Muitos games e diversões geek na edição especial do Vila Anime Game Edition

Eventos de anime estão em alta hoje em dia, e o que dirá da onda de novidades gamísticas que acompanham o mundo em tempos atuais. A cu... (por Jaime Ninice em 24/07/2013, via GameBlast)


Eventos de anime estão em alta hoje em dia, e o que dirá da onda de novidades gamísticas que acompanham o mundo em tempos atuais. A cultura geek e, principalmente a dos games nunca estiveram tão em sintonia como estão hoje e podemos sentir que mais novidades ainda virão. Participar de eventos que trazem o mundo do entretenimento eletrônico, além de aliar diversas outras atrações afins, está entre as atividades mais comuns e legais de se fazer hoje em dia, seja criando amizades, ficando por dentro do que a galera está curtindo, vendo de perto as novidades, encontrando com os amigos, além de se divertir muito em um dia repleto de atividades.



Aconteceu neste domingo, dia 21 de julho, no Bangu Atlético Clube, localizado no bairro de Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Vila Anime Game Edition. Já tradicional na área de entretenimento em geral, com foco nas atividades otakus, o Vila Anime teve neste dia a sua primeira edição voltada especificamente aos games, e com tudo que podemos ter direito: Jogos retrô, campeonatos de games de luta, corrida, atrações de palco, brindes gamer, testes de novidades com o Wii U, Kinect e muito mais. Nós do GameBlast também estivemos presentes no evento e contamos tudo o que vimos por lá.

Games de todas as gerações e para todos os gostos

Logo ao entrar no evento pudemos perceber a clara organização em torno das partidas e campeonatos presentes, todos bem caracterizados por setores e plataformas de cada geração. Poder assistir a um campeonato de Mario Kart 64 (N64) ou uma partida de Marvel Vs Capcom (X360) em um mesmo lugar não tinha preço. Era eletrizante a forma como tudo se encaixava, com televisões antigas rodando clássicos como Alex Kid, Road RashCaptain Commando, Double Dragon,  Mega Man, Sonic Adventure 2, entre muitos outros jogos para animar os retrogamers de plantão.


O evento também trouxe diversas máquinas de Fliperama, os famosos Arcades, com jogos jurássicos rodando em caixas nostálgicas, com botões daqueles bem amarelos e grandes, propícios para dar uma boa surra no seu oponente. Vimos jogos como Pac-Man, The King of Fighters, além de coisas impressionantes como uma grande projeção rodando clássicos dos Arcades como a série Street Fighter, entre outros.


Clássicos como Road Rash (Mega Drive) estavam presentes para dar aquela animada

Torneio de Marvel Vs Capcom (X360) estava rolando solto, e com direito a muitos personagens famosos
O encontro da galera que curte os portáteis Nintendo DS e 3DS estava animado e contava com treinadores Pokémon disputando acirradas batalhas na busca de um vencedor do dia. Encontros StreetPass, jogatinas em grupo de MarioKart 7 para descontrair um pouco, bem como os novos jogos da Praça Mii já sendo testados, também estavam entre as atividades que ocorriam no lugar. Havia espaço para todos os jogadores em qualquer área que estivessem.

A galera estava animada jogando seus DS e 3DS, com partidas de Pokémon B&W2, Mario Kart 7 e com os novos jogos da Praça Mii
Novidades também estavam presentes, como um Wii U disponível para jogatinas livres de New Super Mario Bros. U, campeonatos de X360 e PS3, além de consoles com periféricos inclusos como o Kinect, com Dance Central, e Rock Band 3 com seus acessórios como guitarra, baixo e bateria, algo que nem sempre temos a possibilidade de experimentar, e tudo em um mesmo local. Havia espaço para tudo e para todos os gostos!
O Wii U também estava presente para quem quisesse testar e se divertir com umas partidas de New Super Mario Bros. U

Rock Band 3 estava disponível para os músicos de plantão mostrarem suas habilidades

Experienciando um dia de diversão no Vila

Diversas outras atividades estavam presentes no evento. Jogadores de Trading Card Game, com seus Pokémon e Magic, estavam reunidos para umas batalhas, troca de cards e compartilhamento de informação sobre as melhores escolhas, locais de aquisições e novidades nos lançamentos de decks das atuais gerações. Concursos de desenho também estavam sendo promovidos, com muita garotada e gente mais velha dando os seus toques artísticos, exprimindo o seu interior, criando figuras memoráveis, direto dos mangás, animes, com ilustrações de HQs ou mesmo desenhando rostos reais das pessoas presentes que quisessem uma foto cartoon de si mesmas. Um aprendizado e tanto!

