Item Box

Item Box: Pain Pills (Left 4 Dead)

Em um mundo tomado pelo caos pós-apocalíptico, a luta pela sobrevivência é a sua única saída. É muito importante cuidar de todos os ferime... (por Ok em 22/03/2013, via GameBlast)

Em um mundo tomado pelo caos pós-apocalíptico, a luta pela sobrevivência é a sua única saída. É muito importante cuidar de todos os ferimentos que você por acaso adquirir ao longo do caminho, mas e se o equipamento médico disponível não for nem de longe o necessário para cuidar de si e de seus companheiros? E se você tiver de depositar toda a sua esperança em um único frasco de... pílulas?

Pills here!

No mundo pós-apocalíptico de Left 4 Dead é exatamente assim. Algumas vezes você terá à sua disposição um kit completo de primeiros socorros, incluindo equipamento de ponta que permite que você volte à batalha pela vida como se nunca tivesse conhecido a dor. Muitas vezes, no entanto, tudo o que você terá à disposição será um pequeno frasquinho rotulado como "Pain Reliever" (literalmente algo como "alívio para a dor", traduzido como "analgésico").

O frasquinho responsável pelas maiores citações a respeito do jogo, como "pills here", "grabbing pills" e "a little pick me up".

As pílulas analgésicas, chamadas no game simplesmente de "pills", cujo nome oficial é "pain pills", fornecem um aumento instantâneo na saúde do personagem que utilizá-las. Basta dar uma sacudida no frasco em direção à boca e todo aquele dano que você sofreu, e que estava te fazendo andar arrastado, é recuperado em 50% do total. Está aí uma bela dor de cabeça para os infectados, com o perdão do trocadilho.

Entretanto, esta recuperação é apenas temporária, e a saúde readquirida vai se esvaindo com o tempo. Além disso, se o personagem sofrer algum dano enquanto estiver sob o efeito da medicação, sua saúde permanente vai se dissipar antes da temporária.

Pílulas mágicas?

Obviamente, na vida real, não existe qualquer tipo de medicação que cure instantaneamente qualquer tipo de dor, mas uma série de teorias já foram levantadas pelos fãs, gerando largas discussões, seja em fóruns, seja durante a própria jogatina.

As teorias apontam que as pílulas podem ser compostas de qualquer tipo de analgésico, como o Ácido Acetilsalicílico, ou mesmo o Paracetamol, por conta da alta dose ministrada de uma só vez. Por mais que não se saiba qual é o tipo de substância empregada, tantas pílulas analgésicas deveriam ser capazes de aliviar as dores mesmo de quem já foi arranhado, esmurrado, chutado, tenha entrado em contato com ácido e com fluidos intestinais, entre outros perigos aos quais os sobreviventes estão sujeitos durante o jogo. Mas e quanto à ação imediata?

Uma verdadeira overdose de pílulas.

É aí que entra o Propofol, analgésico de ação obviamente não tão rápida quanto o visto no game, mas ainda assim rápida. Seria possível que as pílulas contivessem uma fórmula com Propofol? Nesse caso, o que descarta a possibilidade é justamente a alta dosagem, já que a substância tem uma série de efeitos colaterais quando aplicada em demasia. Outra teoria levantada é de que as pílulas seriam de Ibuprofeno, que também possui ação rápida.

É claro que ninguém poderia chegar a uma conclusão, mesmo porque as pain pills são apenas mais um dos diversos itens incluídos em games para dar mais uma chance ao jogador. Afinal, ninguém ganha uma vida extra por comer cogumelos verdes, certo? Mas, e se as pílulas de Left 4 Dead estivessem sendo produzidas na vida real? E se, de fato, já existir uma substância analgésica que, administrada em via oral, proporcionasse alívio quase imediato às dores, e não deixasse qualquer tipo de efeito colateral, mesmo em altas doses? Este é um assunto para os conspiracionistas.

Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google