Discussão

Mais uma vez vamos falar sobre jogos de animes

Alguns dias atrás falamos sobre jogos baseados em animes. Certamente, não foi possível listar todos naquela ocasião , então hoje voltamos ... (por Unknown em 19/10/2013, via GameBlast)

Alguns dias atrás falamos sobre jogos baseados em animes. Certamente, não foi possível listar todos naquela ocasião, então hoje voltamos a tocar nesse assunto para citar alguns dos jogos dentro dessa temática que também precisam ser citados. Além disso, ainda vamos viajar um pouco entre adaptações entre mídias, crossovers e outros jogos próximos dessa temática.



Quais jogos vocês gostam e gostavam?

Quando escrevi sobre esse tema naquele dia, meu maior pecado foi não conhecer um bom jogo de One Piece. Felizmente, muitos leitores deram boas recomendações nos comentários. Infelizmente, não tive tempo de jogar ainda, pois fui absorvido por Pokémon X/Y recentemente. Outro grande pecado que não pode passar em branco, não fiz nem mesmo uma citação ao tão popular Jump Ultimate Stars, o qual entraremos em detalhes mais adiante. Primeiro, vamos pensar nos games que jogamos quando eramos crianças, as adaptações daqueles animes que amávamos tanto. Nesse ponto, permitam-me quebrar um limitador: jogos de desenhos, não apenas animações japonesas.

É incrível como eu sempre gostava dos jogos da Disney, que muitas vezes eram baseados em seus próprios filmes. Isso não aconteceu pouco tempo depois, no começo da geração 128 bits, quando conheci aquele jogo do Spiderman para Xbox (baseado no filme). Ou até mesmo um pouco antes, no mesmo jogo para Game Boy Advance. É, jogos de filmes (mesmo que desenhos) sempre me deixam com certo receio. Eu sempre penso que será ruim. Talvez apenas Disney acerte na fórmula. E em outra ocasião falaremos sobre filmes baseados em jogos.

Agora quero destacar The Lion King, Aladdin, e até arriscar um pouco por Tom & Jerry e Woody Woodpecker (Pica-Pau). Esses dois últimos foram aqueles jogos que eu peguei na locadora apenas quando não tinha algo mais interessante. Onde eu morava era praticamente impossível pegar os jogos legais como Street Fighter, pois meus pais só queriam alugar jogos no sábado depois do almoço, enquanto muitos de meus amigos corriam para a locadora na sexta depois da escola. Já os dois primeiros (esses sim são Disney), eram aqueles jogos que eu me juntava com amigos no fim de semana, ao grande estilo "cada um joga com uma vida", para tentar finalizá-los. É engraçado como hoje em dia eu finalizo esses jogos com uma facilidade muito maior do que naquela época. Eles pareciam absurdamente mais difíceis (especialmente Rei Leão).

Um pouco mais a frente

Sailor Moon: Another Story foi um daqueles cartuchos que eu sempre conseguia alugar e até cheguei a comprar um depois. Com base em nossa cultura machista, aquilo era "jogo de menininha", então meus amigos não queriam jogá-lo. Infelizmente, eu finalizei-o apenas em meados de 2007, quando, em um surto de infância, me veio à mente finalizar aquele game que joguei quando era pequeno. Pra quem não conhece, esse é um RPG que recomendo com vigor, é bem divertido.

Pokémon Yellow foi baseado no anime, mas muitos jogamos sem notar isso. Em contrapartida, vocês conheceram Yu-Gi-Oh: Forbidden Memories (PSOne)? Apesar de não seguir as regras do desenho ou até mesmo do card game, aquele jogo era bem "o que tem pra hoje". Era aquilo ou nada, ao menos pra mim. E me garantiu diversão por um bom tempo, além de páginas de caderno cheias de rascunhos sobre quais cartas precisava combinar para conseguir outras. Tá, ele não chegou a superar meus rascunhos de fatalities e combos de Mortal Kombat, mas isso fica pra outra ocasião, quando falarmos sobre jogos de Arcade/Fliperama.

