Museu de Arte Moderna de NY abre exposição com games

O renomado MoMA, em Nova Yorque, adquiriu recentemente 14 games e já iniciou uma exposição com os mesmos. Além do museu considerar videoga... (por Amèlie Poulain em 15/03/2013, via GameBlast)

O renomado MoMA, em Nova Yorque, adquiriu recentemente 14 games e já iniciou uma exposição com os mesmos. Além do museu considerar videogames definitivamente como arte, também ressaltam seu valor enquanto design. Na nova abordagem do museu, o campo do "design interativo" vem ganhando espaço de coleta e exploração e pretende-se ampliar a quantidade de títulos adquiridos para mais do que o dobro do acervo atual.

Os jogos já em exposição são: Pac-Man, , Tetris, Another World, Myst, SimCity 2000, vib-ribbon, The Sims, Katamari Damacy, EVE Online, Dwarf Fortress, Portal, flOw, Passage e Canabalt. E o museu já tem uma listinha de compras que inclui Spacewar!, uma seleção de jogos do Magnavox, Pong, Snake, Asteroids, Zork, Tempest, Donkey Kong, Yars’ Revenge, M.U.L.E., Core War, Marble Madness, Super Mario Bros., The Legend of Zelda, NetHack, Street Fighter II, Chrono Trigger, Super Mario 64, Grim Fandango, Animal Crossing, e Minecraft.

De acordo com a curadoria a seleção não se baseou apenas no design, nem apenas na qualidade visual ou experiência estética, mas em muito mais critérios, desde a "elegância do código" até o "design do comportamento do jogador". Para o refinamento da lista de aquisições o museu contou com a ajuda de acadêmicos, historiadores, críticos e especialistas em direito e conservação.

Fonte: MoMA

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google