Chronicle

De Pokémon a guerreiros em mundos mágicos, Game Freak faz 24 anos de muito sucesso

Game Freak , conhecida principalmente pela série Pokémon , no último dia 26 de abril, completou 24 anos de existência como uma criadora... (por Unknown em 04/05/2013, via GameBlast)


Game Freak, conhecida principalmente pela série Pokémon, no último dia 26 de abril, completou 24 anos de existência como uma criadora de games. Inicialmente, nos anos 80, era uma empresa independente de revistas de games criada por Satoshi Tajiri (escritor e editor) e Ken Sugimori (ilustrador). Mudando um pouco do ramo de revistas para produção de games, no dia 26 de abril de 1989, Tajiri e Sugiromi fundaram a Game Freak, como é conhecida hoje, a mãe dos jogos Pokémon, um fenômeno mundial da Nintendo. Porém não é só isso, a empresa já se aventurou em outros títulos e plataformas, como será apresentado a seguir nesta pequena homenagem.

Capas de alguns volumes das revistas
lançadas pela Game Freak

A evolução do sucesso

Como uma grande lista de jogos lançados, a Game Freak vem fazendo sucesso e ganhando espaço no mundo dos games. Seu primeiro título foi Mendel Palace (Quinty) para o NES (Famicom), em 1989, seguido por Yoshi (Yoshi & Mario) para NES (Famicom) e GB, em 1991. Jogos não muito conhecidos por aqui, mas de grande sucesso no Japão, foi o início da parceria entre a Game Freak e a Nintendo. Passando por Mario & Wario (SNES) e Smart Ball (Jerry Ball) para SNES (Super Famicom) no início da década de 90, quando a empresa começou a se aventurar na era 16-bit, momento em que também criou alguns jogos para o Mega Drive da rival Sega, como Magical Tarurūto-kun em 1992 e o fabuloso Pulseman em 1994.

A saga Pokémon

Alguns anos mais tarde, o mundo estaria para conhecer uma das maiores febres dos games: Pokémon. Quem não se lembra dos primeiros segundos de Pokémon Red/Blue/Green (GB) quando aparecia o logo da Game Freak e logo após a cena de batalha entre Nidorino e Gengar?

Primeiros momentos de Pokémon Red (GB)

Em 1996, era lançado no Japão Pokémon Red (GB), que rapidamente se tornou o fenômeno mundial daquela década. O jogo conseguiu elevar satisfatoriamente as vendas do Game Boy que não iam muito bem. A simples criação de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, inspirada em suas brincadeiras na infância, mostrou-se bem sucedida logo nos primeiros dias de vendas do jogo no Japão. Um mundo sem igual que nos encanta até os dias de hoje com seus muitos jogos lançados para cada um dos portáteis da Big-N:

Game Boy:
Pokémon Red/Blue/Green (1996)
Pokémon Yellow (1998)

Game Boy Color:
Pokémon Gold/Silver (1999)
Pokémon Crystal (2000)

Game Boy Advance:
Pokémon Ruby/Sapphire (2002)
Pokémon FireRed/LeafGreen (2004)
Pokémon Emerald (2004)

Nintendo DS:
Pokémon Diamond/Pearl (2006)
Pokémon Platinum (2008)
Pokémon HeartGold/SoulSilver (2009)
Pokémon Black/White (2010)
Pokémon Black 2/White 2 (2012)

Nintendo 3DS:
Pokémon X/Y (2013)

Fora do mundo Pokémon

Mas não é por causa da grande criação de Pokémon que a empresa ficou congelada para novas aventuras. Em 1998, a Game Freak lançou no mercado a Game Boy Camera, uma câmera digital para Game Boy e Game Boy Pocket. Uma novidade alucinante para a época, colocando um fim de uma vez por todas à crise do Game Boy. A empresa também foi responsável pela criação do jogo de simulação Click + Medic para o PlayStation em 1999. Um jogo muito curioso no qual você deveria capturar micro-organismos e bactérias no corpo de seus pacientes em uma clínica futurista e muito maluca. Diminuído a um tamanho microscópico, a bordo de uma nave, o personagem saía à caça dos causadores de doenças. Só a Game Freak mesmo para apostar em uma ideia tão bizarra. O jogo não fez muito sucesso e não foi lançado fora do Japão. Posteriormente, em 2005, lançou Drill Dozer, um jogo de plataforma muito interessante para Game Boy Advance.

Introdução de Click + Medic (PS)
Uma empresa tão peculiar quanto a Game Freak merece ser lembrada em seu aniversário. Recentemente com o lançamento de HarmoKnight, jogo exclusivo para o eShop do 3DS, a empresa continua mostrando que é muito mais que Pokémon e que veio ao mundo para expor suas ideias e seus maravilhosos universos para todos nós, gamers de paixão. Uma jovem empresa de ideias novas e fortes que mostra a cada lançamento que tem fôlego para nos mostrar muito mais, levando a fantásticos universos alternativos que só as mentes de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori poderiam criar. Parabéns, Game Freak. Que venham mais 649 Pokémon, digo, anos de vida!

Revisão: Mateus Pampolha
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google