Dois em um, ou dois que não valem por um

Falando em fliperamas, vocês devem conhecer King of Fighters, uma franquia que foi muito popular nos anos 90. A série foi perdendo seu peso nos últimos anos, mas posso garantir que foi um de meus jogos favoritos. King of Fighters é um crossover — da mesma forma que Marvel vs. Capcom — de vários jogos da SNK (que conheci depois de KoF). Assim tive minha primeira visão de Jump Ultimate Stars, que tem a mesma ideia, mas com personagens de anime.

Diferente dos dois crossovers que citei, eu não consegui levar JUS tão a sério por ser um jogo de Nintendo DS. Da mesma forma que não consigo considerar sério o Street Fighter IV do 3DS ou iPod. Na minha opinião (e eu não sou o senhor da verdade), essas não são plataformas para jogos de luta. Eu achei muito desconfortável jogar Street Fighter no 3DS, quanto mais JUS no DS. Na minha visão, JUS faz sucesso apenas por ser um jogo com personagens de animes. As pessoas gostam dos personagens. E é só. Vocês veem outro jogo de luta sendo popular no DS? Tendo comunidades enormes e até torneios famosos? Não que Jump Ultimate Star tenha isso, mas ele tem um fandom (grupo de fãs) muito grande e, como disse, creio que isso é apenas por ali estarem os personagens de anime.

Se me permitem, é da mesma forma que vejo Super Smash Bros. (guardem suas pedras!). Entendam, eu gosto de jogos de luta rápidos, dinâmicos, com combos complexos e ação. Vocês podem falar que isso existe em SSB (e existe), mas boa parte do sucesso não é pela mecânica e sim pelo bigodudo da Big N e seus amigos. Assistindo e acompanhando torneios de Fighting Games como EVO, vocês podem ver que o publico de Guilty Gear, BlazBlue, King of Fighters e Street Fighter jogam SBB "casualmente". Jogam bem, jogam sério, mas não como se fosse o foco deles e algo que precisam dedicar suas vidas. No mais, é um jogo divertido, eu gosto muito. A propósito, ele não é jogo de anime! Fomos um pouco longe nisso de crossovers.

Nova geração

Recentemente, tivemos Sword Art Online como uma febre e essa foi seguida por Shingeki no Kyojin (Attack on Titan). No primeiro caso, o anime me lembra muito .hack// e todos esses jogos sempre são mais familiarizados com os consoles da Sony. Pra minha surpresa, é no 3DS que Shingeki no Kyojin fará sua aparição em dezembro. E cá entre nós: estou bem empolgado pelo jogo. Assim como filmes baseados em games ou jogos baseados em filmes, eu não tenho tanta esperança em  Shingeki no Kyojin, mas sabe quando vocês querem que algo seja bom, mesmo tudo indicando que não será? É assim que estou! Quero muito que seja um bom jogo.

Ainda pelos consoles da Sony (em especial portáteis), podemos encontrar muitas adaptações de animes. E jogos muitos bons. Não me lembro de um jogo de DS ou 3DS que tenha ganho adaptação animada, vocês lembram? Daqui a alguns dias, quero falar mais sobre Danganronpa, que conheci como anime, mas é um jogo de PSP (o qual joguei recentemente e amei). Para aqueles que assim como eu estão se aventurando nesse mundo de desespero com Monokuma, aconselho "999" (DS), o qual acredito que logo mais deve receber um anime. Mas não é sobre animes de jogos que falaremos hoje.

Muitas adaptações entre qualquer mídia precisam ser modificadas mesmo que um pouco justamente para fluir. Entretanto, algumas dessas modificações chegam a ser absurdas. O que eu acho mais triste é quando compro um jogo de um filme ou anime, mas ele não lembra em nada a obra original, é apenas um jogo genérico usando o nome do filme/anime pra vender. E vocês? Quais outros jogos baseados em animações vocês gostaram ou gostam tanto? Por qual razão? Já finalizaram elas? Foram fieis a obra animada ou não falharam muito? Deixe seu comentário.

Revisão: Alberto Canen
Capa: Leonardo Correia

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google