Vem aí

Prévia: Black Desert (PC), um MMORPG que chegará para quebrar barreiras

Gráficos exuberantes, um extenso mundo aberto e novas mecânicas de batalhas são só alguns dos pontos altos em Black Desert (PC).

A empresa sul-coreana Pearl Abyss está produzindo, desde 2010, Black Desert, um novo MMORPG (RPG online para multidões) para PC que deve chegar ao mercado oriental ainda este ano. O diferencial desse título será a proximidade com dinâmicas de jogos da última geração. Uma tentativa de revolucionar um gênero que está sobrecarregado da mesma mecânica repetitiva. Mecânica essa que envolve tanto jogabilidade, movimentação, possibilidades interativas e capacidade gráfica. E por falar nesta, Black Desert apresentará gráficos de última geração, rodando a 60 FPS,com uma jogabilidade dinâmica pouco vista em jogos do gênero. Ele contará com um mapa impecável e imenso para se explorar em formato mundo aberto, além de uma imersão muito maior a ser sentida, através de diversos elementos como o clima e o ciclo circadiano (dia-noite).

Tudo começa com uma escolha!

Como costume na maioria dos jogos online de RPG, sua aventura começa escolhendo à qual classe seu personagem irá pertencer. Até o momento, Black Desert conta com ótimas opções de escolha. Entre as classes de personagens jogáveis, foram-nos divulgadas oito até o momento:
  • Ranger: os tradicionais arqueiros da floresta. Possuem ataques de longa distância e são muito ágeis;
  • Warrior: “pau pra toda obra”, os guerreiros utilizam espadas e escudos para golpes de curta distância. Eles podem também servir de escudo para aliados;
  • Sorcerer: o mestre da magia nesse jogo pode atacar tanto de perto quanto de longe, pois seus danos serão sempre altíssimos. Ele também pode, inclusive, usar talismãs para aumentar seu poder;
  • Giant: considerados os tankers do game, os Giants são uma raça de guerreiros maciços, com armas enormes e golpes arrasadores. O diferencial aqui é a brutalidade, já que eles podem, inclusive, transformar-se em um lobo para aumentar sua força e agilidade;
  • Tamer: essa classe utiliza espadas para dar golpes medianos, mas seu diferencial é a capacidade de utilizar pets (animais de estimação) para auxiliar durante a luta. Inclusive, podem usar seus companheiros animais como montaria enquanto as demais classes precisam comprar a sua;
  • Wizard: os bruxos têm como especialidade o dano em área. Seu modo de jogo é o de longa distância, utilizando ataques que acertam até mesmo uma dezena de inimigos ao mesmo tempo;
  • Valkyrie: são a contraparte dos Warriors, possuindo habilidades totalmente diferentes deles, mesmo que utilizando o mesmo estilo de armas: espada e escudo;
  • Blader: os duelistas utilizam uma espada de uma mão, lutando num estilo muito semelhante ao dos samurais. Possuem o diferencial de dividir sua espada em duas, utilizando duas armas ao mesmo tempo;
    Os humanos ficam tão “baixinhos” perto de um Giant

Efeitos climáticos? Cuidado com eles!

Entre os elementos que influenciam na jogatina, os mais notáveis aqui serão os fenômenos naturais como tempestades, nevascas, terremotos e furacões. Através de todo o mundo do jogo, ocorrerão fenômenos desse tipo de uma forma aleatória, tentando se aproximar o máximo possível da realidade do clima.

Como já visto no primeiro Closed Beta do game, todo o cenário se modifica de acordo com o clima: por exemplo, quando seu personagem está em uma tempestade durante a noite, a visibilidade diminui drasticamente, sendo aumentada só um pouco quando surgem relâmpagos no céu; além disso, roupas ficam molhadas, surgem poças d’água no chão e a movimentação do seu personagem é afetada. Dessa forma, as variações climáticas poderão auxiliar ou atrapalhar os personagens dependendo da situação. Sendo assim, diferenças entre neve, chuva e sol não servirão somente para a estética do jogo. Sem a devida atenção dos jogadores, o personagem poderá perder uma luta por usar equipamentos certos em climas errados.

Além disso, o sistema de dia e noite também influenciará de maneira significativa no comportamento e na disponibilidade dos NPCs (personagens não jogáveis). Dessa forma, determinados personagens podem não estar disponíveis em certas horas do dia ou da noite, como, por exemplo: um determinado mercador poderá ser encontrado somente no horário de funcionamento da sua venda, enquanto que um assassino só será encontrado em determinada hora da noite.