Alguns desenhos em exposição ilustravam o local
Desenhistas competindo pelo primeiro lugar no evento
Para os que quisessem investir na sua coleção de acessórios e itens nerd, o evento contou com uma grande área que continha diversos produtos temáticos à venda. Muitos itens estavam disponíveis, como bottons para estampar mochilas, os tão famosos e atuais chapéus e gorros, camisas temáticas de séries, animes e games, chaveiros, pulseiras, edições especiais de bonecos de personagens famosos, como os do anime Saint Seiya, incluindo armaduras, entre outros diversos, todos lá para alegria da galera que foi ao evento.

A galera se reuniu para batalhas e trocas dos tão famosos trading card games
Uma penca de souvenires e acessórios embalavam o local
Muitos aspectos tornaram o Vila Anime Game Edition memorável e porque não dizer, agregador. Danças de palco, cantores anônimos, mas exibidos, agitações com o tão famoso hit “Harlem Shake”, placas com campanhas ao jogo justo, encenações de palco com danças exóticas, campeonatos de Cosplay, sorteios de brindes pelo número do ingresso, distribuições de gibis, entre outras. A sensação de bem-estar e de felicidade esteve presente o tempo todo pelo pessoal acolhedor e animado que frequentava este evento que foi um sucesso!

Direto dos mares, conversamos com o pirata Kado, o organizador do evento

Mas, muita coisa ainda estava por vir e, ao final do evento, batemos um papo com o organizador do Vila Anime, Ricardo Oliveira Silva, conhecido por “Kado”. Super simpático e animador, mantendo sempre calorosamente a relação de amizade com os visitantes e vestindo sua tradicional fantasia de pirata, ele nos contou sobre como é organizar um evento deste porte e a felicidade de poder ver no rosto das pessoas seus desejos sendo realizados após um dia de muita diversão.

GameBlast: Como surgiu sua carreira e o evento Vila Anime?
Multiplayer com Sonic Adventure 2 (DC)
Kado: Eu praticamente comecei no “Garage” e fui seguindo meus eventos fazendo “Casa da Zorra”, “Florença Rock Club”, entre eventos de rock em todas as zonas culturais. O Vila Anime era uma necessidade minha como desenhista, pois sou desenhista profissional, tendo colaborado na revista Mad, na revista quadrinho do Tiririca, Planet Hemp e com trabalhos publicados fora do Brasil. Era uma vontade minha, pois antes eu já participava dos eventos de quadrinho nos anos 90 como ilustrador, também fazendo caricatura da galera que ia nos eventos. Então eu pensei, tenho que fazer uma parada voltada a essas coisas que curto muito, eu tenho que expor mais as minhas nerdices. Foi aí que surgiu o Vila Anime, junto com mais quatro amigos que me ajudaram a criar o projeto, hoje eu e o Wagner. Vamos completar três anos em novembro, como um dos eventos que mais crescem no Rio de Janeiro, buscando uma inovação a cada edição, como esta primeira voltada principalmente aos games.

GB: Em quais locais o Vila Anime já aconteceu?
A galera mexeu o esqueleto com Dance Central (X360)
Kado: O Vila Anime é itinerante, atualmente ele tem acontecido muito no bairro de Bangu, mas ele é cria da Vila da Penha, pois nasceu lá e seu nome é uma homenagem a este bairro. Quando resolvemos fazer os eventos em outros lugares, criamos o Orbit Vila Anime. Funcionaria da seguinte forma: O Vila Anime seria o Sol e os outros eventos seriam as órbitas dos planetas que circulam aquele Sol, com cada bairro simbolizando um planeta. Além dos locais já mencionados, também já realizamos o evento na Ilha do Governador e em Jacarepaguá, como exemplos. Contudo, hoje para facilitar, e também porque ninguém costumava guardar o nome “Orbit”, optamos por deixar somente a marca Vila Anime. Também já fizemos outras versões do evento, como o Vila Anime Music, mais voltado às músicas, com atrações de shows de bandas, jogos de música, e que promete voltar. Fizemos uma edição especial do Star Wars junto ao fã clube oficial da série. E estreamos agora, muito bem, aliás, o Vila Anime Game Edition, um projeto que veio para ficar e com promessas de aprimoramento. Estamos sempre acrescentando e buscando inovar com os eventos da marca Vila Anime.


