Plug and Blast

Brick Games: as várias cópias de Tetris que fizeram parte da sua infância

Enchiam as prateleiras das lojas de 1,99 com 118 jogos “diferentes” e, mesmo assim, os Brick Games faziam a nossa alegria quando criança.

brick-games
Você sabe muito bem que quando criança inventa de querer um videogame novo, faz mais birra que Baby Mario quando é perdido pelo Yoshi. E, muitas vezes, nem sempre é possível dar a última geração toda vez que ela é lançada, ou não dá para dar um PS4 para o irmão do sobrinho da sua namorada só porque ele cansou do Dynavision dele, principalmente se o orçamento está apertado. Aí você vai para uma das famosas lojas de 1,99 (onde tudo devia custar 1,99, mas, na verdade, nada custa esse preço), olha uma coisa que parece um portátil e com um preço que cabe no bolso. Compra todo feliz e nem se dá conta que acabou de adquirir um Brick Game, um dos jogos eletrônicos mais conhecidos pelas crianças!

Jogos de blocos

brick-game-cores
Em todas as cores!
Os Brick Games fazem parte de um grande conjunto de videogames portáteis que surgiram na década de 90 e que chegaram ao Brasil por meio dos camelôs, e que hoje se encontram nas lojas de artigos baratos que não tem moedas de um centavo para dar de troco. Com caixas lindas que funcionam melhor que os comerciais da Tekpix, eles são feitos de carcaças de plástico (geralmente, no mesmo formato, como um Game & Watch alargado) com telas alfanuméricas parecidas com calculadoras digitais.

Geralmente, temos quatro botões de direção (também usados para trocar a dificuldade e a rapidez dos jogos), um botão Start, um botão Pause e um botão chamado Rotate. Baseado na função de rotacionar as peças no Tetris, ele é o verdadeiro botão de ação do portátil, no qual você usará para qualquer coisa que não seja se movimentar. Ainda temos um alto-falante para tocar alguns sons e, finalizando o conjunto, a inscrição “Brick Game: n games in 1”, onde n é um número natural suficientemente grande para não ser o número de jogos diferentes que temos dentro dele.

118 jogos diferentes cópias de Tetris

brick-game-emulador
Estes quadradinhos já ganharam
até emulador nos computadores
118 era um dos números mais comuns de jogos dentro dos Brick Games, podendo ir até 200, 300, 1001, até o infinito; entretanto, podemos contar aí uns 20 jogos, entre todas as variedades do portátil, realmente diferentes um do outro. Tetris é o verdadeiro carro-chefe, pois, provavelmente todos os outros 98 “jogos” que sobram são cópias de Tetris. E o pior que eles inventaram todas as variações possíveis para este game: normal, de ponta-cabeça, com formatos diferentes de peça, com formatos diferentes de peça em ponta-cabeça… As possibilidades não tem fim, realmente.

Os outros jogos disponíveis são variações de jogos clássicos, aqueles que você já jogou no NES, no Master System ou no seu Nokia tijolão. Você pode se deliciar com o clássico Arkanoid (também conhecido como “o jogo que tem uma bolinha batendo nos blocos que vão sendo destruidos”), o lendário Snake (e sua cobrinha que cresce em uma linda progressão aritmética sem fim até ver você perder), o grande Frogger (em sua versão em que o sapo virou um quadrado e o tronco virou uma linha de quadrados) e até títulos com mecânicas mais convencionais como um de fórmula 1, um de tanques de guerra e um baseado no querido PONG.

Divertido e modificável

Falando assim, parece até que os Brick Games não fizeram a alegria das crianças desde quando chegaram em solo tupiniquim. É verdade que eles deviam muito em qualidade técnica para os seus concorrentes, mas, mesmo assim, divertiram todas as pessoas que, por qualquer que fosse o motivo, não podia ter um videogame que estava na moda. Com certeza a facilidade de encontrar em qualquer lugar e o baixo preço fizeram da minha infância (e de várias idas ao banheiro) momentos bem mais felizes.

Um outro ponto interessante trazido por eles é que, por mais incrível que pareça, a sua partida era totalmente customizada. Geralmente, existem botões para trocar a velocidade do jogo (o que o deixa consideravelmente mais difícil) e o “level”, que pode ser identificado como fase ou dificuldade, dependendo do game. Além disso, as várias “cópias” dos títulos sempre trazem uma pequena mudança em jogabilidade e talvez apenas Tetris Axis superou a quantidade de modos que as combinações dos Brick Games podem disponibilizar neste clássico puzzle.
Quantos Brick Games você teve? Qual foi a sua melhor história com um deles? E seu maior recorde? Deixe seu comentário!
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Vitor Nascimento

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google