No combate, não é simplesmente “sair matando”

O que seria de um MMO sem combates? Black Desert já demonstrou em suas demos e betas que terá um sistema complexo e ágil nesse quesito. Nos vídeos demonstrativos e gameplays do closed beta, já foram demonstrados uma série de combos com inúmeras habilidades que serão desbloqueáveis no jogo através de um treinador NPC. Assim, quanto maior a evolução do seu personagem, mais dinâmica poderá se tornar a luta, não apenas com um aumento de danos ou número de ataques, mas também com a abertura do leque de possibilidades de combinações de ataques.
Além disso, como o formato de controle no combate é semelhante ao de jogos de ação de última geração, ele possibilita que o personagem desvie de projéteis e controle cada golpe ou movimento com um aperto de botão específico do jogador (ao contrário dos ataques automáticos comuns em jogos do gênero). A habilidade nos combates não depende simplesmente dos atributos e habilidades conquistadas com o personagem, mas também da habilidade do jogador em controlá-lo adequadamente; algo muito semelhante ao visto em jogos da franquia Monster Hunter ou Dark Souls.

A árvore de habilidades tem um tamanho excepcional, impossibilitando que um personagem tenha todas as habilidades do seu nível (o que melhora ainda mais a personalização deles). E como se não bastassem tamanhos detalhes, as armas e os equipamentos não influenciarão somente no ataque e defesa do seu personagem, como de costume. Armaduras pesadas, por exemplo, diminuem a agilidade do personagem, aumentando sua defesa; enquanto que equipamentos mais leves o permitem andar e desviar mais rapidamente de golpes. A agilidade não vai contar somente para velocidade de ataque, mas também para velocidade de locomoção. Vale lembrar que já foi incluído nos dois Closed Beta do game a possibilidade de combate montado em um cavalo, contudo, será necessário alimentá-lo e cuidar dele, como qualquer pet.
Para os fãs de arquearia, o game conta com uma dinâmica de combate excelente!

Não é apenas por 20 níveis!

Além do tradicional sistema de completar missões, passar de níveis, acumular tesouros e melhorar equipamentos, Black Desert ainda apresenta um grande leque de possibilidades de jogo: como o sempre presente jogador contra jogador (PvP), onde o personagem que morrer terá chance de perder algum equipamento ou item que estava segurando - cabe notar que esses mesmos itens poderão ser pilhados pelo seu matador. Já o modo Guild War conta com um sistema de invasão de castelos e utilização de canhões, catapultas e outros itens de demolição. Também contamos com outros modos, como a possibilidade de construção e customização de casas e castelos (modificando determinadas áreas do mapa do game), sistema de coleta (como mineração, jardinagem, lenhador, etc), utilização de instrumentos musicais de forma bem semelhante aos jogos da franquia “Guitar Hero” (pelo que parece, por todos os personagens) e sistema de caça avançado, que possibilita a pescaria e até tiro à distância em pássaros.

Mas tudo isso começa com a criação de seu avatar e, para Black Desert, foi desenvolvido um dos mais avançados sistemas de customização de personagens já divulgados em jogos MMO. A variação de cabelos, texturas, formatos, cores e o nível de manipulação da aparência do seu personagem não tem comparação. Pela primeira vez, será possível criar um personagem idêntico a você, se quiser (e se tiver paciência). Mesmo com tanto detalhamento na customização, o layout para as modificações promete ser claro, rápido e fácil de mexer. Isso garante para os amantes de design horas de diversão somente customizando seu personagem, sem nem sequer entrar no mundo do jogo propriamente dito.
E, por fim, o mundo de Black Desert será gigantesco e totalmente aberto, com a presença de mares, montanhas, desertos, florestas tropicais e tudo o que jogadores sempre sonharam em um jogo online, mas que nunca foi cumprido da forma realmente desejada. Nas suas versões betas, o jogo ainda contava com alguns bugs de carregamento de objetos, mas a equipe desenvolvedora garantiu que até chegar à versão final esse problema seria resolvido. Tamanho conteúdo e realismo gráfico não será acessível à qualquer computador, talvez uma placa de vídeo GTX 650 seja o mínimo necessário para jogar esse jogo, que pesará mais de 40 GB na sua versão final.

O jogo possui um grande potencial (se investirem em servidores potentes) para rivalizar com os gigantes do gênero como WoW, Tera e Star Wars: The Old Republic. O perigo que ele corre é não estar atento à bugs e, em um jogo com tamanho apoio na dinamicidade e respostas rápidas de comandos, lags e bugs não serão nada bem vistos. O que nos resta é esperar, pois um fato é que aqui existe uma possibilidade de revolução no gênero. Será que Black Desert conseguirá estas mudanças tão esperadas? Deixe seu comentário!
Black Desert (PC)
Desenvolvimento: Pearl Abyss
Gênero: MMORPG
Lançamento: Final de 2014
Expectativa: 4/5
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Stefano Genachi

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google