Confira como foi o Yujô Fest IV, em Natal/RN, com show inédito dos cantores oficiais da série Os Cavaleiros do Zodíaco

Se pedirem para citar um anime que possui muitos fãs no Brasil, certamente Os Cavaleiros do Zodíaco estaria no topo ao lado de Dragon Ba... (por Alberto Canen em 20/07/2013, via GameBlast)

Se pedirem para citar um anime que possui muitos fãs no Brasil, certamente Os Cavaleiros do Zodíaco estaria no topo ao lado de Dragon Ball. Como era de se esperar, as músicas, principalmente em sua versão brasileira, estão na ponta da língua de todos esses seguidores, começando lá atrás, na época da extinta TV Manchete. Shows em eventos de cultura pop, com a participação de pelo menos um desses cantores, são quase uma obrigação (ou deveriam ser). Agora, imaginar os quatro cantores oficiais do anime dividindo o mesmo palco, era algo que poucos imaginaram, mas que fazia parte de um sonho de um deles: Rodrigo Rossi. Durante três anos, ele batalhou por esse desejo e finalmente realizou o improvável, com a presença de Larissa Tássi, Ricardo Cruz, Edu falaschi e do próprio Rodrigo no mesmo palco, no dia 30 de junho, no Praiamar Hotel, em Natal/RN.

O show foi um verdadeiro espetáculo, levando os fãs ali presentes ao delírio. A presença de palco de cada um dos cantores era incrível. Músicas como as versões em português de Pegasus Fantasy e Blue Forever, naturalmente, fizeram parte do set list, assim como a inédita segunda abertura do mais recente anime Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega, cantada pelos quatro ao mesmo tempo. Até mesmo Chala Head Chala, de Dragon Ball, foi cantada pelo próprio Rodrigo, interprete oficial da versão brasileira dessa música de abertura.

Não sabemos se outro show como esse voltará a acontecer, mas fica a indicação para os promotores desse tipo de evento, de um show com muita energia, com cantores muito carismáticos, além de super profissionais, como os promotores do Yujô Fest não cansaram de salientar. Pessoalmente, foi o melhor show de cultura pop que eu já tiver a oportunidade de assistir ao vivo.

As muitas atrações do evento

Em se tratando de um evento de cultura pop, claro que tivemos muitas atrações distintas e bem distribuídas por várias alas do hotel, reservadas para eventos. Tais como animekês, dança coreanas — o famoso K-POP (fazendo cada vez mais sucesso) —, estande de arco e flecha, apresentação de artes marciais (kung-fu e pa-kua), exibições de animes e tokusatsus famosos, como Kamen Rider Decade, Saint Seiya: A Lenda dos Defensores de Atena, a inesquecível Sakura Card Captors, o sucesso do momento Shingeki no Kyojin e Hunter x Hunter (um dos meus favoritos). Bandas de música oriental não faltaram: Saigo Ni, Monumental, Nanashi, e Kujihan. Confira o excelente vídeo produzido pelo Yujô TV mostrando o evento, inclusive com entrevistas:



Um grande destaque dessa quarta edição do Yujô Fest ficou por conta das palestras dos dubladores convidados:

Mauro Ramos, que empresta a sua voz para os inesquecíveis Pumba (O Rei Leão) e Shrek (Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre), além de personagens conhecidos do mundo dos games, como Illidan (World of Warcraft) e o Bárbaro de Diablo III.


Luiz Carlos Persy é o dublador do arqui-inimigo de Harry Potter, o próprio Lord Voldemort; além do agora tão relembrado (por conta das manifestações que vêm ocorrendo no país) V, do filme V de Vingança; outro personagem muito famoso dos filmes ao qual ele empresta a sua voz é o Gandalf, do recente filme baseado no clássico de J.R.R. Tolkien, O Hobbit. Ele também dubla Marte (Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega) e Joel do aclamadíssimo The Last of Us (PS3).


Letícia Quinto, por sua vez, tem uma vasta experiência quando o assunto é dublagem de desenhos animados e animes, tendo no seu currículo os personagens Rakesh (Shurato), Nabiki Tendo (Ranma ½), Kikyou e Kagome (InuYasha), Mai (Dragon Ball), Sandy Bochechas (Bob Esponja) e, claro, a famosa Saori Kido (Os Cavaleiros do Zodíaco). Ela também é a dona da voz de Ada Wong, do longa-metragem de animação da Capcom e Sony Pictures Entertainment Japan, Resident Evil: Condenação.


