Destrinchamos o vídeo com gameplay de GTA V e reunimos o que temos deste esperado jogo

Nos últimos dias, a comunidade gamer tem estado em verdadeiro êxtase, tudo por conta de um novo vídeo do esperado Grand Theft Auto V , pró... (por André Sellare em 19/07/2013, via GameBlast)

Nos últimos dias, a comunidade gamer tem estado em verdadeiro êxtase, tudo por conta de um novo vídeo do esperado Grand Theft Auto V, próximo game da aclamada produtora Rockstar Games. Mas o que tem de tão especial neste vídeo que fez até a concorrência "rasgar" elogios? É o que tentaremos explicar, tendo como base o tão falado vídeo com o gameplay do jogo e outros detalhes anunciados posteriormente.

Um pouco de história

Já tem um bom tempo que os fãs da série Grand Theft Auto esperam por uma nova versão do jogo. Em 2008, a Rockstar Games lançou Grand Theft Auto IV para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Esta foi a última versão de uma das maiores franquias de todos os tempos, apesar de termos também, em 2009, a publicação de GTA: Chinatown Wars para PSP, Nintendo DS, iOS e posteriormente para PS Vita.

Contudo, no dia 25 de outubro de 2011, a Rockstar começou a divulgar a tão esperada sequência, mas só agora tivemos o prazer de ver o que poderemos encontrar.

O tão esperado vídeo

O primeiro motivo que torna um vídeo com gameplay tão especial, é que através dele temos a oportunidade de ver o que realmente nos espera. Isto é, não estamos vendo um filme qualquer com gráficos que provavelmente não encontraremos no jogo. Aqui, o que você estiver vendo no vídeo acima, é o que vai encontrar na versão final. Outro detalhe que deve ser apontado é que a Rockstar não costuma divulgar vídeos com gameplay antes do lançamento. GTA IV, por exemplo, não teve este tipo de prévia.

Como já sabemos, em GTA V teremos três personagens principais e cada um deles com características próprias. Durante o vídeo, na apresentação de Franklin, podemos notar um "Welcome Back" e o símbolo "SA" pichados em um muro. Seria um bem vindo de volta a San Andreas? Provavelmente.

Outro detalhe impressionante, é a altura dos prédios e montanhas da cidade, que dão um realismo pouco visto em outros jogos. Os prédios são monstruosos quando comparados com habitantes e veículos. Isto pode ser observado até nas missões aquáticas, onde encontraremos enormes embarcações submersas. Reparem no dirigível passando entre os prédios logo no início. A Rockstar trabalhou duro para apresentar uma cidade real aos jogadores e com certeza você ficará "pequeno" dentro deste universo magnífico.

Como em GTA IV, aqui utilizaremos muitos veículos, mas eles existirão em uma quantidade e variedade maior. Na versão anterior tínhamos apenas o helicóptero como veículo aéreo, e agora, parece que poderemos usar mais de um tipo de avião e até o próprio helicóptero. Ainda não sabemos se o dirigível será controlável.

O vídeo mostra também uma rica vida animal. Poderemos andar por florestas para caçar vários tipos de animais, assim como em Red Dead Redemption, outro grande sucesso da Rockstar. A paisagem dos locais mais afastados lembra muito o outro título da produtora, com um ambiente empoeirado e bem distante do que é a zona metropolitana de GTA V.

A região central do jogo apresenta locais pobres, que provavelmente serão dominados por gangs, e locais abastados, com lojas caras e excelente infraestrutura. Nas regiões mais sombrias não será difícil encontrar mendigos morando em barracas. Emfim, é uma cidade real.

Como falado, teremos três personagens, cada um com uma história diferente, mas o vídeo deixa claro que em alguns momentos, teremos missões que envolvem os três. Isso pode ser visto no momento em que Michael entra pela janela de um prédio do governo para sequestrar alguém, enquanto os outros dois personagens estão pilotando um helicóptero e manuseando uma arma sniper. O melhor de tudo é que você troca de personagem para dar sequência às ações.

A quantidade de jogos dentro de GTA V também impressiona. Você poderá participar de esportes aquáticos, partidas de tênis e golfe, caça, provas com bicicletas e saltos com paraquedas. Cada um destes esportes possui particularidades, como tipo de taco para usar no golfe, stamina para gastar com a bicicleta e arma para utilizar durante a caça.