GB: Esta foi a primeira edição com o nome Game Edition. O que você achou da receptividade do público?
Títulos clássicos estavam presentes
Kado: Foi positiva pra caramba. Tive o número um do Brasil do torneio de The King of Figthers de 2002 aqui em Bangu, além do terceiro do ranking brasileiro também aqui. Também tivemos um campeão em Mortal Kombat aqui presente. Conseguimos trazer estes caras que são muito feras para jogar e isso foi muito maneiro, porque a garotada pôde ver e ter a chance de jogar com essa galera que disputa campeonatos muito maiores. O Vila Anime não dá prêmio em dinheiro, longe disso, o Vila Anime preza a diversão. Se você acompanhou o evento, viu bem isso. O público é a atração do evento. As pessoas vêm, elas cantam no palco, dançam, e nós queremos isso, que as pessoas venham para se divertir. Para o evento acontecer e funcionar, e também se tornar muito legal, é necessário que o público compre a nossa ideia. E a ideia do evento é ser um imenso parque de diversões, independente do tema. Ao comprar o ingresso, você vai entrar e brincar o dia inteiro seja no que for, nas gincanas do palco, no touro mecânico - que hoje não apareceu por se tratar de uma edição de games -, jogando os games, nos Flipers, tudo antigo e novo também, como o Wii U. Fomos os primeiros da Zona Oeste a trazer o novo console da Nintendo para um evento, e que ainda nem todos os eventos costumam contar com um.

GB: Então, eu não poderia deixar de perguntar isso: qual a sua relação com os games?
Torneios de SSBB e de Naruto para a galera
Kado: Cara, eu sou nintendista pra caramba, com sinceridade. Tenho 37 anos agora, cresci jogando Atari e depois eu me apaixonei pelo Phantom System, que era o primeiro videogame que veio. Quando a gente vai envelhecendo, vamos descobrindo o que é a Nintendo, que antes eram os consoles produzidos pela Gradiente por aqui e que logo depois fiquei muito feliz de saber por adorar seus jogos. Eu tenho um Xbox, mas vou ser sincero, jogo mais o meu Wii do que o Xbox. Comprei o Xbox 360 mais para usar no Vila Anime, mas possuo jogos e também utilizo eles, eu adoro. Eu fiquei em um hiato danado de Nintendo porque tive um Nintendinho, não tive o Super Nintendo e nem a oportunidade de ter um Nintendo 64 por questões de grana e por serem muito caros na época, além do fato de eu ser um garoto; estava naquela fase de transição da adolescência, onde o pai já te olha de outro jeito: “Pô, em vez de jogar videogame você deveria estar trabalhando” (risos). Então só fui reencontrar a Nintendo anos mais tarde, após o 8-bits, com o Wii e gosto muito. Amo mesmo, jogamos eu, minha filha, paixão mesmo.


GB: Depois deste sucesso todo com o evento, quando será o próximo Vila Anime e vocês tem planos para um próximo Game Edition?
Kado bateu uma foto esperta conosco
Kado: No dia 15 de setembro teremos o próximo Vila Anime. Será novamente aqui em Bangu, bem provável que no Casino Bangu, por se tratar de um evento mais tradicional, com vários tipos de atrações. Desta vez ele será um evento multitemático como costuma ser, então você verá um pouco de tudo neste evento. Sobre o Game Edition, com certeza teremos um próximo, e com muitas novidades, torneio de League of Legends e várias outras atrações. Daqui a pouco vocês ficarão sabendo de tudo.


Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google