Vem aí

Prévia: Terra à vista capitão! Tudo o que já sabemos de Assasin's Creed IV: Black Flag até agora! (Multi)

Em fevereiro deste ano, o bom e velho Yves Guillemot , CEO da Ubisoft , anunciou o desenvolvimento de um novo capítulo de uma série que c... (por Unknown em 21/09/2013, via GameBlast)


Em fevereiro deste ano, o bom e velho Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, anunciou o desenvolvimento de um novo capítulo de uma série que conhecemos bem. Não demorou muito e logo foram divulgadas imagens promocionais do novo Assassin’s Creed IV: Black Flag que, por razões bem óbvias, iria trazer a pirataria como tema principal. Um fato que aumentou as expectativas acerca do novo capítulo foi um vídeo que vazou para a internet, um mês após o anúncio de AC IV.


O trailer foi retirado do ar rapidamente, mas no pouco tempo que permaneceu online, casou furor entre os fãs da série (e jogadores em geral) ao mostrar um pouco do que estaria por vir. Na verdade, o anúncio do novo título foi bem rápido, cerca de quatro meses após o lançamento de Assassin's Creed III. Segundo o próprio Yves, em declarações à imprensa, o motivo dessa rapidez era que havia várias equipes trabalhando em diferentes projetos da franquia. Faz sentido, mas vale lembrar que o desempenho de AC III não foi o esperado, apesar de ser um ótimo título. Então, a Ubisoft tratou de anunciar um novo título para superar a recepção morna de AC III.

Edward Kenway e a bandeira negra de seu navio ao fundo

 

O Pirata mil e uma utilidades

No enredo de AC IV, que começa em 1715, somos apresentados a Edward Kenway. Além de ex-capitão da marinha inglesa e agora pirata, Ed foi treinado pela Ordem dos Assassinos e também é avó de Connor Kenway, protagonista de AC III.  Como se isso não fosse suficiente, Ed é ainda conhecido de piratas históricos e famosos como Barba Negra, que no trailer citado anteriormente elogia as habilidades do pirata de capuz. Há ainda a presença de Calico Jack (pirata que criou a bandeira Jolly Roger, a caveira com dois ossos cruzados), Anne Bonny (que foi mulher de Calico Jack), Charles Vane e outros nomes da era de ouro da pirataria.

Segundo a Ubisoft, esses personagens estão lá para recriar acontecimentos reais, enriquecendo o enredo. Ainda se sabe pouco de Edward, mas ele é jovem, destemido, arrogante e sem respeito pela autoridade (como todo bom pirata). Graças à sua habilidade e fama entre os colegas, ele foi introduzido a um conflito que ameaça a vida dos piratas.

Ed e seus amigos

 

Se for navegar, deixe o rum de lado

Em Black Flag, o destaque na jogabilidade fica por conta da navegação e batalhas navais e a possibilidade de mergulhar para buscar tesouros e relíquias submersas, algo que nunca esteve presente em nenhum título anterior de Assassin’s Creed. Elementos clássicos da série como escalar edifícios com movimento de parkour e agir de forma furtiva estão confirmados pela produtora e um modo multiplayer também estará incluso.

Em seu navio, você poderá usar uma luneta para ver ilhas e navios distantes e deverá usar o Sol e as estrelas para guiar o navio, da mesma forma que era feita na época dos bandidos do mar. Além da clássica lâmina escondida no pulso, Edward também poderá usar pistolas flintlock, um sabre ou até uma garrafa que estiver à mão. Segundo declarações do diretor de AC IV, a ideia é fazer com que o jogo volte às origens, dando-lhe liberdade para executar as missões da maneira que quiser, sem deixar de inovar.

Mais um dia tranquilo no mar

 

Por mares nunca antes navegados

Toda a ação de Black Flag acontece nas ilhas e cidades do mar do Caribe, como Havana em Cuba, Kingston na Jamaica, Nassau nas Bahamas (local este que é cheio de piratas) e em outras cinquenta localizações, como pequenas ilhas, em um mundo aberto. E a bordo do navio de Edward, o Jackdaw, será possível explorar todos esses locais, procurando tesouros nas ilhas ou submersos no mar, saqueando outros navios ou batalhando no oceano, o que promete ser um ponto alto do jogo.

Mas não espere somente céu azul e mar calmo, marujo! Mudanças climáticas como tempestades farão parte do título, o que promete mudar o rumo de uma batalha ou atrapalhar sua navegação, de forma bastante dinâmica. E falando em batalhas navais, também será possível modificar seu navio para torná-lo mais poderoso na hora do combate ou para acessar certos locais, inicialmente fechados. Decorar seu navio também será possível.

Um pouco do que será a exploração submarina

Segundo os produtores de Black Flag, o oceano do jogo segue uma física quase que real, tendo uma engine só sua para gerar ondas e dar aspecto translúcido à água. Chuva e neblina recebem o mesmo cuidado, fazendo uso dos processadores da próxima geração. Será possível até caçar baleias, fato que gerou controvérsia, pois um porta-voz da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) mostrou insatisfação a essa característica do jogo, pois celebra um ato de crueldade com os animais.

Em resposta, a Ubisoft disse que apenas baseia seu jogo em fatos históricos e não tolera a caça às baleias ou o estilo de vida dos piratas. Bem, seria pouco provável ver um jogador caçando baleias no mar do Caribe em seu navio pirata após jogar Black Flag, não?

Melhor deixar as baleias em paz

 

Yo ho ho e uma garrafa de rum

Previsto para ser lançado em outubro deste ano, Black Flag vai marcar presença no PS3, Xbox 360, Wii U (que recebeu AC III, mesmo que depois de todo mundo) e PC (que segundo a produtora, teria seu lançamento adiado em algumas semanas). Além das plataformas atuais, AC IV será lançado também para Xbox One e PS4, com data prevista para o mês de novembro. Nas novas plataformas a expectativa é ainda maior, pois os gráficos poderão usar todo o poder dos novos hardwares.

No PS3 e PS4 haverá um pouco mais de conteúdo graças a uma parceria entre Sony e Ubisoft, evento que já aconteceu no título anterior. No site oficial de Black Flag já há até produtos exclusivos do novo jogo, como bonés, roupas e edições de colecionador em quatro versões, cada uma com mais conteúdo que a anterior. Também estará disponível um Season pass, que dará direito aos pacotes DLC’s que forem disponibilizados.
Assassin’s Creed IV: Black Flag (WiiU/PS3/PS4/Xbox360/XboxOne/PC)
Desenvolvimento: Ubisoft Montreal
Gênero: Ação/Aventura/Stealth
Lançamento: 29 de Outubro
Expectativa: 5/5

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Daniel Silva



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google