Jogo de terror Neverending Nightmares consegue atingir objetivo no Kickstarter graças a confusão de usuário na conversão para dólar

Neverending Nightmares é um jogo de horror cartunesco e original, baseado na própria experiência de seu criador, Matt Gilgenbach, desenvo... (por Bruno Grisci em 30/09/2013, via GameBlast)

Neverending Nightmares é um jogo de horror cartunesco e original, baseado na própria experiência de seu criador, Matt Gilgenbach, desenvolvedor do game Retro/Grade, com a depressão e transtorno obsessivo-compulsivo. É uma proposta bem forte e corajosa.


Como vários desenvolvedores vem fazendo atualmente, Matt abriu uma campanha no Kickstarter para financiar o seu projeto, pedindo 99 mil dólares. Restando poucas horas para o término das contribuições, o jogo ainda não havia atingido a marca, então o brasileiro Gabriel Pinto resolveu aumentar a sua doação para 95 dólares. Foi aí que aconteceu um equívoco: nos Estados Unidos, a vírgula é utilizada para separar os milhares, enquanto o ponto separa a parte inteira da fracionária, ao contrário do Brasil. Então, quando Gabriel colocou o valor "95,00", o sistema interpretou como "9,500", ou nove mil e quinhentos dólares.

Uma doação tão substancial fez o jogo ultrapassar a cota dos 99 mil dólares e ser aprovado. Pelas regras do Kickstarter, uma vez que a meta é alcançada os doadores não podem reduzir suas contribuições para um valor que deixe o projeto abaixo do limite novamente, então Gabriel não tinha como diminuir sua doação. Acontece que ele também não tinha como pagar um valor tão alto. "Me senti terrível. Momentos depois eu estava nos comentários do projeto chorando e com a respiração pesada", disse ao site Joystiq.


Foi então que outro doador, Thomas Davis, entrou na história. Vendo a situação complicada que surgiu, ele aumentou sua contribuição para 3 mil dólares para que Gabriel pudesse reduzir a sua.
"Eu não me importo em ajudar. Não pensei muito nisso. Eu sabia que seria financiado de qualquer jeito e eu fiz o que fiz principalmente por conta da atitude dos comentários. Todo mundo estava em pânico e o pobre Gabriel estava confuso e estressado. Enfrentando poucos fundos por pouco tempo, a experiência se manteve positiva para todos". - Thomas Davis
O mais legal é que a comunidade em seguida resolveu ajudá-los e todos aumentaram suas contribuições, tornando possível tanto para Thomas quanto para Gabriel pagarem os valores originais. Gabriel Pinto, ao Joystiq, comentou que também já passou pela depressão e espera que o jogo ajude as outras pessoas a compreenderem melhor a doença.

Matt Gilgenbach ficou tão comovido com a situação que declarou estar considerando nomear os personagens do jogo de Thomas e Gabrielle. Neverending Nightmares deverá ser lançado para Windows, Linux, Mac e Ouya no final do ano e também está inscrito no Steam Greenlight.

Fonte: Joystiq

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google