ACIGAMES publica carta aberta em repúdio à declaração da ministra de que "games não são cultura"

Após a declaração infeliz da ministra da cultura, Marta Suplicy, de que games não são cultura, e que, portanto, não poderiam ser utilizad... (por Amèlie Poulain em 14/03/2013, via GameBlast)

Após a declaração infeliz da ministra da cultura, Marta Suplicy, de que games não são cultura, e que, portanto, não poderiam ser utilizados com o vale-cultura, a ACIGAMES, Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games publicou uma carta aberta em repúdio a tal afirmação. A carta cita o jogo Toren, recentemente aprovado pela Lei Rouanet, do mesmo ministério, e também jogos que estimulam o aprendizado.

Para a associação, a declaração deixa claro que a ministra não considera games como uma forma de cultura, e o presidente, Moacyr Alves Jr afirma: “Infelizmente essa notícia pode se espalhar no mundo inteiro que hoje enxerga games como uma das mais fortes fontes de renda na economia criativa e de cultura, ultrapassando a indústria do cinema já a dois anos. Se games não são considerados cultura por nossa própria ministra é uma afirmação de grave preconceito e um desrespeito a todos os trabalhos acadêmicos e ciêntificos na área. Games são a nova expressão digital do mundo e nos países desenvolvidos isso é deixado bem claro”

A carta inclui uma declaração parecida da FATEC, Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, também em carta aberta.

Fonte: ACIGAMES

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tá, e que tal notícias a respeito do corte nos impostos que foi prometido até fevereiro?

    ResponderExcluir
  2. Só acho que a Ministra da Cultura deveria pesquisar antes de fazer quaisquer declarações, vide o caso de várias emissoras.políticos e etc que ofenderam os gamers,otakus e afins e depois tiveram que se retratar...o que pode acontecer é que se a situação não mudar tanto ela, quanto seu respectivo partido podem acabar perdendo eleitores a curto e longo prazo...

    ResponderExcluir
  3. Eu duvido que a ministra tenha no minimo si dado ao trabalho de ler essas declaracoes da acigames e da fatec que com certeza foram encaminhadas a ela e devem estar acumulando poeira em alguma gaveta ou lixeira na sala dela

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google