Vem aí

Prévia: Uma boa adaptação ou mais uma piada do mercenário tagarela? Vem aí Deadpool

Ultimamente estamos nos acostumando com uma verdadeira inundação de filmes dos heróis da Marvel. E a empresa não para de investir nesse ni... (por Pedro Vicente em 24/04/2013, via GameBlast)

Ultimamente estamos nos acostumando com uma verdadeira inundação de filmes dos heróis da Marvel. E a empresa não para de investir nesse nicho, basta ver as várias estreias que se aproximam. Deadpool, por sua vez, não está fora dessa e já tem filme anunciado para o ano que vem (com Ryan Reynolds, o mesmo ator que o interpretou na sua estranha participação em X-Men Origens: Wolverine). No que diz respeito ao mundo dos games coube à High Moon Studios e à Activision desenvolver e distribuir, respectivamente, um jogo do mercenário. As características do anti-herói casam muito bem com uma adaptação aos games, mas isso não garante que o título terá qualidade.

O destruidor da quarta parede


Deadpool, ou Wade Wilson, estreou nos quadrinhos em 1991, como um vilão do universo dos X-Men. Depois de aparições em algumas séries da Marvel, em 1997 ganhou um quadrinho só seu. Resultado do projeto Arma X (assim como Wolverine e X-23), o mercenário tem um fator de cura aceleradíssimo. Mas, para além de sua capacidade bélica e extrema violência, o que chama atenção é seu caráter psicótico e multipolar. Com um forte enfoque no humor, Deadpool se tornou rapidamente um herói muito querido, chegando até a ter quatro quadrinhos diferentes sendo publicados simultaneamente nos Estados Unidos.

O grande trunfo do anti-herói é sua capacidade de quebrar a quarta parede, ou melhor, de destruí-la, pisar em cima e ainda dar risada. Deadpool sabe que está numa história em quadrinhos, e sabe que existem leitores. Desta forma, a todo momento ele conversa com o leitor e faz piadas e referências ao mundo que está para além de suas páginas enquadradas. Nos jogos não é diferente. Em Marvel VS Capcom 3 os jogadores já puderam ter uma noção: o mercenário tagarela não para de falar com o jogador, realiza o moonwalk e até usa a própria barra de vida para agredir o adversário.


No jogo exclusivamente dedicado ao personagem essa característica não ficará de fora. No primeiro trailer divulgado já podemos ver Wade conversando com o espectador, assim como fazendo piadas sobre o viral da internet "2 girls 1 cup" e, claro, zoando o Wolverine. A boa utilização dessa natureza específica do Deadpool, de sua capacidade de ultrapassar a quarta parede com muito humor, já será um bom chamativo e um ponto positivo para o game.

"O melhor jogo de todos os tempos" (Mãe do Deadpool)

Terry Spier, diretor de design de níveis do jogo, disse em entrevista para o IGN que o jogo não acompanhará nenhuma das histórias do mercenário tagarela publicadas nos quadrinhos, mas que será uma aventura fantástica e uma história maravilhosa diferente de tudo que já foi visto nos jogos, dada a natureza específica do anti-herói. Sabemos, também, que o grande parceiro Cable estará nos jogos (por parceiro, leia-se: pessoa que o Deadpool vive atazanando, zoando e enchendo o saco).

Outra informação dada por Terry é que o game não será de mundo aberto, mas baseado em estágios e missões. Além disso, o game será, nas palavras do desenvolvedor, um "jogo de ação e espancamento em terceira pessoa" e promete que haverá inúmeras maneiras de matar no jogo (talvez até de suicídio, visto que o Deadpool não morre com coisas banais como explosões de granada e tiros na cabeça).

"Hi, my name is Deadpool and this is Jackass"
Nolan North, dublador de Nathan Drake da série Uncharted, foi o escolhido para viver Deadpool. É uma boa notícia, dada a vasta experiência de Nolan em dublagem de jogos. Spec Ops: The Line (Cap. Martin Walker), Batman: Arkham City (Pinguim), Final Fantasy XII (Vossler), Call of Duty: Black Ops (Dr. Edward Richtofen), etc. Ele é, inclusive, o dublador do Deadpool no jogo Marvel VS Capcom 3.

As informações ainda são escassas quanto aos estágios e a própria forma que se dará a jogabilidade do título. O que se espera é que o jogo consiga trazer uma experiência sólida de hack´n´slash aliada às possibilidades narrativa e jogável que se abrem com a utilização do próprio personagem.

"Deadpool invadiu os estúdios e ele mesmo está desenvolvendo o jogo"

Essa foi mais uma das declarações de Terry Spier. Ainda que saibamos que isso é uma brincadeira (não contem ao Deadpool que falei isso), esse tipo de afirmação indica que os desenvolvedores do jogo embarcaram de cabeça no mundo do anti-herói da Marvel.

"O pensamento é rápido e não embola, três pra frente X diagonal pra cima e bola."
A High Moon Studios (Darkwatch, The Bourne Conspiracy), desenvolvedora do game, lançou recentemente uma outra adaptação, o jogo Transformers: Fall of Cybertron. O game que foi bem recebido pela crítica, mas não aclamado. Quem irá distribuir o jogo é a Activision, que apesar de ser detentora de séries de enorme sucesso nos brindou, ainda este ano, com uma das piores adaptações dos últimos tempos: The Walking Dead: Survival Instinct.

Ao que tudo indica, a High Moon está muito entusiasmada com o jogo Deadpool, e está tentando transportar o personagem para os games da maneira mais bem humorada possível, marca do herói. Seria muito triste ver todo esse empenho ser ofuscado por uma jogabilidade ruim, por estágios e gráficos mal trabalhados.

"No jogo dos tronos, eu ganho e você morre"
O jogo já tem data de lançamento para PS3 e X360: 25 de junho. Muitos jogadores-leitores que, assim como eu, gostam das maluquices de Deadpool nos quadrinhos, assim como da sua linda história de Origem e sua participação nos grandes arcos da Marvel (Guerra Civil, etc.), esperam ansiosamente esta data para saber se o jogo conseguirá realizar todo o potencial do anti-herói e do próprio game, ou se seremos brindados com mais uma adaptação porca em forma de fiasco digna das piores piadas do mercenário tagarela.

Revisão: Rafael Becker
Capa: Daniel Silva

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google