jogadores. Isso ocorre devido aos decks que novatos geralmente usam: os decks básicos que são oferecidos ao início do jogo, que não têm muita chance contra decks personalizados e outros temáticos com cards mais efetivos.
Este Charizard-EX consegue facilmente derrotar
qualquer um dos decks básicos com seu Brave Fire.
Há ainda algumas falhas no jogo, como as traduções. Infelizmente, nem todas as funções do jogo estão 100% traduzidas para o português, incluindo algumas cartas (algumas estão em um estranho híbrido de português e inglês). O tempo de carregamento das cartas também pode ser um pouco frustrante: afinal, se não é possível visualizar o conteúdo da carta, não é possível saber seu efeito.
Não sei dizer se este card de Rattata está mais em inglês do que em português ou o contrário.

Diversão garantida para os fãs dos monstrinhos de bolso


Pokémon TCG Online é uma ótima opção multiplayer, especialmente recomendável para quem gosta de colecionar as estampas ilustradas da franquia. Os que ainda não estão familiarizados com o jogo podem conferir alguns tutoriais do desenrolar das partidas. Como todos os jogos do gênero, para formar boas estratégias, é indispensável o estudo das regras.

Monte seu deck ideal, aprenda boas estratégias, ative seu Random Receiver, desafie outros jogadores e boa diversão!

Prós

  • Por ter as mesmas regras do TCG físico, é um bom treino para partidas reais;
  • Interface intuitiva e organizada;
  • Sistema de trocas interessante e eficiente;
  • Possibilidade de utilizar decks e booster packs reais no jogo;
  • Loja do jogo não utiliza dinheiro real, mas fichas de treinador que são obtidas no decorrer do jogo;
  • Completamente gratuito para PC e Mac.

Contras

  • Certa demora no carregamento das cartas;
  • Tradução parcial (algumas funções/cartas estão em um híbrido de português e inglês);
  • Jogadores que não têm acesso a decks e booster packs reais podem ter dificuldade na competição com outros jogadores.
Pokémon Trading Card Game Online – PC – Nota: 8.5
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Diego Migueis

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google