Hands-on

Um troca-troca de outra dimensão: Testamos Skylanders: SWAP Force

Atualmente uma das franquias de brinquedos e jogos de maior sucesso no mundo, a série Skylanders conseguiu superar recentemente a impressi... (por Anônimo em 01/11/2013, via GameBlast)

Atualmente uma das franquias de brinquedos e jogos de maior sucesso no mundo, a série Skylanders conseguiu superar recentemente a impressionante marca de concorrentes como Star Wars e Transformers ao arrecadar mais de um bilhão de dólares com o lançamento de Skylanders: Spyro’s Adventure em 2011 e Skylanders: Giants em 2012. Em 2013, a Activision voltou a investir pesado no sucesso impressionante da franquia com o mais novo jogo da série para todos os consoles da geração atual e também da próxima geração, incluindo o portátil Nintendo 3DS: Skylanders: SWAP Force, uma aventura que promete “trocar” seu conceito de diversão.

De outro mundo

A série Skylanders trata de criaturinhas intergaláticas que foram lançadas para fora de seu longínquo planeta e caíram na Terra na forma de bonecos colecionáveis. Usando o “Portal do Poder”, as suas identidades de NFC (Near Field Communication) são lidas e processadas, transportando os heróis para o mundo do jogo.

A relação entre o mundo físico e o virtual fica muito mais forte com a representação dos personagens em forma de brinquedos
Todas as criaturas do universo de Skylanders são classificadas entre oito categorias elementais diferentes: Terra, Água, Fogo, Ar, Mágica, Vida, Tecnologia e Morto-vivo. Além de bonecos normais, a série conta com variantes únicas e especiais para alguns personagens, como o Dark Spyro, além de variações lendárias que são mais poderosas que as tradicionais. Introduzidos no segundo título da série, os modelos Giants têm mais que o dobro do tamanho dos bonecos padrão, além de possuírem habilidades particulares. Nele também foram lançados novos bonecos em versão Lightcore (que brilham quando encaixados), além de uma série de relançamento de velhos Skylanders com habilidades renovadas, na chamada Series 2.

Jogar e misturar, é só começar

O terceiro e mais novo jogo da série trás os bonecos da equipe SWAP Force, que têm a habilidade de trocar (justificando os seus nomes) suas partes inferiores e superiores do corpo para criarem mais de 256 combinações entre os 16 monstrengos desmontáveis. Similar às classificações elementais, cada Skylander da SWAP Force também conta com uma das oito classificações de locomoção possíveis: Escalar (Climb), Velocidade (Speed), Rodar (Spin), Foguete (Rocket), Quicar (Bounce), Teleportar (Teleport), Esgueirar (Sneak) e Cavar (Dig).

O meio de locomoção de Magna Charge, do tipo Velocidade, é necessário para superar obstáculos que exigem rapidez, por exemplo
Também novidade para o terceiro jogo (desconsiderando os títulos secundários para iOS) da série Skylanders é a capacidade de pular. Muito pedida pelos fãs, essa habilidade faz com que as fases agora fiquem mais dinâmicas e com um perfil mais próximo do gênero de plataforma, com obstáculos e buracos espalhados pelo caminho e dividindo espaço com os inimigos que já marcavam presença.

Uma bela de uma troca

Em SWAP Force, as mecânicas básicas da série se mantêm intactas. O jogador ainda deve atravessar os cenários e combater inimigos pelo caminho usando o poder dos seus Skylanders em forma de bonecos, além da inclusão da capacidade de pulos e de personagens “trocáveis”.
Uma vez fora da base do “Portal do Poder”, o jogo pausa completamente e exige que o jogador volte a reposicionar algum boneco sobre a base. Quando um membro da SWAP Force é colocado, a tela mostra uma transição dinâmica que indica qual a mistura realizada pelo jogador. Por exemplo, ao trocar a parte superior do polvo-pirata Wash Buckler, um elemental de Água com locomoção Escalar, com a parte inferior da bruxelenta coruja Hoot Loop, que carrega o elemento Mágica com locomoção Teleportar, o resultado mostrará os ícones de Água e Teleportar conectando-se e resultando em um novo nome composto para o personagem criado na tela: Wash Loop, que herda o elemento de Água de Wash Buckler ao mesmo tempo em que é capaz de Teleportar como Hoot Loop.

Nesse exemplo, Blast Zone e Wash Buckler compartilham elementos, habilidades e meios de locomoção ao se tornarem Blast Buckler e Wash Zone
Mesmo superando 200 combinações, as animações das misturas fundidas entre Skylanders da SWAP Force se mantêm fluída e muito natural. Durante cutscenes e outras cenas animadas do jogo, que merecem menção especial por carregarem um grande valor cartunesco e agradável às crianças, os heróis também mantêm sua aparência trocada para refletirem o estado das estatuetas fora da tela, no mundo real.
Continuando uma enorme sensação iniciada há dois anos, a série se renova para manter o nome de Spyro e seus amigos no topo da lista dos brinquedos mais vendidos nos Estados Unidos, na Europa e em muitos outros lugares ao redor do mundo. E se depender das promessas e novidades de Skylanders: SWAP Force, o primeiro lugar no pódio não será “trocado” por nada.

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google