Item Box

Gelatina? Gel de cabelo? Para uma boa pesquisa científica, os Géis de Portal 2 devem servir

Você não deve ter noção da quantidade de coisas que o ser humano já fez em gel . Gel de cabelo, álcool em gel, gel anti-rugas, gel anti-es... (por Gabriel Toschi em 03/07/2013, via GameBlast)

Você não deve ter noção da quantidade de coisas que o ser humano já fez em gel. Gel de cabelo, álcool em gel, gel anti-rugas, gel anti-espinhas, gel dental, gelatina com sabor, gelatina sem sabor. Só que, bem, a Aperture Science não podia ficar apenas pensando em comer um doce saudável ou pensar em como ficar mais bonito com o cabelo arrumado. A Aperture tem um compromisso com a ciência, com a evolução da tecnologia.

Então eles inventaram os Géis que fazem a nossa alegria em Portal 2, afinal os testes tinham que continuar. E como não podia faltar, em um futuro próximo, uma robô assassina os usasse em testes mortíferos.

Três sabores para você escolher!

Em Portal 2, não temos apenas um gel, mas sim três géis, cada um com uma função e uma cor diferentes, possibilitando diversos tipos de puzzles diferentes. Eles só começam a entrar em ação quando pintam uma superfície, um cubo ou um turret e, para alcançarem isto, podem atravessar portais como objetos comuns.

Olha, tem até pra vender! Esse Conversion Gel em latinha vai me fazer um bem...
O gel laranja é o Gel de Propulsão, que aumenta a sua velocidade enquanto você percorre sobre ele. É como se fosse um turbo de jogo de corrida à la Mario Kart. Isto é feito cientificamente, pois o gel diminui o atrito entre você (ou o cubo) e o chão, o que faz com que a Lei da Inércia seja aplicada e que o corpo se mantenha em movimento retílineo uniforme, já que haverá uma menor força impedindo este movimento. Ou você esquece a Física e entende como uma alternativa científica à patinação no gelo, o que é bem mais legal se você gosta das Olimpíadas de Inverno.


O gel azul tem o nome de Gel de Repulsão e funciona como uma cama elástica em tubo, já que ele repele todo corpo que o toca (ou faz os objetos pularem por aí se forem banhados com o gel). Com ele, você atravessa abismos batendo de uma parede para a outra, alcança plataformas mais altas - já que a altura do seu pulo depois do gel depende da altura que você cai - e pode ver cubos saltitando como coelhos azuis. Sério, isto é bem legal.


O gel branco é o que todos os dispostos a enfrentar os testes da Aperture gostariam de ter em tubinhos prontos para serem usados. Chamado de Gel de Conversão, é composto pelo mesmo material das paredes portalizáveis, ele é capaz de fazer qualquer superfície receber os famigerados portais. Sim, aquele lugar que você podia ter soltado um portal e resolvido o puzzle com cinco minutos a menos.


E você pode limpar essas superfícies com água. Nunca vi tirarem gel de algum lugar com apenas água, mas a ciência de Portal está em outro nível.

De tintas coloridas a géis científicos

A origem dos géis de Portal 2, uma das principais adições à jogabilidade propiciada pela sequência, é um jogo indie. TAG: The Power of Paint, jogo feito por um grupo de estudantes da DigiPen Institute of Technology, trazia um mundo todo em preto-e-branco e dava a você uma pistola de tinta, capaz de disparar pigmentos azuis, verdes e vermelhos.


Cada tinta tinha um poder especial: repulsão, propulsão e fixação. Sim, incrivelmente dois são exatamente iguais aos de Portal 2? É que foram deles a “matéria-prima ideológica” para esta parte do jogo da Valve, já que até o time de desenvolvedores foi contratado para trabalhar na sequência de Portal.

Se você quiser usar para escovar os dentes ou apenas para pegar um pedacinho de bolo, os Géis são uma ótima saída para conseguir realizar os testes de GLaDOS e Wheatley. Qual é seu gel preferido? Diga nos comentários, jovem cientista!

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Vitor Nascimento

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google