Jogamos

Análise: [BUSTED] (Android/iOS) é a mistura perfeita entre corrida infinita e perseguição policial

Game produzido pelo brasileiro Leandro Pim é destaque no GameBlast.


Eu sempre gostei muito de jogos de corrida. Seja em Mario Kart ou em Need for Speed, a adrenalina proporcionada pela velocidade e a euforia ao se ver chegando em primeiro são sensações tão inigualáveis que nem mesmo quando comecei a dirigir deixei de jogá-los.

Agora, se tem algo que eu não desejo fazer na vida real é ser o responsável pelas maiores barbaridades de trânsito com as quais alguém poderia sonhar, incitando a ira dos policiais e sendo obrigado, portanto, a engajar-me em perseguições desenfreadas em busca da liberdade. Nos games, a história é bem diferente, e tais perseguições trazem ainda mais emoção aos já viciantes títulos de corrida.

Perseguição Infinita

A perseguição dura
até que você bata.
Falando em jogos viciantes, desde o boom dos jogos casuais, especialmente nos dispositivos mobile, um gênero que vem crescendo bastante e sendo conhecido por sua jogabilidade e objetivos simples que fazem o jogador não querer desgrudar da frente de seu dispositivo é a corrida infinita. Correr, saltar, fugir, coletar itens... Todos esses elementos combinados são os responsáveis pela fama de Temple Run e Pitfall, entre diversos outros títulos.

[BUSTED], game para  Android e iOS, não é muito diferente, mas ele consegue inovar e inserir elementos até então impensáveis no já batido gênero. Para começar, seu personagem não está a pé, mas sim a bordo de um possante automóvel, dirigindo pelas movimentadas ruas de uma cidade. Depois, ele não está fugindo de macacos demoníacos ou da fúria de um vulcão, mas sim da própria polícia.

É claro que, em seu caminho, o jogador encontra diversos itens, como dinheiro, e power-ups como o óxido nitroso e o ímã, que permitem dar uma sacudida momentânea na jogabilidade. São exatamente esses itens que tornam o jogo tão viciante. Ora, se antes era necessário ter todo o cuidado para não bater nos outros carros, a explosão de velocidade concedida pelo nitro permite que você simplesmente passe por cima de tudo, citando apenas um exemplo.

Pelas ruas do Brasil?

O jogo pode não se passar
no Brasil, mas pelo menos
está em português.
Agora algo que merece destaque em nossa Análise é o fato de que o game não só está disponível totalmente em português, mas foi criado inteiramente por brasileiros. É bem verdade que os cenários ou músicas não remontam a nenhuma inspiração tupiniquim, mas o simples fato de termos um jogo criado em nossas terras ganhando espaço nas lojas virtuais é digno de nota.

Por falar em gráficos, eles também não são lá grande coisa, mas são bem bonitos e chegam a ter um toque retrô e sofisticado. A música é empolgante e ajuda a dar uma imersão maior, embora os efeitos sonoros sejam bem genéricos.

Fora isso o jogo não te dá realmente um objetivo muito específico: apenas corra da polícia desviando dos outros motoristas pelo maior tempo que conseguir. Viciante como qualquer game de corrida infinita, ele ainda conta com algumas missões para sair da mesmice. Além disso, o próprio desenvolvedor já prometeu atualizações futuras com mais carros, mais cenários e mais poderes. Certamente vale o download.

Prós

  • A mistura perfeita entre corrida infinita e perseguição policial;
  • Viciante como qualquer game do gênero;
  • Gráficos até bonitos, com um toque retrô;
  • Muitos carros já disponíveis e atualizações prometidas;
  • Trilha sonora empolgante que casa com o jogo;
  • Melhor uso da palavra "rampar" já visto em um game;
  • Made in Brazil.

Contras

  • Os gráficos podiam ser melhores;
  • Por enquanto só existe um cenário pelo qual dirigir;
  • Não se sabe ao certo se é um bug ou algo proposital mas, às vezes, você está fazendo tudo certo e a polícia simplesmente bate no seu carro, fazendo o jogo acabar.
[BUSTED] - Android/iOS - Nota Final: 7.5
Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google