Luciana Barolli, irmã de Letícia Quinto, também é bem conhecida pelos fãs de animes e jogos. Ela empresta sua bela voz, por exemplo, à Sarah Kerrigan / Rainha das Lâminas (Starcraft II - Wings of Liberty e Starcraft II - Heart of the Swarm), Machi (Hunter x Hunter), Bella Swan (Saga Crepúsculo), Jakudoshi (Inuyasha), Kodachi Kuno (Ranma ½), Hyatt (Excel Saga), Sasha/Athena (Lost canvas), Misao (Rurouni Kenshin), Shunrei (Cavaleiros do Zodiaco), Ritsuko (Caçadores de Elfas), Tayuya (Naruto) e muitos outros personagens.


Esbanjando simpatia e paciência, eles responderam às várias perguntas da audiência e, como sempre esperamos, deram várias palhinhas para o pessoal, que sempre pedia por mais. Um bom exemplo foi a conversa improvisada entre Pumba e Voldemort (hilária), e a super alegre canção do filme Rei Leão, Hakuna Matata, que levou todos os presentes a acompanhá-la com palmas. Depois ainda tiveram tempo de distribuir autógrafos para uma fila enorme de fãs.

Sempre muito simpáticos, os dubladores distribuíram autógrafos para os fãs

Torneios de jogos

Como o que mais gostamos por aqui são games, não deixaríamos de comentar sobre os diversos torneios e jogatina livre (free play) que estavam disponíveis no evento. Como é costume, os jogos de luta são maioria, até porque nenhum jogo tem mais cara de torneio do que uma boa pancadaria (pense no Evolution Championship Series). As franquias clássicas estavam lá: Super Street Figther IV — Arcade Edition (PS3), Super Smash Bros. Brawl (Wii) e Ultimate Marvel VS. Capcom 3 (PS3), mas também Naruto Ultimate Ninja Storm 3 (PS3) e o novíssimo Injustice: Gods Among Us (PS3). Representando os jogos clássicos, tivemos Bomberman 5 (Virtual Console/Wii). No nosso país, não poderia faltar um campeonato de futebol, e PES 2013 (PS3) rendeu boas partidas entre os jogadores (apesar de eu gostar mais de Fifa).

Entre torneios e free play, ninguém ficou sem jogar
Para o pessoal que prefere uma boa dança ao invés de uma jogatina mais tradicional, o evento contou com Just Dance 4, excelente jogo de dança que se utiliza do Kinect do Xbox 360 para conferir todos os movimentos do jogador-dançarino. Muita gente provou que manda muito bem e outros preferiram ficar só olhando — talvez por terem "dois pés esquerdos" como eu (!).

Os maiores sucessos na área de videogame do evento, como já virou costume, foram os jogos de PC League of Legends e DoTA 2, que contaram, inclusive, com uma área exclusiva para assistir à jogatina, com direito a telão e narração das partidas.

DoTA e LoL merecem um telão para os fãs acompanharem as partidas
Além dos jogos eletrônicos, o Yujô Fest ainda trouxe board games, como D&D4, Terra Devastada  e Rastro de Cthulu; e card games: Marvel Battle Scenes, Yu-Gi-Oh!, Pokémon e outros.

Sempre que não estava em horário de torneio, a jogatina era livre para o público, que não se furtou em curtir todos os jogos que estavam lá, inclusive com a presença ilustre dos clássicos videogames Master System, Phantom System (clone brasileiro do Nintendinho, lançado pela Gradiente), Super Nintendo e até um Dreamcast.

Concurso Cosplay

Não seria um evento de cultura pop oriental sem os famosos cosplays ("representação de personagens a caráter"). Ao contrário do que muitos desavisados pensam, esses eventos não são "festas à fantasia" e não é obrigatório ir caracterizado em um personagem de mangá. Muito pelo contrário, o público em geral vai com roupas normais e às vezes usam um acessório para entrar no clima da brincadeira, como um chapéu do Mario ou Luigi. Quem realmente vai devidamente "fantasiado" são os cosplayers, que podiam ser vistos em toda as alas do hotel (sempre solícitos em tirar fotos com o público) e foram para participar do concurso nas três categorias disponíveis: desfile, livre e tradicional. O vencedor das últimas duas categorias receberam um Nintendo 3DS e um Nintendo Wii U, respectivamente — todo mundo vai querer fazer cosplay agora (!).

Os cosplayers, como sempre, fizeram um ótimo trabalho
Natal, como sempre, mostrou que os eventos de cultura pop não se restringem apenas ao eixo Rio-São Paulo. Pelo contrário, existem muitos fãs de videogame e mangás no Nordeste do nosso país. O pessoal do Yujô Fest está de parabéns mais uma vez e nós já estamos ansiosos esperando pelo próximo. E você, caro leitor, costuma ir nesse tipo de evento? Participa em torneios? Deixe o seu comentário.

Revisão: Marcos Vargas Silveira
Capa: Daniel Silva
Fotos: Giancarlo Silva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google