Item Box

Item Box: Peashooter (Plants Vs. Zombies)

"O apocalipse zumbi já começou. Olhe para seu lado direito e diga que objeto você vê. Ele será sua única arma de sobrevivência".... (por Ok em 01/02/2013, via GameBlast)

"O apocalipse zumbi já começou. Olhe para seu lado direito e diga que objeto você vê. Ele será sua única arma de sobrevivência". Você provavelmente já viu alguma brincadeira como essa em alguma rede social, certo? Se o que você vê é um taco de beisebol, uma espingarda, ou mesmo uma chave de fenda, talvez você tenha chances de sobreviver. Mas e se o que você vir for uma ervilha? Não tema, pois hoje você descobrirá que esta pode ser uma arma fatal e essencial contra a legião de mortos-vivos com fome de cérebros.

Atirando ervilhas

Plants Vs. Zombies, título da Pop Cap no gênero tower defense, mistura um pouco de ação contra zumbis com um pouco de Colheita Feliz. Se você nunca jogou algo parecido, não tem problema, pois o game é fácil e intuitivo, e te bota para plantar sementes destrutivas no jardim de casa, a fim de se proteger contra ondas e mais ondas de zumbis famintos pelo seu cérebro.

E uma das primeiras sementes que você recebe, junto com os girassóis, são os atiradores de ervilhas, chamados no game de Peashooter. Cada atirador de ervilha que você planta é capaz de, bem, atirar ervilhas contra os zumbis, em um ritmo não muito rápido, mas o suficiente para derrotar um ou dois zumbis que venham desprotegidos contra sua casa.

"A ferramenta definitiva para matar zumbis" - Leon S. Kennedy

É só isso mesmo: você planta o atirador de ervilhas e ele se encarrega de ficar lá, atirando no que quer que se mexa, tentando proteger o querido mestre que se encontra sossegado dentro de casa. Obviamente, quanto mais atiradores de ervilha você plantar, mais poder de fogo - ou de ervilhas - você terá contra os zumbis.

E outras ervilhas

Mas não pense que para por aí. Os Peashooters são apenas a forma mais convencional, básica e barata da planta, pois ela ainda possui diversas outras versões, uma para cada tipo de situação, como você pode ver abaixo.

Para congelar e retardar os zumbis, temos as ervilhas de neve, chamadas no game de Snow Pea. Ela é basicamente a mesma planta que o atirador de ervilhas, mas atira ervilhas congeladas capazes de deixar os zumbis mais lentos, além de causar o mesmo dano que as ervilhas comuns.

Os repetidores, chamados no game de Repeater, atiram duas ervilhas de cada vez, basicamente no mesmo ritmo que um atirador de ervilhas comum. Obviamente, isto significa o dobro do dano de uma vez só.

Já os "tripetidores" (tradução livre para Threepeater, o nome que a planta recebe no game) são capazes de atirar três ervilhas de cada vez. Ao invés de atirar as três no mesmo zumbi, no entanto, eles dividem as ervilhas em três fileiras, tornando-os muito úteis para as fases onde aparecem muitos zumbis em fileiras diferentes.

As plantas chamadas de Split Pea no game ("ervilha dividida", em tradução literal) têm basicamente a mesma função que um atirador de ervilhas comum, com o adendo de atirar ervilhas para a frente e para trás, podendo causar dano em zumbis que se aproximem por trás, como o zumbi mineiro (Digger Zombie, no game, em tradução livre).

Finalmente, as plantas chamadas de Gatling Pea ("gatling" é um tipo de metralhadora capaz de realizar muitos disparos em uma frequência acelerada), um tipo de evolução ou upgrade para os repetidores, são capazes de atirar quatro ervilhas de uma só vez, mais ou menos no mesmo ritmo de sempre. Obviamente, elas são capazes de causar o dobro de dano que um repetidor é capaz, e o quádruplo de dano de um atirador de ervilha convencional.

Uma colheita macabra

Se você estiver planejando montar um jardim para se defender dos ataques de zumbis aos quais o mundo pode estar sujeito em um futuro apocalíptico, é bom começar a fazer testes com plantas a fim de criar os atiradores de ervilhas no mundo real. Lembre-se dos detalhes, no entanto: estas ervilhas são realmente grandes (maiores que uma mão humana ou, pelo menos, que uma mão zumbi), podem ser incendiadas sem se perderem (a fim de causar maiores estragos) e, ainda, devem ter uma variante capaz de congelar o que quer que encostem. Ah, já ia me esquecendo: um zumbi deve ser capaz de utilizá-los como capacete, para eles mesmos atacarem a sua plantação.

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google