Stage Select

Stage Select: Dark Carnival (Left 4 Dead 2)

Vai-se o carnaval, sobram as cinzas. E esta quarta-feira de cinzas não poderia ter começado melhor (ou pior), já que hoje é dia 13, conhec... (por Ok em 13/02/2013, via GameBlast)

Vai-se o carnaval, sobram as cinzas. E esta quarta-feira de cinzas não poderia ter começado melhor (ou pior), já que hoje é dia 13, conhecido como o número da superstição, sorte para alguns, azar para outros. E é nesse clima que, hoje, nós nos embrenharemos e tentaremos desvendar os mistérios deste lugar sombrio e cheio de zumbis: a campanha Dark Carnival, do game Left 4 Dead 2.

Carnaval ou parque?

Antes de começar, é importante ressaltar algumas diferenças linguísticas. Apesar de a palavra "carnival" literalmente significar "carnaval", ela também pode ser utilizada para designar um parque de atrações, um espetáculo circense, ou mesmo eventos móveis - sabe aquele parque de diversões que chegou do nada na sua cidade, se instalou em algum terreno grande o bastante e, depois de um tempo, foi embora como se nada tivesse acontecido? Ele é um "carnival".

"Eu costumava vir aqui como criança!"
"Agora podemos morrer aqui como adultos!"

E, no game, o "carnival" que dá nome à campanha é exatamente um parque de diversões, chamado de "Carvalhos Sussurrantes" ("Whispering Oaks", em inglês, no original), localizado em Griffin County, no estado da Geórgia. O parque é dotado de várias atrações, algumas mais empolgantes, como a montanha-russa Carvalho Gritante ("Screaming Oak", em inglês), algumas mais tranquilas, como a Terra das Crianças  ("Kiddie Land", em inglês) e o Túnel do Amor.

Um parque imenso

Você precisa ter esta altura... para morrer!
A campanha começa em meio à rodovia, onde os sobreviventes chegaram depois de pegar um carro em um shopping, passando inclusive por uma ponte que estava fechada - nesta, encontraram os sobreviventes do primeiro jogo - antes de se depararem com uma via lotada de carros, pela qual seria impossível passar. Mas, eles não tardam a descobrir que o parque estava sendo usado como uma central de resgate, onde um helicóptero estaria vindo buscar os sobreviventes que ali conseguissem chegar. Como esperança é a última que morre, lá foram eles se aventurar pelo parque.

Passando pelo complexo de hotelaria próximo, eles chegam ao parque, que ainda conta com todas as atrações de antigamente, exceto, é claro, pelos humanos, que agora estão infectados. Entre visitantes e funcionários, é possível encontrar o palhaço zumbi, capaz de atrair qualquer infectado que estiver por perto com seus sapatos barulhentos.

"Eu nunca tive tanto medo de palhaços".

Os sobreviventes passam, então, por diversos brinquedos desativados, como os já citados Túnel do Amor, Carvalho Gritante e Terra das Crianças, e têm, ainda, a chance de jogar os jogos de tiro ao alvo e de martelo, onde também é possível conseguir o ilustre Gnomo Chompski.

E um show de arrasar

Uma banda 'barba' pesada.
Finalmente, no último capítulo da campanha, os sobreviventes chegam ao estágio Caroço de Pêssego ("Peach Pit", no original), uma imensa arena de espetáculos com arquibancadas imensas à sua volta. Ali, eles devem iniciar um show de rock para alertar o resgate, contando com a apresentação da banda Midnight Riders e de diversos efeitos pirotécnicos e de luz.

Bom, seria assim se os cavaleiros da meia-noite não tivessem sido uns dos primeiros a evacuar o local. Mas ainda há gravações da banda para permitir que o show aconteça sem eles, além dos supracitados efeitos. Musicalmente falando, este é o finale mais interessante de toda a história da franquia, pois os dois Tanks que comumente aparecem têm seus temas modificados para ficar ao estilo da banda. Abaixo você confere o tema original do monstruoso zumbi e os dois temas modificados.

Provavelmente seu carnaval não foi tão assustador quanto o "carnaval sombrio" que os sobreviventes e protagonistas de Left 4 Dead 2 tiveram de enfrentar, a não ser que sua cidade tenha tido algo como o "bloco dos zumbis" ou algo parecido. Mas, uma ótima forma de se divertir em qualquer ocasião é com este excelente e atemporal jogo produzido pela Valve. Conte suas experiências no game para nós ou, até mesmo, como foi seu carnaval. Participe e ajude a complementar este artigo com seus comentários!

Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google