No início de uma missão, parece que o jogador é levado para uma sala de reunião, onde definirá como quer proceder durante a ação. Se vai utilizar um método furtivo, ou se vai entrar atirando e quebrando tudo. A escolha será sua e provavelmente, o resultado final poderá ser diferente. Aqui você também poderá escolher equipe e armamento a ser utilizado. Uma diferença em relação aos demais jogos da série é que você deverá dividir o lucro das operações entre os companheiros.

Ao que tudo indica, teremos um mercado de ações, onde poderemos comprar e vender papéis para ganhar ou perder dinheiro. Parece ser algo grande, mas sem grandes detalhes. Outra coisa, que já é marca da série é a compra e venda de casas.

O modo multiplayer é pouco falado durante o vídeo, mas a Rockstar promete divulgar detalhes em breve. Mesmo sem muita informação, é possível contar 20 jogadores na tela.

Mais de 1000 modificações para veículos 

Imran Sarwar, diretor de design de Grand Theft Auto V, afirmou que o jogo contará com mais de mil modificações para os carros e motocicletas presentes no jogo.
A Rockstar resolveu dar ao jogador uma ferramenta completa para modificação, deixando de ser um item opcional, para ser algo integrado ao jogo e às missões. Para cumprir um determinado objetivo, o jogo forçará o jogador a modificar o carro para que a missão possa ser concluída. Segundo o diretor, será algo mais complexo que o apresentado em San Andreas.

No lugar da velha loja Pay and Spray, onde era só entrar para sair com o carro com outra cor, agora os jogadores utilizarão a franquia LS Customs, onde deverão falar com um mecânico para alterar qualquer coisa e ainda pagar pelo serviço, seja ele qual for.

Como dito acima, as modificações poderão ser mais detalhadas, como alteração nos freios e suspensão, alterando a jogabilidade do carro. Depois de modificado, poderemos tirar uma foto com o celular do jogo e enviar a imagem para o Rockstar Social Club, onde ele será visualizado por outros jogadores da comunidade.

"Rasgando" elogios

Na noite do dia 10 de julho, Hideo Kojima, criador da franquia Metal Gear e atual responsável pelo quinto título da série, disse ter ficado impressionado com o gameplay de GTA V, e um pouco triste também, pois viu que a Rockstar esta em um nível diferente e que seu jogo encontra-se distante de Grand Theft Auto V.

“Eu vi o novo trailer de GTA V! Achei muito bom, realmente sensacional. Esse grau de liberdade é sem dúvida o futuro dos games! Eles estão em um nível diferente dos demais. Para ser sincero, o trailer me deprimiu.”

 Customizando acessórios de animais de estimação

O jogo já é enorme e permite customizar de tudo, mas faltava uma coisa: animais de estimação. Franklin, um dos três personagens do jogo, tem um rottweiler de estimação, que poderá ter a coleira e outros acessórios customizados pelo jogador. Segundo a revista Famitsu, serão 15 animais, incluindo animais selvagens que poderão ser caçados.

Assim como na vida real, o jogador pode perder um animal de estimação, mas se isso acontecer, basta comprar outro em seu lugar. Não ficou claro se animais selvagens serão domesticados e se poderão participar de missões com seu dono, mas tudo indica que sim. 

Vale todo o barulho que está fazendo?

Sim, mas não só pelo vídeo que por si só já torna o jogo magnífico, mas por termos certeza de que a Rockstar trabalhou muito no projeto, e mesmo que ela não se saia bem em algum quesito, ainda sim, será um grande jogo. As possibilidades prometidas são fantásticas, os gráficos estão lindos e bem trabalhados e existem ainda, dentro do jogo, novidades em relação aos jogos anteriores da série. Dificilmente GTA V perde o posto de jogo do ano, e se perder, perde para ele mesmo.

A Rockstar promete lançar o jogo no dia 17 de setembro para os videogames PlayStation 3 e Xbox 360, mas no Brasil chega no dia 19. Versões para computadores PC e consoles da próxima geração ainda não possuem confirmação.

Revisor: Samuel Coelho
Capa: Stefano Genachi

videogames, tecnologia e cultura nerd!
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google